Pular para o conteúdo

Quadro Comum Europeu: descubra o que é e para que serve

Saiba o que significa a sigla QECR ou CEFR e qual a sua importância.

Inglês · Por Raquel Hespanhol

26 de julho de 2021, às 12:00

Se você já fala ou está aprendendo um novo idioma, provavelmente já deve ter se perguntado em qual nível você se encontra. Essa curiosidade é super comum, principalmente porque não é algo que conseguimos descobrir sozinhos.

Aqui no Letras Academy, temos a missão de te ajudar a aprender inglês com música. Por isso, preparamos esse artigo para te contar sobre um termo bem popular entre os falantes e profissionais da língua inglesa: o Quadro Comum Europeu.

E você vai descobrir o que é o Quadro Comum Europeu, pra quê ele serve e qual é a sua importância para quem fala inglês e outros idiomas europeus também. Tudo pronto? Então vamos lá!

O que é o Quadro Comum Europeu

O Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas – QECR (em inglês: Common European Framework of Reference for Languages – CEFR) é um padrão internacionalmente reconhecido para descrever a proficiência em um idioma.

Esse padrão consiste em listas de funções e capacidades que espera-se de um falante em cada um dos seis níveis de proficiência pré-determinados pelo quadro.

Em outras palavras, o QECR determina parâmetros de referência que permitem classificar um falante da língua em um nível baseado em suas competências.

Embora tenha sido desenvolvido na Europa, esse sistema é utilizado ao redor do mundo e serve como referência para determinar o nível de proficiência em idiomas europeus – inclusive o inglês e o espanhol.

Já no caso de idiomas que não são falados na Europa, como o coreano e o japonês, por exemplo, existem outras escalas e parâmetros que são utilizados para avaliar a proficiência de um falante da língua. 

De onde veio o QECR?

O QECR surgiu em 1990 e foi organizado pelo Conselho Europeu com o objetivo de definir os níveis de proficiência em línguas europeias de uma maneira padronizada.

Essa padronização permitiu que instituições, profissionais e alunos de línguas tivessem uma visão mais clara na hora de avaliar a proficiência em um determinado idioma, o que contribui para resultados mais precisos. 

Uma das grandes vantagens do QECR é que ele serve de parâmetro para diversas línguas e certificados de proficiência, assim como para professores e alunos.

Com isso, fica muito mais fácil se localizar no espectro entre o início da jornada de aprendizado e a fluência, antes mesmo de obter algum certificado oficial. É possível também saber quais são os próximos passos na sua jornada e otimizar seu processo de aprendizado. 

Quais são os níveis

O QECR é composto por seis níveis de proficiência: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Os níveis A1 e A2 correspondem ao nível básico, os níveis B1 e B2 correspondem ao intermediário e, por fim, temos C1 e C2 para os níveis avançados.

quadro comum europeu

Falando sobre os extremos dessa escala, temos A1 representando o nível iniciante, ou seja, alguém que está começando a aprender um idioma novo. Já o C2 representa a fluência: é o nível no qual falantes nativos do idioma se encontram.

Por que é importante saber seu nível?

Falar um segundo idioma é essencial para algumas oportunidades acadêmicas e profissionais. Entretanto, a grande maioria delas exige um nível mínimo de domínio daquele idioma, então é sempre bom estar ciente de onde você está nessa escala.

Saber seu nível de proficiência segundo o QECR será bem útil na hora de escrever seu currículo ou ao se candidatar para uma vaga de emprego ou para uma oportunidade de estudo no exterior.

Como esses parâmetros são reconhecidos internacionalmente, eles conseguem ser mais precisos do que termos como “básico” e “intermediário”. 

Além disso, saber seu nível te permite identificar possíveis temas e habilidades que podem ser mais exploradas e melhor desenvolvidas, o que vai te ajudar e muito a progredir. 

Como saber seu nível?

A forma mais segura de identificar seu nível de inglês é por meio de testes de proficiência. Existem diversas opções de testes disponíveis no mercado, cada um com suas particularidades e com objetivos e níveis distintos.

De modo geral, testes que englobam as quatro habilidades (ouvir, falar, escrever e ler) costumam ser os que dão um resultado mais preciso, justamente por serem testes mais longos e completos.

Porém, há testes mais simples que muitas vezes são suficientes, especialmente para níveis mais básicos. Por aqui, temos o teste de nivelamento do Letras Academy, muito musical e gratuito, onde você pode descobrir qual o nível do seu conhecimento no idioma.

É importante reforçar que, especialmente se você planeja estudar ou trabalhar no exterior, é comum que algumas instituições exijam certificados específicos, então vale prestar atenção nisso antes de escolher um certificado.

Continue aprendendo com o Letras Academy

Você conheceu o Quadro Comum Europeu e descobriu muitas vantagens quando se decide aprender um idioma. E se você quer avançar nos estudos, conheça o Letras Academy, uma plataforma 100% online que vai te ajudar a aprender inglês com muita música! Vem com a gente 🚀

Aprender idiomas

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts