
Favela Vive 2 (part. MV Bill, Funkero e B.K.)
ADL (Além da Loucura)
Ciclo de violência e resistência em “Favela Vive 2 (part. MV Bill, Funkero e B.K.)”
“Favela Vive 2 (part. MV Bill, Funkero e B.K.)”, do ADL (Além da Loucura), destaca-se por retratar de forma direta a realidade dura das favelas brasileiras. A música expõe a sensação de cerco e a brutalidade diária enfrentada por quem vive nesses territórios. Um ponto central é a denúncia do ciclo de violência alimentado tanto pelo Estado quanto pelo tráfico, como BK' evidencia no verso: “E quem sobe pra me matar é o mesmo que me vende a arma”. Essa frase revela a hipocrisia e a cumplicidade do sistema, mostrando como as instituições acabam perpetuando a opressão e a morte nas comunidades.
A letra traz críticas claras à criminalização da pobreza, à violência policial e à falta de oportunidades. Funkero resume essa crítica ao dizer: “Dizem que somos bandidos, mas quem mata usa farda e exala despreparo e truculência”, invertendo o estigma e apontando para a violência institucional. Metáforas como “Beco da Mina é Vietnã, Faixa de Gaza, terreno hostil” (DK) reforçam a ideia de que a favela é tratada como zona de guerra, exigindo dos moradores constante resistência. O refrão “Favela vive sangrando implorando por paz” expressa a dor e o desejo de transformação. O grafite mostrado no clipe simboliza a resistência cultural e a busca por voz própria diante do silenciamento imposto pela mídia. Assim, o projeto “Favela Vive” se firma como um manifesto coletivo, dando visibilidade e dignidade às histórias das favelas.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de ADL (Além da Loucura) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: