Pular para o conteúdo

Jogos em inglês: conheça 10 jogos para aprender a língua

Aprenda inglês de uma forma divertida, com indicações de jogos para você estudar o idioma.

Inglês · Por Felipe Oliveira

2 de fevereiro de 2023, às 09:00

Apesar da nossa imensa vontade de aprender, às vezes estudar pode ficar um pouco chato e cansativo, não é mesmo? Jogos e aplicativos são uma ótima forma de tornar os estudos mais divertidos e interessantes. Por isso vamos falar um pouco sobre jogos em inglês!

Para não deixar que o desânimo nos deixe desmotivados, devemos buscar novas maneiras de estudar, usando diferentes estratégias para nos manter engajados e focados. Pensando nisso, separamos os melhores jogos em inglês para você aprender e praticar o idioma. Vamos lá?

Wordle

O Wordle foi uma das grandes sensações recentes da internet e é uma ótima alternativa para colocar o cérebro para funcionar e praticar vocabulário.

O jogo consiste em tentar adivinhar uma palavra em inglês de cinco letras, com apenas seis tentativas. O próprio jogo vai dando dica se as letras usadas nas tentativas compõem a palavra e se estão na posição correta.

O site do jogo libera apenas uma palavra por dia, que é a mesma para todos os usuários do mundo. Após finalizar a partida, você deve esperar o dia seguinte para jogar novamente.

O jogo fez tanto sucesso que foi comprado pelo New York Times, famoso jornal e site de notícias estadunidense.

Spelling bee

Spelling bee é um famoso jogo de soletrar. Muito comum nas escolas dos Estados Unidos, é uma forma de praticar a ortografia que ganhou o mundo. 

No caso de uma segunda língua, é ainda mais comum termos dificuldades em soletrar todas as palavras. Por isso, uma competição de spelling bee pode te ajudar a praticar e a tirar dúvidas sobre a escrita das palavras.

Se você quiser praticar sozinho, o New York Times também possui um jogo chamado Spelling Bee. Nele, você deve formar o máximo de palavras que você conseguir usando apenas sete letras dadas pelo site. 

Mas tem uma pegadinha: dentre as sete letras, uma é escolhida como principal, e deve aparecer em todas as palavras que você formar. Sozinho ou em grupo, online ou presencialmente com outros estudantes, spelling bee é um jogo de sucesso e uma garantia de estudo proveitoso!

Scrabble

Scrabble é um jogo bastante antigo e tradicional. Geralmente jogado em um tabuleiro, consiste em uma competição onde pontua mais quem conseguir montar palavras de maneira mais eficiente.

Para isso, cada letra do alfabeto possui um valor diferente, de acordo com a sua incidência. Assim, a letra A, por exemplo, vale poucos pontos. Por outro lado, letras menos comuns como Y e Z valem mais pontos, e colocá-las em suas palavras garante uma boa nota.

Cada jogador deve esperar sua vez de jogar, e toda nova palavra deve estar ligada a pelo menos uma letra de alguma outra palavra que já está no tabuleiro, tornando o jogo ainda mais difícil e intrigante.

Atualmente, existem diversas versões online do jogo. Portanto, se você não possui o jogo de tabuleiro e quer praticar seu vocabulário com um dos jogos em inglês mais famosos do mundo, jogue uma  das versões virtuais de Scrabble e afie o seu inglês!

Letter boxed

Outro jogo disponível no New York Times, Letter boxed apresenta um quadrado com três letras em cada um de seus lados, totalizando 12 caracteres disponíveis no jogo. Você deve então formar palavras ao ligar as letras.

Porém, você não pode usar letras que estejam lado a lado na hora de montar suas palavras. Além disso, para formar uma nova palavra, você deve começar com a última letra da palavra anterior que você montou.

O objetivo final do jogo é que você utilize todas as 12 letras disponíveis em, no máximo, seis palavras. Assim, você deve evitar repetir letras e variá-las a cada tentativa. Desafiador, não é mesmo?

Quick, draw!

Quick, draw! é um jogo desenvolvido pelo Google através do uso de inteligência artificial. Uma palavra é dada para que você a desenhe. Por sua vez, a inteligência artificial deve tentar adivinhar o seu desenho em menos de 20 segundos.

Uma das vantagens é que o jogo só inicia quando você estiver pronto. Portanto, você pode dar aquela pesquisada no que a palavra significa, caso você precise de uma ajuda antes de começar.

Quick, draw! é uma ótima forma de praticar vocabulário e seus dotes artísticos ao mesmo tempo! Além disso, você também contribui para o aperfeiçoamento do sistema artificial projetado para fazer o reconhecimento dos desenhos.

Drawize

Caso você goste de desenhar, mas prefira interagir com outras pessoas ao invés de desafiar a inteligência artificial, Drawize é um ótimo jogo em inglês para isso!

Nesse jogo em grupo, uma pessoa recebe uma palavra e deve desenhá-la. Os outros participantes devem adivinhar a palavra o mais rápido possível. A cada rodada, muda quem faz o desenho, enquanto os outros adivinham. Ganha mais pontos quem adivinhar mais rápido.

Você pode jogar online com desconhecidos ou criar salas privadas e convidar seus amigos para se divertir e praticar inglês com você!

Stop

Chamado em alguns lugares de adedanha ou adedonha, Stop já é um jogo muito divertido e famoso em português. Que tal transformá-lo em inglês e aproveitar para praticar o idioma enquanto brinca com seus amigos?

Seja com uma única categoria, onde cada pessoa deve falar imediatamente alguma palavra com a letra sorteada, ou com uma tabela de categorias, onde todos devem escrever suas respostas, stop é um jogo que faz parte da infância e adolescência de quase todos os brasileiros.

Aproveitá-lo para praticar inglês é uma opção familiar mas diferente ao mesmo tempo.

Charades

Charades também é um jogo muito popular em diversas partes do mundo. Consiste em colocar um papel com o nomes de alguém, geralmente uma pessoa famosa, na testa de alguém sem que ela veja o que está escrito.

A pessoa deve então fazer perguntas até adivinhar o nome de quem está escrito no papel. Quando jogado em inglês, é uma forma de praticar perguntas em inglês. Pode ser jogado com uma pessoa por vez ou com todos tentando adivinhar ao mesmo tempo.

Taboo

Taboo é um jogo de adivinhação de palavras, que pode ser jogado em duplas ou grupos. Uma pessoa recebe uma carta com uma ou várias palavras e deve dar dicas para que a sua dupla ou grupo as descubra.

Algumas palavras muito próximas não podem ser usadas como dicas, e o número de dicas também pode ser limitado. É um jogo bastante dinâmico e enérgico. Portanto, você precisa pensar rápido para conseguir se sair bem nele.

Por fazer parte dos jogos em inglês bastante famosos e antigos, existem diversas formas de jogá-lo. Por isso, é bom definir todas as regras antes de começar a jogar, para evitar confusões e desentendimentos.

Cards Against Humanity

Cards Against Humanity é outro jogo que ganhou o gosto do público nos últimos anos. É um jogo de cartas muito engraçado e divertido de se jogar, onde existem cartas pretas e brancas.

As pretas contém perguntas ou frases incompletas. Já as cartas brancas possuem pequenas frases e expressões inusitadas que devem ser usadas para responder ou completar o que falta nas cartas pretas.

Cada jogador recebe dez cartas brancas. Uma pessoa é designada a ser o mestre e retira uma carta preta para ser lida em voz alta. Os jogadores devem escolher, dentre as suas dez cartas brancas recebidas, aquela que responda a pergunta ou complete a frase da carta preta lida da forma mais engraçada ou não convencional possível.

O mestre então deve ler todas as respostas e escolher qual achou a mais engraçada. Quem for escolhido ganha um ponto, e ao final das rodadas é feita a soma de pontos para ver quem é o vencedor.

O jogo é direcionado para adultos, por conter gírias e expressões mais pesadas. Porém, existe uma versão mais leve que pode ser jogada por todas as idades.

Continue aprendendo inglês com o Letras Academy

Depois de descobrir tantos jogos em inglês legais, será que ainda tem espaço para continuar aprendendo? Claro que tem! E para continuar no pique de aprender de forma divertida, confira 12 podcasts para aprender inglês e continue arrasando nos seus estudos!

podcasts para aprender inglês

Aprenda inglês com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts