Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

40 anos do álbum Thriller: curiosidades sobre o clássico de Michael Jackson

Álbuns · Por Renata Arruda

30 de Novembro de 2022, às 10:50

Thriller foi um marco na história da música. Lançado em 30 de novembro de 1982, o sexto álbum de Michael Jackson recebeu oito prêmios Grammy e se tornou o mais vendido de todos os tempos no mundo. Para muita gente, esse é o maior e melhor disco da história.

Naturalmente, o sucesso de Thriller também mudou a carreira do cantor. Contendo algumas das melhores músicas do Rei do Pop, o álbum elevou Michael Jackson ao status de astro mundial e ainda ajudou a quebrar barreiras raciais na indústria do pop.

Vem saber mais sobre o álbum Thriller e as curiosidades sobre esse grande fenômeno mundial, que até hoje continua influenciando artistas e encantando novas gerações de fãs!

Álbum Thriller: curiosidades sobre o clássico de Michael Jackson

Quem iria imaginar que o álbum mais vendido no mundo demoraria apenas seis meses para ser produzido?! Com apenas nove canções, Thriller conseguiu emplacar sete singles no top 10 das paradas nos EUA.

Capa do álbum Thriller, de Michael Jackson
Capa do álbum Thriller / Créditos: Divulgação

Mas como foi a trajetória do disco, desde a concepção até o sucesso? É o que você vai descobrir agora!

Um artista subestimado

Apesar de ser bastante famoso e ter lançado, em 1979, o álbum Off The Wall, sucesso de público e crítica, Michael Jackson sentia-se desvalorizado pela indústria.

Capa do álbum Off The Wall, de Michael Jackson
Capa do álbum Off The Wall / Créditos: Divulgação

Isso porque o cantor achava que o disco merecia ter recebido o prêmio de Gravação do Ano no Grammy de 1980. Além disso, na época do lançamento, a Rolling Stone recusou uma matéria de capa com ele, o que só contribuiu para aumentar o sentimento de desvalorização. Sobre isso, Jackson declarou que:

Disseram várias vezes pra mim que pessoas negras na capa das revistas não vendem exemplares. Então esperem. Um dia essas revistas vão implorar por uma entrevista minha. Talvez eu conceda, talvez não.

A gravação de Thriller

Foi com a vontade de se tornar um popstar que Jackson convocou novamente Quincy Jones, produtor do álbum anterior, para trabalhar em Thriller. Juntos, eles fizeram trinta músicas, escolhendo nove delas para o repertório.

Dessas, quatro foram escritas por Michael Jackson: Wanna Be Starting Something, The Girl Is Mine, Beat It e Billie Jean.

Com um orçamento de 750 mil dólares, as gravações começaram em 14 de abril de 1982 em grande estilo, com Jackson e Paul McCartney reunidos no estúdio para eternizar The Girl Is Mine.

Além de McCartney, o álbum contou com outros convidados, como os membros da banda Toto, que participaram da gravação e produção, o guitarrista Eddie Van Halen, que faz o solo em Beat It, e o ator Vincent Price, que recita os versos no final da canção Thriller

Discórdias durante a gravação

Durante as gravações, a relação entre o cantor e o produtor estremeceu. Conta-se que Jackson passava a maior parte do tempo ensaiando passos de dança, o que desagradava Jones. No fim, ambos não curtiram o resultado final e levaram duas semanas remixando novamente cada faixa.

Outra questão que causou discórdia entre eles foi a respeito de Billie Jean. Enquanto o produtor achava que a música era longa demais e queria encurtar a introdução, Jackson não permitiu, alegando que o trecho dava vontade de dançar.

O processo todo terminou em 8 de novembro de 1982. No primeiro dia de dezembro, o álbum finalmente chegou às lojas.

Thriller: o álbum mais vendido no mundo

O primeiro single foi The Girl Is Mine, o que gerou desconfiança nos críticos. Segundo eles, o público se decepcionaria com o álbum. Houve quem dissesse ainda que Michael Jackson estava tentando agradar o público branco.

Ainda assim, a música alcançou o top 10 das paradas nos EUA. No mês seguinte, foi a vez de Billie Jean chegar às rádios. O sucesso da canção levou o disco ao topo da lista de mais vendidos, onde permaneceu por nada menos que 37 semanas. 

No final de 1983, em apenas dois anos, Thriller se tornou o álbum mais vendido no mundo todo. Ele continua até hoje como o disco mais vendido da história, com mais de 66 milhões de cópias comercializadas.

Recorde no Grammy 

Se Michael Jackson se sentiu injustiçado pelo Grammy em 1980, quatro anos depois ele lavou sua alma. Isso porque Thriller quebrou o recorde em 1984 ao receber oito prêmios, incluindo o de Álbum do Ano e Gravação do Ano (com Beat It). 

Michael Jackson no Grammy
Créditos: Divulgação

Um marco contra o racismo na música pop

Além de aclamado, Thriller também ajudou a quebrar barreiras raciais na música pop. O videoclipe de Billie Jean foi o primeiro de um artista negro a entrar na programação regular da MTV.

Conta-se que a emissora considerava que os artistas da black music não faziam rock o suficiente para serem transmitidos.

Inclusive, há a história de que o presidente da gravadora CBS Records, Walter Yetnikoff, teria pressionado o canal a transmitir os clipes de Michael Jackson, ameaçando contar ao público que a MTV não queria tocar músicas feitas por um negro.

Seja como for, o fato é que os vídeos de Billie Jean e Beat It fizeram um grande sucesso e abriram o caminho para que a MTV desse mais espaço para artistas da música pop e do R&B. 

Curiosidades sobre o icônico videoclipe de Thriller

Lançado em 1983, o videoclipe de Thriller foi igualmente um marco na música. Homenageando filmes de terror, o vídeo dirigido pelo cineasta John Landis foi um dos primeiros a contar uma narrativa que combinasse com a letra da música

Com 12 minutos de duração, o clipe elevou o formato à categoria de obra de arte, chegando a estrear nos cinemas na tentativa de conseguir uma indicação ao Oscar de curta-metragem.

Não conseguiu, mas conquistou outro feito: popularizar o making-of e o home video. Isso porque o VHS contendo o videoclipe e o documentário The Making Of Michael Jackson’s Thriller, com os bastidores da gravação, vendeu mais de 14 milhões de cópias.

Além disso, é o único vídeo incluído no Registro Nacional de Cinema da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Frases do Michael Jackson

Cumprindo o que prometeu, o álbum Thriller alcançou um sucesso até então sem precedentes para o trabalho de um artista negro. 

Que tal agora relembrar alguns dos seus versos mais marcantes conferindo 40 frases das músicas de Michael Jackson? Aproveita pra curtir esses clássicos!

Frases Michael Jackson

Confira também: