O que é siesta? Significado e origem deste costume espanhol
Espanhol · Por Bianca Carvalho
20 de junho de 2024, às 13:11
Tirar um cochilo após o almoço é um costume típico espanhol, mas você sabe de onde vem a siesta e seu significado?
A siesta é uma prática tradicional da Espanha e de alguns outros países que falam espanhol, caracterizada por um breve período de descanso ou sono após o almoço, geralmente no início da tarde.
Para saber mais sobre a origem, os benefícios e a importância cultural desse hábito, continue lendo e descubra tudo sobre a siesta: significado, história e mais!
Origem e significado de siesta
A origem da siesta remonta ao antigo Império Romano. A palavra siesta vem do latim “sexta”, referindo-se à sexta hora do dia após o nascer do sol, o que na Espanha costuma corresponder ao período entre 13h e 15h a depender da época do ano.
Durante esse período, era comum fazer uma pausa no trabalho para descansar e se refrescar, especialmente devido ao calor intenso do meio-dia.

Na Espanha, a siesta começou a ser praticada após a Guerra Civil, época em que normalmente as pessoas tinham mais de um trabalho – um de manhã e outro à tarde. Portanto, era comum fazer uma pausa durante a metade do dia para comer e descansar um pouco antes de ir para o trabalho da tarde!
Siesta: significado em português
Se pensamos em uma tradução, siesta significa cochilo ou soneca. Basicamente, essa palavra se refere a um período de descanso em espanhol, geralmente aquele cochilinho rápido depois de almoçar, quando geralmente nos sentimos mais cheios e sonolentos!
A palavra siesta em espanhol pode ser pronunciada da seguinte forma:
Note que a letra “e” tem um som mais fechado, ¿vale?
Na música La Fiesta, Pedro Capó usa a palavra siesta no seguinte trecho:
Cuando me vaya que no me lloren
Quando eu for embora, não chorem por mim
Compren vino, no quiero flores
Comprem vinho, não quero flores
Con to’ lo camina’o, a mí no me han conta’o
Com tudo o que caminhei, não me contaram nada
Yo me merezco la siesta
Eu mereço um cochilo
Na letra, Capó pede que não chorem por ele quando se for, possivelmente em referência à morte. Depois de todas as experiências e jornadas da vida, ele diz que merece a siesta, ou seja, um descanso!
A siesta faz bem?
Sabia que não existe um tempo exato para dormir a siesta? Sua duração pode variar entre 15 e 30 minutos. Contudo, algumas pessoas preferem estender esse período para até 60 minutos.
De todos os modos, estudos apontam que uma soneca mais rápida pode apresentar muitos benefícios. Além de uma grande melhora da produtividade e do humor, ajuda a reduzir o estresse, melhorar a memória e promover uma melhor saúde cardiovascular.
Embora o ritmo moderno e rápido de vida tenha reduzido a frequência das siestas em algumas regiões, especialmente nos grandes centros, essa prática ainda é valorizada por seus benefícios para a saúde e a produtividade.
Ainda assim, há lugares em que as pessoas ainda mantêm o hábito de echar la siesta, ou seja, de dar aquela cochilada marota após o almoço, especialmente no verão.
Siesta obrigatória
Há uma pequena cidade na Espanha chamada Ador, em que, desde 2015, tudo para entre 14h e 17h e é obrigatório evitar o barulho para que a população possa descansar!
Apesar disso, na atualidade, segundo dados fornecidos pela BBC, cerca de 60% dos espanhóis nunca têm a possibilidade de dormir a siesta, e somente 18% costumam cochilar após o almoço às vezes.
Por influência da colonização, em outros países que falam espanhol também existe essa prática. Entretanto, os países em que mais se costuma tirar uma soneca após o almoço são Japão, Itália, Finlândia, Holanda, Alemanha e Reino Unido!
Aprenda como falar as horas em espanhol
Hora de dormir, hora de comer… Saber falar sobre as horas em uma língua que estamos aprendendo é muito importante para nos comunicarmos bem, não acha? Então, vem com a gente e confira como falar as horas em espanhol! 🕐

