Pular para o conteúdo

Conjugação no presente: descomplicando verbos irregulares em coreano

Coreano · Por Brenda Silveira

11 de junho de 2022, às 15:00

Ótima notícia para quem aprende coreano: para conjugar verbos, não precisamos flexionar de acordo com quem executa a ação! Logo, conjugar verbos em coreano é muito mais simples do que outros idiomas como português e inglês.

Além disso, é  importante ter ciência de que adjetivos em coreano são considerados “verbos descritivos” ou “verbos adjetivos”, portanto também são conjugados e, neste caso, seguem as mesmas regras de conjugação que os outros verbos seguem.

Para entender bem as regras gramaticais mencionadas aqui e nos posts anteriores, é importantíssimo que já esteja craque no 한글 (/Hangul/), o alfabeto coreano. Se você ainda possui dúvidas, nunca é tarde para esclarecê-las. Dito isto, vem com a gente aprender sobre os verbos irregulares em coreano.

Verbos em coreano no presente: regras gerais de conjugação

Antes de tudo, precisamos relembrar as regras de conjugação dos verbos no presente em coreano:

  • Verbos cuja última vogal é ‘ㅗ’ ou ‘ㅏ’ devem ser conjugados adicionando ‘아(요)’ ao seu radical.
  • Já verbos cuja última vogal  é  qualquer outra com exceção de ㅗ, ou ㅏ devem ser conjugados adicionando ‘어(요)’ ao seu radical.

Tomaremos de exemplo os verbos ‘보다’ (ver – /boda/)  e ‘읽다’ (ler – /ilkdda/).  Ao observar a última vogal dos seus radicais, podemos compreender o porquê de ‘보다’ e ‘읽다’ serem conjugados no presente como: 봐(요) e 읽어(요). Simples e direto, não é mesmo?

Mas, como nem tudo são flores, no coreano também encontramos verbos e adjetivos que se comportam irregularmente quando conjugados.

Alguns verbos irregulares em coreano que você já deve ter encontrado por aí são: ‘듣다’ (/deuda/), escutar ou ouvir, e ‘부르다’ (/bureuda/), chamar o  nome de alguém ou cantar. Tendo em mente a regra gramatical que acabamos de ver, quando conjugados, poderíamos pensar que os verbos acima ficariam assim: ‘듣어요’ e ‘부르어요’, certo?

Mas, por serem irregulares, ‘듣다’ e ‘부르다’ são conjugados no presente como ‘들어(요)’ (/deureoyo/) e ‘불러(요)’ (/beulleoyeo/).

A boa notícia é que, em coreano, até as irregularidades têm regrinhas! A seguir vamos conhecer alguns dos verbos irregulares, e como conjugá-los corretamente no presente.

Entenda mais sobre os verbos irregulares em coreano

O comportamento irregular de alguns verbos está diretamente associado ao 받침 (/Batchim/) da última sílaba do seu radical.

Sabendo disso, então quais são as irregularidades em  coreano? Os casos de irregularidades possíveis para verbos e adjetivos em coreano acontecem em radicais terminados em: ‘ㄷ’, ‘ㄹ’, ‘르’, ‘ㅂ’, ‘ㅅ’, ‘ㅡ‘.

É essencial saber que nem todo verbo é irregular se a última letra do radical é uma das letras acima mencionadas. Logo, para saber se um verbo é irregular é preciso memorizar e se familiarizar com as regras gramaticais.

Verbos irregulares ‘ㄷ’

Alguns dos verbos que possuem ‘ㄷ’ como 받침 (/Batchim/) da última sílaba do radical são irregulares quando conjugados nas linguagens formal e informal.

Nesses casos, a consoante ‘ㄷ’ é substituída pela consoante ‘ㄹ’ e então o verbo é conjugado normalmente. Observe a transformação dos seguintes verbos conjugados no presente:

VERBOSIGNIFICADOLINGUAGEM FORMALLINGUAGEM CULTA
걷다 (/keoda/)andar걸어요걷습니다
듣다 (/deuda/)ouvir, escutar들어요듣습니다
  • Verbos Regulares ‘ㄷ’: ‘믿다’ acreditar ou crer, ‘닫다’ fechar.

Tanto ‘걸어요’ quanto ‘걷습니다’ são formas no presente do verbo ‘걷다’, porém as conjugações mudam conforme a linguagem usada.

Verbos irregulares ‘ㄹ’

O comportamento irregular de verbos em coreano terminados em ‘ㄹ’ acontece quando associados às estruturas gramaticais iniciadas com as consoantes ‘ㅅ’, ‘ㅂ’ ou ‘ㄴ’.

Nesses casos, apenas retiramos a consoante ‘ㄹ’. Observe o comportamento dos verbos a seguir quando conjugados no presente, em três graus diferentes de formalidade:

VERBOSIGNIFICADOLINGUAGEM FORMALLINGUAGEM FORMAL + HONORÍFICO (으)시LINGUAGEM CULTA
만들다fazer만들어요만드세요만듭니다
알다saber알아요아세요압니다

A estrutura irregular do verbo no presente é observada apenas na linguagem formal com a adição da partícula honorífica (으)시, e na linguagem culta  (ㅂ니다), pois se iniciam com as consoantes ‘ㅅ’ e ‘ㅂ’, respectivamente.

O verbo ‘알다’ em sua forma irregular pode ser encontrado na letra da música ‘Tictoc Tictoc Tictoc’, do AKMU com o Beenzino:

누군가의 경험을 통해

/nugungaui gyeongheomeul tonghae/

Você deveria aprender a ganhar

득을 볼 줄도 아세요

/deugeul bol juldo aseyo/

Com a experiência de outra pessoa

Verbos irregulares ‘르’

Tal como a irregularidade encontrada em verbos com 받침 (/Batchim/) ‘ㄷ’,  palavras cuja última sílaba do radical é ‘르’ apresentam comportamento irregular quando conjugadas nas linguagens formal e informal  ou outras estruturas gramaticais que se iniciam com as vogais ‘ㅓ’ ou ‘ㅏ’.

Neste caso, a conjugação é realizada da seguinte forma:

  • Retiramos a vogal  ‘ㅡ’ do radical
  • Transferimos a consoante ‘ㄹ’ para o bloco silábico anterior
  • Adicionamos uma nova sílaba se inicia com ‘ㄹ’.

Confira abaixo como o radical do verbo muda conforme a estrutura gramatical a qual se junta:

VERBOSIGNIFICADOLINGUAGEM FORMALLINGUAGEM CULTA
다르다ser diferente달라요다릅니다
모르다não saber, desconhecer몰라요모릅니다

Aqui, a dica para fixar como esse caso de irregularidade se comporta é a música 달라 달라 do grupo ITZY.

예쁘기만 하고 매력은 없는

/yeppeugiman hago maeryeogeun eomneun/

Apenas bonita, mas nem um pouco atraente

애들과 난 달라 달라 달라

/aedeulgwa nan dalla dalla dalla/

Eu sou diferente das outras meninas

Com esse refrão, você nunca mais vai esquecer como conjugar o adjetivo ‘다르다’!

Verbos irregulares ‘ㅂ’

Verbos e verbos descritivos (adjetivos) cuja última sílaba do radical é ‘ㅂ’ também se comportam irregularmente quando associados a estruturas gramaticais que se iniciam com as vogais ‘ㅓ’ ou ‘ㅏ’.

Aqui, a conjugação deve ser realizada da seguinte forma:

  • Retiramos a consoante ‘ㅂ’ 
  • Adicionamos uma nova sílaba, o ‘우’. (Em casos da última vogal do bloco silábico anterior ser  ‘ㅗ’, ao invés de adicionar ‘우’, o ‘오’ é adicionado. Observe ‘돕다’ na tabela abaixo.)
  • Assim formamos um novo radical e conjugamos o verbo a partir disso.
VERBOSIGNIFICADOLINGUAGEM FORMALLINGUAGEM CULTA
덥다estar quente, calor더워요덥습니다
돕다ajudar도와요돕습니다
아름답다ser lindo, belo아름다워요아름답습니다
  • Verbos Regulares ‘ㅂ’: ‘접’ dobrar, ‘씹다’ mastigar.

Você pode encontrar ‘아름다워’ várias vezes na letra de Beautiful, do Monsta X, e o termo também é o título original da música em coreano!

Verbos irregulares ‘ㅅ’

Verbos que se enquadram no caso de irregularidade  ‘ㅅ’’ podem ser mais difíceis de encontrar. Entretanto, basta saber que, quando conjugados no presente (linguagem informal e linguagem formal), alguns se comportam de maneira irregular.

A lógica usada para se conjugar verbos cujo 받침 (/Batchim/) do radical  é ‘ㅅ’ é similar ao raciocínio usado nos casos ‘ㅂ’ e ‘르’. É preciso:

  • Retirar a consoante  ‘ㅅ’ do último bloco silábico
  • Acrescentar a sílaba ‘어’

Veja a seguir alguns exemplos desse caso:

VERBO SIGNIFICADOLINGUAGEM FORMALLINGUAGEM CULTA
붓다inchar부어요붓습니다
낫다ser melhor나아요낫습니다
  • Verbos Regulares ‘ㅅ’: ‘벗다’ tirar a roupa, ‘씻다’ lavar

Os idols usam bastante o verbo 붓다 em suas lives, quando falam como dormir pouco ou comer 라면 (/ramyun/) à noite faz com que seus rostos fiquem inchados no dia seguinte. É por isso que você já deve ter escutado a expressão ‘얼굴이 부었어요’ “minha cara está inchada” ou “inchou” alguma vez.

Verbos irregulares  ‘ㅡ’

Por último, assim como os anteriores, o caso ‘ㅡ’ de irregularidade acontece quando os radicais que terminam com essa vogal são associados a estruturas gramaticais que se iniciam com as vogais ‘ㅓ’ ou ‘ㅏ’. Assim, quando conjugados no presente em linguagem formal e informal, observamos a mudança do radical.

Então, para conjugar verbos cuja última letra  do radical  é  ‘ㅡ’ , precisamos:

  • Retirar a consoante  ‘ㅡ’ do último bloco silábico
  • Conjugar normalmente no tempo presente o radical restante, se atentando à última vogal do último bloco silábico
VERBOSIGNIFICADOLINGUAGEM FORMALLINGUAGEM CULTA
모으다colecionar, juntar모아요모읍니다
바쁘다estar ocupado(a)바빠요바쁩니다

Na música Mic Drop direcionada a haters e pessoas que não acreditavam no potencial do BTS, o grupo mostra que são, na verdade, tão bem sucedidos que somente 1 deles já não é mais o suficiente para suprir tantas demandas. Por isso, reforçam o quão ocupados (바쁘다) estão:

Lodi dodi 너무 바빠

/lodi dodi a neomu bappa/

Lodi Dodi, estou tão ocupado

너무 busy 내 온몸이 모잘라

/neomu busy nae onmomi mojalla/

Muito ocupado, meu corpo não é suficiente

Top 10: verbos e adjetivos irregulares mais comuns em coreano

Adicionalmente aos verbos mencionados ao longo das explicações gramaticais, preparamos essa tabela com nosso “Top 10” de alguns dos verbos e adjetivos irregulares mais comuns. Essas palavras não podem faltar no seu vocabulário, então já aproveita para anotar tudinho! 😎

VerbosSignificadoConjugação no Presente (linguagem formal)
귀엽다ser fofo, adorável귀여워요
돕다ajudar도와요
어렵다 ser difícil어려워요
쉽다ser fácil쉬워요
모르다 não saber, desconhecer몰라요
걷다andar걸어요
묻다perguntar물어요
듣다ouvir, escutar들어요
기쁘다ser/estar alegre, contente기뻐요
슬프다ser/estar triste슬퍼요

Aprenda os verbos em coreano!

Ufa! Espero que depois de tudo isso os verbos irregulares tenham se tornado, no mínimo, menos assustadores.

Se ao longo da leitura do post, você sentiu que precisa revisar um pouco sobre conjugação verbal no presente ou passado, níveis de formalidade ou até gostaria ampliar seu conhecimento de verbos, é só dar uma olhada no nosso guia para aprender verbos em coreano.

Verbos em coreano

Aprenda coreano com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts