Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Geração grunge: as 15 melhores músicas do Alice In Chains

Listas musicais · Por Érika Freire

2 de Março de 2021, às 19:00

Formada em 1987 em Seattle, o Alice In Chains se tornou um dos maiores representantes do rock anos 90 e do movimento grunge, apesar da notória influência do metal alternativo. 

Mesmo em meio aos percalços durante a carreira por conta do problemas com drogas de Layne Staley, vocalista da banda, falecido em 2002, o Alice In Chains conseguiu se estabelecer e manter um público fiel que não se preocupa com rótulos, e sim com música feita de forma visceral

Alice In Chains
Créditos: Divulgação

A banda tem cinco discos lançados, sendo Facelift o mais popular, com sucessos como Man In The Box, Bleed The Freak, Sea Of Sorrow, entre outros. Mas é claro que há muito mais coisa boa pra gente ouvir da banda e, por isso, decidimos reunir algumas das melhores canções do Alice In Chains. 

Vem com a gente montar a sua playlist! 

As melhores músicas do Alice In Chains

Fizemos um bom apanhado entre as melhores do Alice In Chains pra você curtir. Já aumenta o som! 

Nutshell

Nutshell é uma das canções mais aclamadas da banda, chega a arrepiar com a sua linda introdução, mas sua letra traz angústias sobre se sentir sozinho e sem poder ser você mesmo.

A canção entrou para o EP Jar Of Flies e também para Unplugged MTV, de 96. Nos shows, Nutshel costuma ser dedicada ao falecido vocalista Layne Staley. 

Acústicos MTV internacionais: relembre os 12 melhores

Would?

Um dos trechos de Would? diz: Same old trip it was back then, So I made a big mistake (A mesma velha viagem que foi naquela época, então eu cometi um grande erro).

O compositor e guitarrista Jerry Cantrell se inspirou em Andrew Wood, vocalista do Mother Love Bone, que faleceu em 1990 devido a uma overdose de heroína. Cantrell chegou a comentar que direcionou a música também para as pessoas que julgam as decisões alheias.  

Man In The Box

O clássico do Alice In Chains, Man In The Box é a música mais popular da banda e traz como tema a questão da censura da mídia. Foi escrita por Layne Staley e faz parte do disco de estreia, Facelift, lançado em 1990.    

Down In a Hole

Down In a Hole fala sobre Courtney Clarke, então namorada do guitarrista Jerry Cantrell. A princípio, ele não queria apresentar sua composição aos demais integrantes por não ter o peso característico do som da banda.

A música acabou entrando no segundo disco da banda, Dirt. Que bom que Cantrell mudou de ideia, né? A canção virou uma de suas preferidas do Alice In Chains, justamente por retratar uma experiência particular de sua vida. 

Bleed The Freak

Nossa seleção se torna mais poderosa com a sensacional Bleed The Freak, do álbum Facelift. Aliás, esse disco tem muitas músicas boas!

Também composta por Jerry Cantrell, Bleed The Freak fala sobre as pessoas que colocam os outros pra baixo. Ao inverter os papéis, até que ponto o outro está disposto a se colocar no lugar de quem sofre? 

When The Sun Rose Again

Temos que confessar que é uma tarefa difícil listar as melhores músicas do Alice In Chains, mas tem uma que não pode ficar de fora é When The Sun Rose Again

Após um hiato de 14 anos sem lançar disco novo, eles gravaram em 2009 Black Gives Way To Blue, e When The Sun Rose Again é uma das faixas. 

Black Gives Way To Blue

Também do disco homônimo Black Gives Way To Blue, que marca a estreia do vocalista que substituiu Layne Staley, William DuVall, a música tem uma letra belíssima em homenagem à Staley.  

A gravação de Black Gives Way To Blue contou com participação de Elton John tocando piano. Do álbum, vale ouvir também Your Decision e Private Hell. 

Rooster

Outra faixa do disco de 1992, Dirt, Rooster foi escrita por Jerry Cantrell em homenagem a seu pai, que esteve na Guerra do Vietnã. 

Rooster, que significa galo, era o apelido que o pai do guitarrista ganhou na infância. A música chegou ao sétimo lugar do ranking Mainstream Rock Tracks da Billboard.

No Excuses

Música mais leve que difere da sonoridade mais pesada das demais composições do Alice In Chains, No Excuses faz parte do EP Jar Of Flies, lançado em 1994. 

O interessante da canção está na letra, que é um desabafo escrito por Jerry Cantrell a respeito do vício de Layne Staley. Ele fala sobre a frustração em ver o amigo naquela situação, mas acaba afirmando o amor por ele. 

Sunshine

Jerry Cantrell é o maior letrista da banda e é dele também a letra da incrível de Sunshine, escrita em homenagem à sua mãe, falecida em 1987. A música está presente no álbum Facelift.  

Durante uma entrevista, Cantrell disse que costumava dizer à sua mãe, quando criança, que iria se tornar famoso e comprar uma casa para ela, e que a morte dela foi difícil para ele.

Love, Hate, Love

Layne Staley e Jerry Cantrell dividem o vocal de Love, Hate, Love, o que ocorreu em diversas outras canções até Staley falecer. 

É outra faixa do álbum Facelift, o primeiro álbum do movimento grunge a ganhar disco de ouro. Veja a apresentação da banda em Seattle, com Layne Staley ainda nos vocais.  

Don’t Follow

Don’t Follow tem estilo baladinha e agradou bastante alguns fãs. A canção chegou a 25ª posição do ranking Mainstream Rock Tracks da Billboard.  

A faixa está presente no disco Jar Of Flies, de 1994.

Dam That River

Mais uma faixa excelente do disco Dirt, Dam That River, pra você que quer montar uma playlist com as músicas essenciais do Alice In Chains. 

Em Dam That River Jerry, Cantrell decidiu escrever sobre a briga que teve com o baterista da banda, Sean Kinney, por conta de uma carona.  

Them Bones

Them Bones fala sobre morte, imaginando como todos acabaremos um dia: uma pilha de ossos. Essa foi a premissa de Jerry Cantrell ao compor a música. 

Sobre a música, Cantrell chegou a comentar que a ideia de que as experiências vividas acabam quando se fecha seus olhos é muito assustadora.

We Die Young

Música de 1990, faz parte de um EP lançado em vinil e que virou item de colecionador. We Die Young foi escrita por Jerry Cantrell que se inspirou ao ver garotos trabalhando no tráfico de drogas.

Conheça 13 diferentes estilos de rock

Rockabilly, rock psicodélico, glam rock… muitos estilos complementam o universo tão rico do bom e velho rock and roll. 

Um dos gêneros mais populares do mundo representa também um estilo de vida. Vem conhecer 13 diferentes estilos de rock!

Estilos de rock

Confira: