Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Lady Gaga: as 17 melhores músicas da artista

Listas musicais · Por Dora Guerra

3 de Setembro de 2019, às 07:00

A Lady Gaga andava meio sumida da música, explorando outros horizontes. Por um tempo, ela resolveu seguir a carreira de atriz e de empreendedora, mas a espera finalmente acabou: a era Chromatica chegou!

O novo álbum confirma o que todo mundo já sabe: Gaga revoluciona o pop internacional sempre que lança algo novo. Seu primeiro álbum, The Fame, completou 10 anos em 2019 e, nessa última década, ela jamais passou despercebida.

Por isso, nada mais justo que celebrar a carreira dessa artista icônica com mais um post todinho dela! Vamos falar dos hinos da Gaga?

As melhores músicas de Lady Gaga

Listamos algumas das nossas preferidas, mas toda a carreira da Gaga é marcante, né? Segue a nossa seleção das 15 melhores:

Rain On Me (feat. Ariana Grande)

Rain On Me, o segundo single da era Chromatica, chegou abalando as estruturas dos fãs por causa da parceria com Ariana Grande e do clipe incrível.

As duas artistas se tornaram amigas após a parceria para cantar uma música que fala sobre a intensidade do amor. Perfeitas, né?

The Cure

Em The Cure, single lançado depois do álbum Joanne, Gaga canta sobre ter um amor incondicional por alguém. Não pertence a nenhum álbum, não teve clipe, nada: foi um lançamento que pegou bastante gente de surpresa.

Muitos fãs especulam que a música é dedicada a uma grande amiga de Gaga, Sonja, que faleceu de câncer em 2017. Já outros acham que essa é uma música descartada do filme Nasce Uma Estrela, porque parece bastante com o estilo da sua personagem Ally. 

Fictício ou real, não importa — é hino sim:

Speechless

Essa canção é como um pedido de Gaga a seu pai, que se recusava a tratar um problema cardíaco. A composição fala sobre o quão egoísta seria o ato de se negar a fazer uma cirurgia.   

O resultado é chamado Speechless, que está no álbum The Fame Monster:

Sour Candy (feat. BLACKPINK)

Juntar o pop com o kpop não tinha como dar errado, né?

É por isso que o terceiro single da era Chromatica já foi sucesso desde o dia em que foi lançado.

Em parceria com as meninas do BLACKPINK, o maior girlgroup de kpop do mundo, Lady Gaga lançou uma das melhores músicas do novo álbum, Sour Candy.

BLACKPINK: conheça as integrantes queridinhas do grupo de k-pop

Perfect Illusion

Lembra quando a Gaga desapareceu no mundo do jazz e parecia que ela nunca ia voltar? Olha, a gente adora a era: a cantora arrasou demais cantando clássicos com o Tony Bennett, mas é claro que todo mundo amou quando a artista voltou com Perfect Illusion, primeiro single da era Joanne

Vale lembrar que essa música foi produzida pelo Kevin Parker, do Tame Impala, e Mark Ronson, que depois colaborou de novo com a cantora na icônica Shallow.

Alejandro

De acordo com a artista, cada música do álbum The Fame Monster representa um monstro da cabeça dela. Assim, Alejandro é o monstro do medo de homens: mostra seu sofrimento ao se envolver em relacionamentos difíceis que acabaram mal.

Já o clipe é mais um de suas declarações artísticas, dirigido pelo fotógrafo Steven Klein. É um vídeo que brinca com temas totalitários e imagens dos anos 30:

I’ll Never Love Again

Pra quem assistiu Nasce Uma Estrela, essa música é inesquecível. I’ll Never Love Again é a última música cantada pela artista no longa e mostra todo o poder de Gaga em cantar com sentimento. Botar uma emoção dessas na voz não é pra qualquer um!

No dia da gravação, a artista tinha acabado de descobrir que sua grande amiga, Sonja, havia falecido. Bradley Cooper, seu companheiro de cenas e também diretor do filme, disse a Gaga que não precisava gravar, mas tudo que ela queria nesse dia era cantar. O resultado é emocionante:

Million Reasons

Em um clipe que serve de continuação para Perfect Illusion, Gaga apresenta a estética total Joanne: chapéu rosa, som acústico e um toque country. 

Million Reasons fala sobre um relacionamento difícil, em que a cantora tem todos os motivos para ir embora e abandonar tudo; mesmo assim, ela reluta em fazer essa escolha.

Apesar de parecer que ela fala de um relacionamento amoroso, muitos supõem que, na verdade, se trata da sua relação com a música. Afinal, Gaga já deu algumas declarações sobre como a fama a fez mal, mas que não se via fazendo outra coisa da vida.

Judas

Gaga não tem medo de abordar assuntos controversos, como por exemplo, dizer que está apaixonada por Judas. Essa é a metáfora de Judas, famosa música em que a artista fala sobre voltar a ter padrões ruins e como isso a faz se sentir uma pecadora

Ao lançar um clipe (em domingo de Páscoa!), que mostra Judas como um motoqueiro, a cantora prova que não tem medo de polêmicas. Ah, e tem muita maquiagem e coreografias incríveis. ICÔNICO!

Yoü And I

Claro que Yoü And I está na nossa lista! A música tem o nome estilizado por ser dedicada a um ex de Gaga, Lüc Carl, e é uma declaração ao homem que ela considerava ser o amor da sua vida.

Ironicamente, foi na gravação desse clipe que a cantora conheceu o ator Taylor Kinney, que seria seu futuro noivo. E foi com esse clipe que Gaga criou seu alter-ego masculino, chamado Jo Calderone. 

Ah! Tem um sample de We Will Rock You do Queen na música, com o próprio Brian May tocando guitarra no refrão. Haja curiosidade para uma faixa só, né? 

Applause

A cara do ARTPOP, Applause é um single ímpar. A letra fala sobre a dor de Gaga em se apresentar exaustivamente, mas como os aplausos a estimulam. 

Já o vídeo brinca com a temática da arte em vários sentidos: com referências a Vênus de Milo e provavelmente também à David Bowie, o clipe não foi bem recebido por muita gente na época. Ícone a frente do seu tempo tem dessas, né?

Paparazzi

Rainha faz assim, né mores? Paparazzi começa a narrativa audiovisual de Gaga para o álbum The Fame (2008). Com looks únicos e com uma personagem assassina e fugitiva, foi assim que começamos a conhecer melhor a excentricidade de Gaga. 

Além do clipe incrível, a canção também foi apresentada no VMA de 2009, uma de suas performances mais famosas de todas. Por isso, escolhemos esse vídeo pra te mostrar:

Poker Face

Em Poker Face, a compositora brinca com a ideia do sexo ser similar ao poker, seja pelos jogos, pelos blefes ou pela competição. Foi com essa canção que Lady Gaga venceu seu primeiro Grammy, de Melhor Gravação de Música Dançante. Imagina começar aclamada assim?

Telephone (feat. Beyoncé)

Às vezes é inacreditável que vivemos esse momento icônico do pop, né? Da série de continuações que a gente ainda tá esperando, o clipe de Telephone mostra nada menos que Beyoncé livrando Lady Gaga da cadeia.

É a sequência do vídeo de Paparazzi e foi inspirado pelos filmes de Tarantino. Deu pra notar?

Uma curiosidade é que a música foi originalmente composta pela Gaga para Britney Spears, mas Britney a recusou. Ela também seria o feat original de Gaga nessa canção, mas a cantora acabou convidando Beyoncé. O resultado a gente conhece:

Bad Romance

Se você estava atento ao mundo da música em 2009, você não ficou sem ouvir Bad Romance. A canção foi inspirada pelo europop e fala sobre a atração de Gaga por romances ruins, abusivos. O resultado foi simplesmente um dos maiores hits pop do século!

Atraída por temas criminosos, o clipe mostra a cantora sendo sequestrada pela máfia russa, sendo drogada e tentando negociando com eles, até acabar em uma cama em chamas. Tudo isso com looks incríveis de Alexander McQueen e coreografias inesquecíveis. Gaga uh-lala!

Shallow (feat. Bradley Cooper)

Bom, falando nisso, se você estava atento em 2018/2019, com certeza ouviu Shallow ou, pelo menos, juntos e shallow now!

A música foi vencedora do Oscar de Melhor Música Original e contou com a colaboração do compositor e produtor Mark Ronson. Aproveitando, a cantora botou o gogó pra jogo nesse hino. A gente fez até um post falando sobre o significado de Shallow: aproveita pra ler aqui!

Dá uma olhada na apresentação de Gaga com Bradley Cooper no Oscar e sente essa química:

Born This Way

Foi com Born This Way que Gaga assumiu totalmente a bandeira LGBTQ+, com o lema nasci desse jeito e me amo assim.

Foi um renascimento da marca da artista, que deixou de ser somente um expoente pop para se mostrar ativista e engajada em temas políticos.

Com o auto-intitulado manifesto da Mother Monster, o clipe traz uma mensagem poderosíssima, mas feita pra dançar. São sete minutos marcantes na história do pop:

A evolução de Gaga

Talentosa, versátil, fashionista e carismática: se tem alguém que merece seu lugar no pop, é Lady Gaga. Se o post te inspirou, aproveita pra conferir nosso texto com a biografia da artista e lembrar um pouco de como ela chegou ao topo 😍

E, como de costume, vamos recomendar nossa playlist do momento: uma seleção com os maiores hinos de Gaga, do início da carreira até hoje. Vem ouvir a evolução de Lady Gaga na música.

Playlist A Evolução de Lady Gaga

É fã de pop? Talvez você goste desses posts