Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Admirável Chip Novo: confira a análise do sucesso da Pitty

Analisando letras · Por Érika Freire

31 de Agosto de 2021, às 12:00

Pitty fez a sua estreia no rock nacional com o álbum Admirável Chip Novo, em 2003. A faixa que leva o nome do disco foi o segundo single de trabalho e se tornou um grande sucesso da carreira da cantora.

Em meio ao cenário pop em evidência, o peso do rock e a voz firme de Pitty, somados às letras filosóficas presentes no disco, trouxeram um novo fôlego.

Pitty
Créditos: Divulgação

Era o prenúncio de que o rock nacional não estava apenas vivo, mas havia se renovado, trazendo uma mulher como representante.

Pitty surgiu demonstrando a sua autenticidade e genialidade para compor letras que convidam à reflexão, como é o caso de Admirável Chip Novo.

Quer entender melhor sobre o que se trata a música? Confira a análise de Admirável Chip Novo:

Admirável Chip Novo: análise da música

A letra de Admirável Chip Novo foi escrita pela Pitty em um período em que costumava ficar sozinha no seu quarto, sem saber muito bem o que ia acontecer com a sua vida. 

Segundo a cantora, em um vídeo no YouTube, era a fase de início da popularização da internet e havia uma certa aflição em navegar pelas diversas janelas de propagandas que se abriam ao mesmo tempo, incentivando você a comprar. 

Foi daí que veio a ideia de fazer o refrão com verbos imperativos: pense, fale, compre, beba.

Pitty se recordou também do livro de Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo, que deu origem ao contexto da letra e à intertextualidade no título da música.

Admirável Chip Novo é uma crítica transparente de Pitty ao sistema e toda a sua forma de controle da sociedade, tornando-a cada vez mais robotizada: 

Pane no sistema
Alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo

A música se inicia com a personagem acordado de um sono profundo após um probleminha no sistema. Ela, que pensava ser humana, notou ser um robô, agora desconfigurado. 

Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado

Com versos muito bem construídos e com comparações bem pertinentes, a segunda estrofe mostra a personagem percebendo que, na realidade, não estava liberta como imaginava. 

Ela observa a liberdade como uma grande ilusão, vivendo em um mundo totalmente programado. 

Mas lá vêm eles novamente
Eu sei o que vão fazer
Reinstalar o sistema

Ao primeiro sinal de qualquer pane, a solução logo se apresenta com novas medidas de manipulação e tentativa de fazer com que a sociedade continue dormindo.

Esse trecho nos remete à relação que temos atualmente com as redes sociais. Muito se fala que a internet e as redes trouxeram liberdade para que as pessoas possam se expressar, ter diferentes formas de trabalho.

Mas, na verdade, é apenas um novo sistema que faz com que todos continuem escravos, dependentes. 

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva

Não, senhor, sim, senhor
Não, senhor, sim, senhor

No refrão, como a própria cantora comentou, a ideia era colocar verbos no imperativo, induzindo as pessoas a realizarem uma ação.

É o que ocorre na sociedade, somos o tempo todo levados a consumir cada vez mais e a assumir compromissos que nem sempre gostaríamos. Estamos apenas obedecendo, como sugere os versos finais.

Se você fosse realmente livre, viveria hoje exatamente da forma que vive? 

O livro de Aldous Huxley, que inspirou Pitty, Admirável Mundo Novo, foi publicado em 1932.

Tanto a música quanto a história do livro falam sobre a manipulação da sociedade como forma de não permitir que as pessoas se rebelem. 

Capa do livro Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
Capa do livro Admirável Mundo Novo / Créditos: Divulgação

9 músicas que são inspiradas em livros e você não sabia

Porém, no decorrer da narrativa, alguns personagens desejam a sua autonomia e partem em busca de novas experiências.

26 anos, mulher e muito a dizer 

Pitty tinha apenas 26 anos quando lançou seu primeiro álbum, Admirável Chip Novo. Com o álbum, ela quebrou barreiras e trouxe uma nova roupagem para o rock nacional, bastante dominado por homens.

Uma mulher roqueira, jovem, vinda da Bahia e trazendo na bagagem um trabalho diferenciado, inteligente com sonoridade e letras de peso.

Pitty
Créditos: Divulgação

O single de estreia, Máscara, logo chamou a atenção dos apreciadores de rock and roll e não demorou para o clipe se destacar na MTV. 

Como uma homenagem ao livro de Huxley, as demais faixas do discos e até a estética dos videoclipes trazem essa reflexão sobre manipulação, falta de questionamento e subserviência. 

O segundo single foi a faixa título do álbum, que trouxe outras canções memoráveis, como Teto de Vidro, Equalize, Semana que Vem, Emboscada

Pitty
Créditos: Divulgação

Mas a verdade é que todas as 11 músicas que compõem o disco deram um baita fôlego para o rock na década de 2000, assim como os trabalhos que vieram na sequência. 

Pitty, naquele momento, marcava muito bem o seu território, ganhando o respeito e admiração de muita gente.

Frases da Pitty

As letras da Pitty convidam a grandes reflexões e questionamentos. Sociedade, política, machismo, empoderamento feminino são temas frequentes em suas músicas.

Com mais de 20 anos de estrada, a cantora tem diversos hits e todos com trechos incríveis. Por isso, depois da análise de Admirável Chip Novo, confira as melhores frases da Pitty

Frases da Pitty

Aproveite para ler: