Agust D: conheça as melhores músicas solo do Suga do BTS

Confira as melhores músicas do rapper, produtor musicas e compositor Agust D.

#kpoppers · Por Karoline Póss

14 de Maio de 2023, às 12:00


Agust D, uma das identidades de Min Yoongi, foi uma das formas encontradas pelo Suga do BTS para mostrar seu eu mais sincero e artístico ao público.

O nome apareceu pela primeira vez com o lançamento da mixtape Agust D, lançada em 2016 no SoundCloud, e é responsável por algumas das melhores músicas do artista.

Através das mixtapes sob o nome de Agust D, Suga pôde lançar trabalhos que remetem ao início de sua carreira como produtor musical e compositor, algo que faz desde os 13 anos e não parou mesmo após se juntar ao grupo de maior sucesso da história do k-pop. 

Nesses projetos independentes, Yoongi também revisita seu passado no rap underground, quando usava o nome artístico de Gloss e tinha um estilo de rap hardcore, com grandes influências do hip hop. 

Honrando suas raízes sem deixar o presente de lado, o nome Agust D lido ao contrário é formado pelas iniciais DT, de Daegu Town, sua cidade de nascimento, e seu nome artístico Suga, pelo qual ficou mundialmente conhecido. 

Agora que você já sabe tudo sobre os múltiplos nomes do artista, confira algumas das melhores músicas de Agust D que não podem faltar na sua playlist! 

Agust D: as 10 melhores músicas para você conhecer

Selecionamos abaixo algumas das mais famosas e marcantes músicas de Agust D para você conhecer um pouco dessa identidade musical do artista.

Agust D

A primeira mixtape de Agust D é liderada pela faixa homônima, uma música sobre suas conquistas e ambições marcada por um rap agressivo e ritmo dinâmico. 

A faixa conta com frases impactantes como esta categoria de K-pop não é suficiente para mim e Do Brasil para Nova York, meu passaporte não tem descanso, que a tornou especialmente querida entre o Army brasileiro.

The Last

Da mesma mixtape, The Last é uma carta aberta sobre sua depressão e superação.

A música começa relembrando suas dificuldades, como sua primeira ida ao psiquiatra, com quem falou sobre uma tentativa de suicídio. Ao fim, a letra ganha um tom positivista, vendo suas provações como lembranças que regam algo que ele construiu ao longo dos anos: autorrespeito

Meus fãs, meus companheiros, minha família, espero que não se preocupem, eu realmente tô bem agora, pra cacete. 

A música também aborda o ódio dos rappers underground contra idols, considerados vendidos à indústria. Agust D rebate as críticas com classe: Nós nos vendemos, mas vocês, não é que não quiseram fazer isso, vocês não puderam.

Daechwita

Eu sou um rei, eu sou um líder! Não é exagero dizer que Daechwita é a música mais popular de Agust D. 

Com fortes influências da cultura tradicional coreana, seja em seu instrumental ou no MV oficial, a faixa é uma carta aberta contra os haters, reconhecendo suas conquistas e encarando de frente aqueles que falam muito e pouco fazem. 

A faixa também ganhou uma versão com os sete integrantes do BTS para o Muster Sowoozoo, um show on-line realizado em 2021 pelo grupo, com direito a atuações que remetem ao clipe oficial. 

People pt. 2

Após o sucesso de Eight, lançada em 2020, a solista IU volta a trabalhar com Suga, desta vez para um de seus trabalhos como Agust D. 

People pt. 2 foi uma pre-release para o álbum D-Day escrita durante a pandemia de coronavírus. A letra é o retrato sincero da vida de um artista e o quão solitária ela pode ser

A vida é uma batalha entre resistência e submissão

Para mim, é uma luta contra a solidão

Quando as lágrimas explodirem, você pode chorar (você pode chorar)

Você já é o suficiente para ser amado

D-Day

E falando em D-Day, o álbum foi lançado em abril de 2023 e conta com uma faixa homônima em sua tracklist de canetadas de Agust D.

A música fala sobre percorrer os obstáculos com força pensando no Dia D, aquele dia em que todos os seus sonhos serão realizados e tudo valerá a pena. 

Snooze 

Em parceria com o músico japonês Ryuichi Sakamoto, que nos deixou em março de 2023, e de Kim Woo Sung, vocalista da banda coreana The Rose, a letra de Snooze é um abraço para aqueles que estão passando por um momento difícil, oferecendo um apoio onde podem descansar, chorar e tirar uma soneca em paz.

Amygdala

As amígdalas cerebrais são as responsáveis por nossas memórias e emoções. Em Amydala, que mistura rock e hip hop, Min Yoongi revisita suas memórias mais difíceis, como a cirurgia cardíaca de sua mãe, o câncer do pai e um acidente que sofreu, mas escondeu para não preocupá-los.

À suas amígdalas, pede a salvação: se esquecer da dor que passou.

Haegeum

Haegeum, faixa principal do álbum D-Day, é uma música sobre se libertar de tudo o que é proibido, mas não confundir liberdade com autoindulgência.

Neste momento de hiatus do BTS, os integrantes estão passando por libertações e redescobertas musicais, ganhando mais camadas para interpretação.

A faixa chegou a ser performada nos palcos do The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e está na setlist da nova turnê de Agust D, que não tem passagem confirmada no Brasil.

Huh 

E falando em BTS, HUH?! é uma parceria com J-Hope, demonstrando como os membros continuam unidos mesmo em seus trabalhos individuais.

Os dois rappers rebatem aos artigos maliciosos e comentários de haters. Que merda você sabe sobre mim?, perguntam repetidamente.

Life Goes On

Além da música do BTS que leva o mesmo nome, Agust D levanta sua própria interpretação sobre o conceito, olhando para seus dez anos como integrante do BTS em Life Goes On ainda com medo do futuro, mas seguindo em frente porque a vida vai durar para sempre.

BTS: sete grandes talentos!

Agora que você conheceu as melhores músicas de Agust D, o lado B do Suga fora do k-pop, que tal conhecer os outros integrantes do BTS e seus próprios projetos?

Integrantes BTS


Leia também