Días de Escuela
Asfalto
A Nostalgia da Liberdade na Escola de 'Días de Escuela'
A música 'Días de Escuela' da banda espanhola Asfalto, lançada na década de 1970, é uma viagem nostálgica aos tempos de escola do vocalista e principal compositor, José Luis Jiménez. A letra descreve com detalhes as memórias de um estudante nos anos 60, evocando imagens de um ambiente escolar rígido e autoritário, marcado por símbolos religiosos e patrióticos, como a cruz e retratos que adornam as salas de aula.
O narrador recorda as figuras autoritárias, como o professor Don Ramón, e as práticas pedagógicas da época, que incluíam castigos físicos e a famosa frase 'la letra con sangre entra', sugerindo que o conhecimento só é adquirido através do sofrimento. A música também menciona o lanche escolar fornecido, que parece ser pouco apetitoso, e os jogos infantis que serviam como um breve escape da opressão do ambiente escolar. Através dessas memórias, a canção critica a educação repressiva e a falta de liberdade, mas também celebra o espírito de rebeldia e o amor pela liberdade que cresceu no coração do narrador como resposta a essa opressão.
O refrão 'Y es a ti / A quien canto hoy / Enseña a tu hijo / Enseña a tu hijo / Amarla / Libertad' é um apelo para que as futuras gerações sejam ensinadas a valorizar a liberdade. A música de Asfalto, portanto, não é apenas uma recordação dos 'dias de escola', mas também um manifesto que encoraja a resistência contra a opressão e a importância de ensinar o amor pela liberdade às novas gerações.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.



Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Asfalto e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: