Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira a análise da música A Banda, sucesso de Chico Buarque

Analisando letras · Por Érika Freire

21 de Agosto de 2020, às 19:00

Chico Buarque escreveu a música A Banda, um de seus maiores sucessos, e a inscreveu no II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, se tornando a canção vencedora daquele ano. 

A canção fala sobre a alegria de ver a banda passar, permitindo que pessoas façam uma pausa na vida cotidiana, sempre tão dura e corrida.

Chico Buarque e banda
Créditos: Divulgação

Muitos interpretam a letra de A Banda tentando fazer correlações com a Ditadura Militar, instaurada dois anos antes do lançamento da música de Chico, em 1 de abril de 1964.

A Banda entrou para o seu primeiro disco, Chico Buarque de Hollanda, cuja capa, que mostra Chico sorrindo de um lado e sério do outro, acabou virando meme recentemente nas redes sociais.

Quer saber mais sobre a história de um dos grandes sucessos da MPB? Vem com a gente analisar melhor a letra de A Banda

Análise da música A Banda de Chico Buarque

Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

A canção começa com ritmo alegre, com alguém dizendo que estava à toa na vida quando sua companheira, o seu amor, o chama para ver a banda passar. 

Naquele período, 1966, grande parte das composições tinham o intuito de protestar e combater o regime militar, e A Banda faz o oposto disso, trazendo leveza e colocando personagens cotidianos na letra

A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

O povo sofrido deixa por alguns momentos a dor para poder aproveitar aquele momento: ver a banda passar cantando coisas de amor

A estrutura narrativa é como uma crônica, que conta os fatos aos olhos de quem vê tudo acontecendo. 

O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas
Parou para ver, ouvir e dar passagem

Mesmo ocupados com suas atividades cotidianas, as pessoas param o que estavam fazendo, como o homem que contava dinheiro, o faroleiro e a namorada. Todos pararam para ver, ouvir e dar passagem.

A banda acaba sendo uma distração positiva para que todos possam se conectar com o agora. 

A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor

Esta estrofe ganha um tom ainda mais poético ao narrar a moça triste e calada que se alegra com a banda; a rosa que vivia fechada se abre e toda a meninada que se entusiasma. 

A cada verso, o estado emocional dos personagens vai mudando por conta da alegria da música. 

O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela

O velho fraco e a moça, assim como todos os demais, acabam despertando de seu cotidiano automático, triste e até mesmo insignificante. 

A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

Ao analisar a letra de A Banda, conseguimos imaginar um desenho animado da lua cheia que estava escondida e surge assim que a banda se espalha por toda a avenida. 

A cidade ficou toda enfeitada, como se fosse carnaval. 

Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou

Chico não queria simplesmente deixar a banda passando e é por isso que ele opta por encerrar a apresentação, fazendo com que a rotina volte ao normal assim que a banda se vai. 

O personagem central fica um tanto desolado, porque o que era doce se acabou e tudo voltou ao seu lugar. 

E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor

A última estrofe é como um soco no estômago, porque a gente passa a música inteira com a sensação de encantamento e de repente somos relembrados de que agora é preciso encarar a vida como ela é. 

Por isso o compositor usa expressões como em cada canto uma dor, cada qual no seu canto, porque a banda passa e a gente esquece de manter a alegria na rotina

Chico ainda era muito jovem quando escreveu A Banda, e ela demonstra também a importância que aquele garoto via na música, de levar amor e alegria a todos

A banda passa, fica o silêncio, representando sentimentos opostos, tristeza, solidão, falta de movimento. 



Significado da música A Banda, de Chico Buarque

A música A Banda fez com que Chico se destacasse como cantor, após a canção vencer o II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966.

O público ficou encantado e cantou, junto com aquele jovenzinho de olhos azuis, uma música em estilo de marchinha, alegre e com estrofes repletas de lirismo.

A canção faz um resgate da alegria em um período conturbado da história do Brasil, ao falar do cotidiano de pessoas comuns que param para ver uma banda.

Retrata um breve momento de euforia, mudando o astral das pessoas que se permitem fazer uma pausa e aproveitar o instante. 

Como o Brasil estava no início do período ditatorial, A Banda era como um afago aos ouvidos, um convite para o povo sem liberdade e oprimido parar por alguns minutos e se divertir ao ver a banda passar

Assim que venceu o festival, os críticos apontaram Chico Buarque como sendo um sucessor de Noel Rosa. 

O cantor ficou inspirado para compor A Banda e inscrevê-la no festival da Record de 1966 após ouvir Gilberto Gil interpretar Ensaio Geral.

Escreveu a letra de A Banda depois de voltar da Europa, por onde passava com a peça Morte e Vida Severina. Lá, ele viu um banda de escoceses, a troca de guarda e tudo isso ficou em sua cabeça. 

Quando voltou ao Brasil, estava um dia em sua casa na Haddock Lobo, em São Paulo, esperando o almoço e teve a ideia da música. 

Em uma entrevista para o Museu da Imagem e do Som, Chico conta que escreveu a letra em um dia, estava com fome e lhe veio imagens de uma banda, de uma moça que vai para janela, o cara contando o dinheiro… Aí peguei o violão e saiu, afirmou o cantor.

Antes de escolher qual música iria para o festival, Chico chegou a mostrar a canção Morena Dos Olhos D’água, que já estava pronta, para os amigos em um bar em que cantava com Gilberto Gil e Torquato Neto, em São Paulo. 

Gilberto Gil e Chico Buarque
Gilberto Gil e Chico Buarque / Créditos: Divulgação

A Banda ainda não estava totalmente pronta, mas ele mostrou também e os amigos ficaram animados com a canção, que acabou sendo a escolhida para entrar no festival e venceu, impulsionando a carreira de Chico.

Confira as melhores frases de Chico Buarque 

É fã de Chico Buarque? Então aproveita para selecionar as suas frases preferidas do cantor para você guardar e compartilhar.

Selecionamos um um reportório com as 40 melhores frases do Chico Buarque, grande nome da MPB. 

Frases Chico Buarque

Conheça outras análises das letras de Chico