Pular para o conteúdo

Churrasco coreano: conheça a história do prato e saiba como fazê-lo

Aprenda tudo sobre o delicioso churrasco coreano e aumente seus conhecimentos na cultura sul-coreana.

Coreano · Por Gabriela Teixeira

22 de novembro de 2023, às 09:00

O churrasco coreano está ganhando adeptos por todo o mundo, mas ainda é pouco divulgado sobre a sua origem e história. O prato se destaca com um dos pilares da rica gastronomia da Coreia do Sul, sendo uma das comidas coreanas mais representativas da cultura do país.

No post de hoje, iremos explorar mais sobre a história do churrasco coreano, além de explicar como o prato pode ser preparado. Prepare o apetite e vem com a gente!

Qual é a história do churrasco coreano?

Conhecido como 고기구이 /gogi gui/, o prato teve sua origem na era 고구려 /koguryo/, parte dos Três Reinos da Coreia (37 a.C. – 668 d.C.), e tem sua história relacionada à origem do próprio povo coreano.

Acredita-se que uma das tribos das quais os coreanos possuem descendência era conhecida como Maek, um grupo que deixou a Ásia Central em direção ao leste. Em sua jornada, os Maek teriam trazido um prato que pudesse resistir às adversidades que encontrariam no caminho: o Mekjeok, uma carne pré-salgada para preservar o alimento.

O prato foi deixado de lado durante o período em que a Coreia do Sul se tornou budista e aderiu à culinária vegetariana, e voltou a ser consumido no século XIII, quando o consumo da carne foi normalizado por invasores mongóis.

A popularidade do churrasco explodiu durante a dinastia Joseon (1392 – 1907), época em que festas ao ar livre com grelhados de carne tornaram-se frequentes entre a elite.

Já na década de 20, a produção de carne se tornou mais ampla na Coreia do Sul — porém,o prato voltou a perder popularidade durante a ocupação japonesa (1910 – 1945), período em que houve uma alta de preços devido à escassez da carne bovina.

Com a urbanização e o desenvolvimento econômico do país no século XX, o churrasco coreano deixou de ser um prato festivo para se transformar em uma refeição comum, apreciada por todos.

Assim, ele se tornou o alimento mais popular do país na década de 90, sendo consumido com frequência pelos coreanos.

Como funciona o churrasco coreano?

A carne do churrasco na Coreia do Sul é servida em fatias finas, que facilitam o seu cozimento de forma prática. Os cortes mais nobres são grelhados com pouco tempero, enquanto os mais maduros geralmente são marinados antes de serem servidos.

Agora, vamos entender melhor sobre como a refeição é servida.

Quais são os tipos de carne utilizadas no churrasco coreano?

O prato é versátil em termos de carnes, e em geral, são as mesmas utilizadas em churrascarias brasileiras. As mais populares são:

  • 불고기 /bulgogi/: considerado um dos originários do churrasco, o bulgogi é feito de tiras de lombo finamente fatiadas, geralmente marinadas com uma mistura de molho de soja, açúcar, alho, gengibre e cebola. O óleo de gergelim também pode ser usado para dar mais sabor à carne.
  • 삼겹살 /samgyeopsal/: o samgyeopsal é o corte mais comum na Coreia do Sul e consiste em lâminas de barriga de porco, semelhantes ao bacon, mas não curadas nem defumadas.
  • 갈비 /galbi/: costelas de carne bovina desossadas e cortadas transversalmente, muitas vezes marinadas em alho e molho de soja clássico antes de serem grelhadas.

Como temperar o churrasco coreano?

A marinação é um aspecto crucial que dá ao churrasco coreano seu sabor distintivo.

Ao invés do sal grosso ou outras especiarias, os ingredientes comuns para marinadas incluem molho de soja, alho picado, óleo de gergelim, cebola ralada, pera coreana ralada, abacaxi, gengibre, açúcar ou mel, e pimenta.

É recomendado que as carnes fiquem imersas nos condimentos por cerca de 30 a 40 segundos para cortes mais macios, e 1 minuto para cortes mais fibrosos.

Como fazer um churrasco coreano?

O prato é geralmente preparado em grelhas de carvão embutidas no centro das mesas em restaurantes.

Um diferencial do churrasco coreano em relação ao brasileiro é que os clientes têm a experiência única de grelhar suas próprias carnes à sua preferência, tornando o processo mais participativo.

Montamos um passo-a-passo básico para preparar o churrasco:

  • Pré-aqueça a grelha: tenha certeza de que o carvão está bem quente.
  • Coloque a carne: organize as carnes de forma uniforme sobre a grelha.
  • Vire com frequência: para garantir um cozimento equilibrado, vire a carne frequentemente.
  • Agora, é só desfrutar: assim que a carne estiver pronta, retire-a da grelha e saboreie enquanto ainda estiver quente.

Quais tipos de acompanhamentos servir com o churrasco coreano?

Os acompanhamentos, chamados de 반찬 /banchan/, completam a riqueza do prato. Algumas das opções que você irá encontrar são:

  • 쌈장 /ssamjang/: molho que combina o sabor da pasta de soja (된장 /doenjang/) com a pasta de pimenta 고추장 /gochujang/, levando também óleo de gergelim torrado e sementes de gergelim;
  • 쌈 /ssam/: guarnições como folhas de alface, folhas de gergelim, pimentas coreanas verdes cortadas em fatias finas, dente de alho e cebolinha;
  • 김치 /kimchi/: vegetais em conserva, condimentados e fermentados;
  • Verduras marinadas;
  • Anchovas secas e fritas;
  • Legumes e cebolas grelhadas;
  • Cogumelos salteados;
  • Arroz.

Arroz em coreano: aprenda as várias maneiras de dizer

Continue aprendendo sobre a culinária coreana

O churrasco coreano é mais do que apenas uma refeição: é uma celebração da cultura e da tradição coreana. Agora, que tal aproveitar a temática e expandir seu vocabulário no idioma aprendendo mais sobre os objetos de cozinha em coreano?

Você vai conferir como falar sobre móveis, utensílios, eletrodomésticos e expressões úteis para se tornar um verdadeiro chef no assunto!

cozinha em coreano

Você também pode conferir:

Aprenda coreano com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts