O que é o caso genitivo do inglês? Aprenda com exemplos
Inglês · Por Felipe Oliveira
5 de setembro de 2022, às 18:00
Saber indicar posse é muito importante em qualquer idioma, e quando estamos aprendendo inglês não poderia ser diferente. Além dos pronomes e adjetivos possessivos em inglês, existem outras formas, como o caso genitivo em inglês.
E como amamos ajudar nos seus estudos, explicando de maneira simples e com muitos exemplos com música, vamos te mostrar essa outra maneira de indicação de posse. Vamos?
Uso do caso genitivo em inglês
O caso genitivo em inglês, também chamado de genitive case, consiste na forma que um substantivo ou pronome toma dentro de uma frase para indicar a relação de posse entre coisas e pessoas.
Continue lendo, pois vamos te explicar direitinho como identificar o genitive case!
Apóstrofo s
O apóstrofo s é a principal forma utilizada para indicar o caso genitivo em inglês. Assim, quando se adiciona o apóstrofo s entre substantivos ou expressões com função de substantivo nas frases, estabelecemos uma relação de posse.
O apóstrofo s é usado geralmente para indicar posses de pessoas, grupos de pessoas, animais ou países. Veja:
- Mary’s book. → O livro de Mary.
- Brazil’s people. → O povo do Brasil.
A dupla First Aid Kit usa o genitive case no título e no refrão da canção The Lion’s Roar:
And the lion’s roar, the lion’s roar
E o rugido do leão, o rugido do leão
Has me seeking out and searching for you
Me fez buscar e procurar por você
Quando a palavra singular já terminar em s, há duas formas de se escrever o caso genitivo em inglês: adicionando o apóstrofo + s normalmente, ou só adicionando o apóstrofo.
- Lucas’s toys. → Os brinquedos de Lucas.
- Lucas’ toys. → Os brinquedos de Lucas.
Já os substantivos plurais terminados em s apenas recebem o apóstrofo:
- The kids’ toys → Os brinquedos das crianças.
- The girls’ friends → Os amigos das meninas.
Se estivermos falando de mais de uma pessoa, devemos prestar atenção no que é possuído por elas. Se duas pessoas forem donas da mesma coisa, por exemplo, o apóstrofo s acompanha somente o último nome:
- Peter and Jerry’s house is very big. → A casa do Peter e do Jerry é bem grande.
Mas se cada pessoa possui separadamente a coisa citada, o apóstrofo precisa acompanhar cada um dos nomes:
- Peter’s and Jerry’s houses are very big. → As casas do Peter e do Jerry são bem grandes.
O apóstrofo + s, além de posse, também pode indicar finalidade, qualidade ou autoria. Por exemplo, children’s books se refere a livros feitos para crianças, o que em inglês seria books for children. Da mesma forma, Picasso’s paintings, pinturas feitas por Picasso, poderia ser escrito também como paintings by Picasso.
Em português, também poderíamos dizer “livro de criança” e “pinturas de Picasso”, o que facilita a relação entre o caso genitivo e a preposição “de”. Mas fique sempre atento à função do apóstrofo s na frase para empregá-lo corretamente e entender seus contextos de uso!
Outra coisa importante é lembrar que não usamos o apóstrofo quando não estamos falando de pessoas, animais, países, etc. Para esses casos, devemos usar o of, e por isso vamos aprender sobre ele agora.
Posse com of
Também podemos indicar posse utilizando o of. Essa é a forma mais comum que brasileiros estudantes de inglês usam, mas devemos ter cuidado! Seu uso é mais indicado apenas para objetos e coisas inanimadas.
- The beginning of the song. → O começo da canção.
- The middle of the night. → O meio da noite.
- The end of the book. → O final do livro.
Além disso, podemos também usar a estrutura noun phrase + of + possessive pronoun. por exemplo: a student of mine (um aluno meu), a friend of hers (um amigo dela).
Apesar da abreviação de of para o’, é essa estrutura que o Guns N’ Roses utiliza em Sweet Child O’ Mine:
Oh, oh, oh, sweet child of mine
Oh, oh, oh, minha doce criança
Oh, oh, oh, oh, sweet love of mine
Oh, oh, oh, oh, meu doce amor
Continue aprendendo inglês com música
Ao montar frases usando o caso genitivo do inglês, às vezes nos deparamos com substantivos no plural. Para não ter dúvida sobre a formação do plural, aprenda as principais regras do plural irregular em inglês.




