Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

A Inteligência Artificial pode criar letras de músicas?

Entenda como a Inteligência Artificial funciona e se ela pode ser capaz de criar letras de músicas!

Curiosidades · Por Érika Freire

3 de Março de 2023, às 12:00

Tema bastante discutido nos últimos anos, a Inteligência Artificial deve entrar com força em nossas rotinas em 2023. Prova disso é o sucesso que o ChatGPT conquistou recentemente, um robô que tem respostas para praticamente tudo.

Embora possa ser útil para automatizar processos, será que a Inteligência Artificial pode criar letras de músicas?

Aliás, essa dúvida não se restringe apenas à criação de músicas, mas também a outros tipos de manifestações artísticas. O próprio ChatGPT, por exemplo, escreve um poema de maneira tão rápida e fluída que chega a impressionar.

Como o processo de criação nem sempre flui para todas as pessoas, a IA surge com a promessa de tornar tudo mais fácil e rápido. Imagine ter uma composição pronta em até 30 segundos? 

São muitas as possibilidades que a Inteligência Artificial pode trazer para o processo de composição de músicas. E se você ficou interessado, saiba que há diversas ferramentas disponíveis. 

Afinal, a Inteligência Artificial pode criar letras de músicas?

Ter uma inspiração para uma letra, pensar na melodia, criar arranjos, batidas… misturar ritmos. Definitivamente, criar música não é para qualquer um. 

Embora seja possível, com treino e persistência, são poucos que possuem o dom de encantar e emocionar através de uma composição. Por conta de tantos detalhes, uma boa música, assim como outros tipos de obras, precisa de tempo para maturar

O compositor escreve, coloca pra fora os sentimentos, deixa um tempo descansando e volta para burilar e aperfeiçoar a letra, aos poucos. Ou seja, enquanto um ser humano precisa de tempo, o fato de uma inteligência artificial conseguir criar letras de música em questão de segundos é impressionante.

Para quem ainda não está familiarizado com o tema, Inteligência Artificial – IA – pode ser compreendido como uma máquina ou sistemas programados para executar tarefas complexas. Elas imitam a inteligência humana e, por isso, compreendem comandos e são capazes de dar respostas e solucionar problemas muito rapidamente. 

É exatamente isso que a IA tem feito quando o assunto é música. Com diversas ferramentas presentes no mercado, o uso da Inteligência Artificial torna o processo de criação muito mais simples e rápido

Então, a resposta para a pergunta é sim, a Inteligência Artificial pode criar letras de músicas. Ela pode, embora outras questões e polêmicas surgem com a utilização dessas ferramentas. 

Veja a seguir o refrão de uma letra criada por uma IA: 

Cause you’re the light that shines in the dark

Porque você é a luz que brilha no escuro

The fire that burns in my heart

O fogo que arde em meu coração

And I know that no matter where I go

E eu sei que não importa onde eu vá

I’ll never be alone

Eu nunca vou estar sozinho

E aí, o que você achou? Em poucos segundos, a IA utilizada criou uma letra de música completa com versos, ponte, pré-refrão e refrão. 

Porém, é importante ressaltar que, embora a IA entregue uma letra em poucos segundos, ainda é preciso que alguém crie a melodia e a harmonia da canção, dependendo do tipo de ferramenta utilizada. 

Sendo assim, vale ressaltar que a criação das músicas sofre algumas limitações, assim como ocorre em outros tipos de serviços que envolvem Inteligência Artificial, como a dependência do registro das músicas no banco de dados. É preciso ter base e conhecer as referências.

Felipe Vassão
Créditos: Divulgação

Se acabou de sair uma música e não estiver registrada no dataset, não vai conseguir criar uma música baseada nisso, vai tentar se aproximar com o que tem, explicou o produtor musical Felipe Vassão, em entrevista para a revista Exame

Como funciona a criação de música na IA? 

Os softwares inteligentes usam geralmente redes neurais e algoritmos de aprendizado de máquinas e fazem uma análise de um número considerável de letras de músicas já existentes. As novas letras são criadas a partir desse aprendizado

Por exemplo, na ferramenta Jukebox, uma IA para criação de músicas completas, o sistema foi treinado com mais de 1,2 milhão de músicas, através de metadados como nome do artista, estilo musical, ano de lançamento e capacidade emotiva. 

Ferramentas de IA para criação de músicas 

Para quem tem interesse em saber como criar música com Inteligência Artificial, a boa notícia é que já existem no mercado uma enorme variedade de ferramentas.

Quer testar e criar letras de músicas utilizando IA? Veja a seguir algumas delas: 

Riffusion

A Riffusion é uma Inteligência Artificial que permite a criação de músicas a partir de comandos de textos. Por exemplo, você diz para a IA que deseja uma música para relaxar.

Inteligência Artificial - Riffusion
Créditos: Divulgação

A partir disso, são criados espectrogramas, representações visuais de sons a partir do texto, do comando dado pelo usuário. A Riffusion possui código aberto e cria canções originais.  

These Lyrics Do Not Exist

IA focada apenas na criação de letras de música, com o objetivo de ajudar pessoas que estão com dificuldades em encontrar os melhores termos ou até mesmo está com aquele terrível bloqueio criativo.

Inteligência Artificial - These Lyrics Do Not Exist
Créditos: Divulgação

O These Lyrics Do Not Exist é um site todo programado com IA, mas que atualmente só cria letras em inglês. 

MusicLM 

Inteligência Artificial do Google na qual os usuários podem definir o gênero, ritmo e até os instrumentos que desejam na criação de uma canção.

Inteligência Articicial MusicLM
Créditos: Divulgação

Funciona a partir de comandos de texto, mas ainda não está liberada para todos, pois passa por um aperfeiçoamento. A ideia é que a IA possa gerar música de alta fidelidade.

Jukebox

Também é um sistema inteligente de código aberto que permite a criação de músicas completas, não apenas a letra. A IA foi treinada com dados de praticamente todos os estilos musicais e é capaz de desenvolver canções inéditas, embora seja possível notar falhas, principalmente na voz.

Você pode ouvir as diversas canções criadas pela Jukebox e tirar suas próprias conclusões.

Mubert AI

Outro site para criar letras de músicas é o Mubert AI, no qual o usuário pode escolher o tom que a música deve ter (por exemplo: triste, alegre ou dançante), além do estilo.

Inteligência Artificial - Mubert IA
Créditos: Divulgação

A proposta do Mubert AI é desenvolver canções livres de direitos autorais para trilhas sonoras de vídeos, podcasts e outros tipos de conteúdos

Boomy

Fundado em 2018, o Boomy cria composições em até 30 segundos. O usuário escolhe o gênero e a IA faz tudo: da letra, passando pelo tom, até a melodia e progressão dos acordes.

Inteligência Artificial Boomy
Créditos: Divulgação

Após a música finalizada, o usuário pode fazer alterações e aprimorar a obra, inclusive colocando seus vocais. 

Outros softwares de IA para você experimentar 

  • Amper Music
  • AIVA 
  • Jukedeck
  • Botnik
  • Flow Machines

Vantagens do uso da IA na criação de músicas

Como foi possível observar, a principal vantagem da IA na criação de músicas é a otimização do processo. Essas ferramentas são úteis e ajudam pessoas a testar e até mesmo destravar um pouco quando o processo criativo fica comprometido. 

Porém, de maneira alguma podemos acreditar que elas substituem o talento e a capacidade de um artista de expressar muito melhor os sentimentos, algo intrínseco aos seres humanos. É isso que faz a gente se identificar com uma letra de música, quase que de imediato. 

Embora a utilização da IA deva crescer ainda mais a partir de 2023, existem algumas polêmicas envolvidas, como a propriedade intelectual.

Se as ferramentas de IA são treinadas e alimentadas com metadados de canções criadas por outros artistas, a propriedade intelectual não ficaria comprometida? É o questionamento que fica. 

Felipe Vassão, ainda durante entrevista para a Exame, disse que como criador, detentor de direitos de músicas, me sinto um pouco violado se alguém usar minha música para criar algo.

Risco para os artistas? 

De acordo com Drew Silverstein, CEO e cofundador da Amper Music, a IA não corre o risco de acabar com empregos ou prejudicar o trabalho dos músicos, pois, segundo ele, há dois tipos de músicas: a artística e a funcional

Neste caso, a IA permite a criação de música funcional que têm valor por conta da aplicabilidade. Em sua visão, essas ferramentas permitem que diversos criadores de conteúdo transformem ideias em músicas.

Enquanto a música artística sempre manterá o seu espaço, sendo extremamente valorizada pela capacidade criativa e de encantamento do compositor.

Neste ponto, absolutamente nenhuma Inteligência Artificial será capaz de substituir a aptidão do ser humano de dar vazão aos sentimentos, escolhendo o tom, o ritmo e principalmente as palavras certas. 

As músicas estão mais curtas? 

O que achou sobre a Inteligência Artificial ter o poder de criar letras de músicas?

Ainda refletindo sobre o processo criativo, você já reparou que as canções estão com tempo de duração menor? Vem entender por que as músicas de sucesso estão mais curtas!

Por que as músicas de sucesso estão mais curtas?

Confira também: