19 de Fevereiro de 2025, às 12:00
O estilo Mother Monster, que consagrou o nome de Lady Gaga na indústria musical, está de volta com o lançamento do single Abracadabra.

A música faz parte do seu 7º álbum de estúdio, Mayhem, e foi lançada durante a cerimônia do Grammy de 2025. Na premiação, Gaga estava indicada em múltiplas categorias com o hit Die With a Smile, em parceria com Bruno Mars.
Além da faixa, foi disponibilizado também o videoclipe oficial. Os lançamentos surpresas, sem nenhuma divulgação prévia e durante o Grammy, movimentaram as redes sociais, principalmente por trazerem a versão sombria de Lady Gaga de volta.
Ao falar sobre Abracadabra, Gaga celebra toda a equipe que construiu o single junto a ela.
Parris Goebel, por exemplo, foi a responsável por elaborar a coreografia do videoclipe. As artistas queriam retratar os conflitos internos, a insegurança contínua a qual estamos submetidos.
Na prática, isso foi mostrado por meio de batalhas e movimentos de dança que, muitas vezes, parecem uma luta.
Gaga, além de ser uma das diretoras do clipe de Abracadabra, também esteve presente na escolha dos visuais que ela gostaria de usar no vídeo. A artista revelou um profundo desejo de prezar pela sustentabilidade: nenhuma peça deveria ser criada do zero sem que houvesse um propósito real para ela.
Muitas roupas e acessórios foram recuperados de diferentes armazéns, assim como o próprio acervo pessoal da artista foi revisitado em busca de peças que conversassem com a temática, trazendo mais pessoalidade ao processo.
Para Gaga, Abracadabra é sobre desafios: as dificuldades que enfrentamos como seres humanos para interagir em sociedade e com nós mesmos. No clipe, isso é representado também pela Dama de Vermelho, personagem criada pela artista para simbolizar os nossos monólogos internos.
É a voz que duvida da nossa própria capacidade, da nossa coragem de ser resiliente defesa da essência.
Muitos fãs ficaram se perguntando se a Dama de Vermelho era derrotada no final, mas, para Gaga, esse não é o ponto mais importante.
A Mother Monster diz que, mais do que pensar sobre perder ou vencer, o clipe mostra o início do desafio: as cartas estão jogadas na mesa e a protagonista está disposta a batalhar, mesmo sabendo das dificuldades.
Afinal, a Dama de Vermelho somos nós mesmos, que conhecemos tão bem nossas próprias inseguranças.
Além disso, o clipe também mostra a importância da comunidade para ser forte e resistir. Isso pode ser percebido pelo fato de Gaga aparecer sempre cercada de dançarinos que representam as suas relações e a ajudam a ficar de pé.
Também podemos pensar a ideia da comunidade a partir dos fãs da artista, chamados de Little Monsters. Muitos foram impactados por suas músicas sobre aceitação, como é o caso de Born This Way, faixa que se tornou um hino para a comunidade LGBTIAPN+.
Born This Way: o significado de um dos hinos do orgulho LGBT
Para os fãs, inclusive, a nova era de Gaga remete fortemente ao The Fame Monster, um dos discos mais icônicos de sua carreira, que inclui músicas como Alejandro, Bad Romance e Telephone.
O aspecto sombrio — mas também esperançoso — traz de volta elementos que já foram apresentados anteriormente e aparecem reescritos no clipe de Abracadabra, como coreografias intensas e personagens com uma história.
O título da faixa, que pode ser interpretado como eu crio enquanto falo ou que se crie conforme a palavra, dá um tom mítico à música. Na letra, é como se Lady Gaga — ou a sua personagem — estivesse encantando a multidão, o seu público.
Na música, Gaga canta:
Hold me in your heart tonight
Me mantenha dentro do seu coração esta noite
In the magic of the dark moonlight
Na magia do luar sombrio
Save me from this empty fight
Me salve desta luta vazia
In the game of life
No jogo da vida
A cantora parece estar fazendo uma separação entre a sua vida pessoal e profissional, evidenciando que elas não podem coexistir pacificamente.
A luta vazia pode ser interpretada como a fama e as relações superficiais que existem no mercado, enquanto a essência da humanidade, o amor, seria o oposto.
Em seguida, conhecemos a Dama de Vermelho:
Like a poem said by a lady in red
Como um poema dito por uma mulher de vermelho
You hear the last few words of your life
Você ouve as últimas palavras da sua vida
As últimas palavras podem ser os nossos próprios questionamentos: será que consigo? Será que sou capaz? Quando duvidamos, muitas vezes desistimos, nos botando contra a parede.
Além disso, Gaga faz diversas menções à pista de dança em Abracadabra. É onde ela deposita todo o seu fôlego e batalha com a Dama de Vermelho — contra si mesma — em defesa do seu amor, da sua essência.
Feel the beat under your feet, the floor’s on fire
Sinta a batida sob os seus pés, a pista está pegando fogo
Voltando ao tom místico da música, no refrão, a artista canta:
In her tongue, she said
Em sua língua, ela disse
Death or love tonight
Morte ou amor esta noite
Os versos parecem ir de encontro ao que falamos: Lady Gaga encontra-se em um beco sem saída, devendo escolher a morte da sua carreira como artista e a chance de viver o amor.
A música, no fim, não nos dá uma resposta, assim como o clipe também não se propõe a isso. Como a própria artista explicou, é sobre se dispor a batalhar e resistir, não sobre quem venceu ou perdeu.
Além de ter uma voz poderosa, a artista também é conhecida por suas falas que tocam nos sentimentos. Agora que você conhece o significado de Abracadabra, conheça também versos incríveis das músicas de Lady Gaga e torne-se um Little Monster também!



Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.