Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira a análise da música Exagerado, sucesso de Cazuza

Analisando letras · Por Renata Arruda

8 de Setembro de 2020, às 12:00

Uma das melhores músicas de Cazuza sem dúvida é Exagerado.

Embora já fosse bem conhecido do público por sua participação no Barão Vermelho, foi com essa canção que a carreira solo do cantor carioca deslanchou, sendo um dos seus maiores sucessos.

Cazuza
Créditos: Divulgação

Escrita em parceria com Leoni e o produtor Ezequiel Neves, a faixa se tornou uma espécie de marca registrada de Cazuza, fazendo com que o músico ficasse conhecido por esse apelido até o final da vida.

Para relembrar esse clássico, trouxemos hoje uma análise de Exagerado, de Cazuza, estrofe por estrofe. Vem ver!

Análise da música Exagerado, de Cazuza

Lançada em 1985, Exagerado é a faixa-título do álbum de estreia do cantor. Embora sua mãe tenha declarado em entrevista que a música fora composta para Ezequiel Neves, Cazuza a reconhecia como uma das suas canções mais autobiográficas.

A letra fala sobre alguém que ama de maneira muito intensa e já foi interpretada de várias maneiras: há quem afirme que seja sobre um amor de filho pra mãe, sobre um relacionamento tóxico e até sobre vício em cocaína!

Veja a nossa interpretação da música:

Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade

Para muita gente, os versos acima dão a entender que o personagem da música é um filho que ama incondicionalmente a mãe. Isso explicaria a estrofe seguinte, na qual o autor afirma trazer flores para se desculpar com a pessoa a quem a letra é dirigida.

No entanto, como o próprio título diz, o eu-lírico é alguém que se reconhece como exagerado. Assim, é mais provável que se trate de uma pessoa que tem o costume de aumentar as coisas, principalmente o amor que sente, fazendo com que a pessoa amada acredite que a relação entre eles já estava predestinada a acontecer desde o nascimento.

Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas

Nesta estrofe podemos perceber que o sentimento do personagem é, como ele próprio coloca, desenfreado

Dessa maneira, não fica muito claro se a paixão cruel a qual ele se refere é cruel para ele mesmo, de tão intenso que é o sentimento, ou se é cruel para a outra pessoa, que precisa viver em uma dinâmica de perdoar constantemente mentiras e mancadas.

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

No refrão, o autor assume que ele é assim mesmo: exagerado. Ou seja, ele não gosta dessa coisa de romance tranquilo e estável, prefere inventar um amor romântico intenso, descontrolado, que vai até às últimas consequências. Bem coisa de cinema!

Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar

A estrofe acima dá algumas pistas daquela relação tóxica sobre a qual falamos no início. Assim como uma criança pode ter comportamentos tipicamente infantis de birra, como se recusar a comer para receber atenção, há também pessoas que fazem a mesma coisa.

Demonstrando uma certa dependência emocional, ou apenas o forte desejo de viver um amor inventado, que de fato não existe, o autor afirma que pode morrer se a pessoa amada não corresponder aos sentimentos impossíveis dele.

E por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais

Composta nos anos 80, a canção é fruto de uma época em que o lema viva rápido, morra jovem era bastante difundido na cena artística, principalmente do rock. 

Dentro desse contexto, a letra traz muito do espírito de urgência e da rebeldia daquele tempo, na qual tudo deveria ser vivido intensamente, não importando as consequências.

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Novamente, o autor reconhece seu desejo de viver um amor que só existe na ficção romântica, se colocando como alguém completamente submisso à pessoa amada.

E por você eu largo tudo
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais

Os versos acima costumam trazer duas interpretações: quem se baseia na biografia de Cazuza, costuma entender os termos carreira e canudo como gírias para carreira de cocaína e canudo para aspirar a droga.

No entanto, o mais provável é que o personagem da canção estivesse se referindo a coisas mais corriqueiras, dizendo que deixaria emprego estável, renda e diploma para viver um grande amor com seu objeto de desejo.

Como ele mesmo diz, até nas coisas mais banais, pra mim é tudo ou nunca mais. Ou seja, temos um ultimato: eu vou viver em função de você e quero que você faça o mesmo. Caso contrário, adeus.

As curiosidades de Exagerado

Cazuza compôs Exagerado enquanto ainda estava no Barão Vermelho e a música faria parte do quarto álbum da banda, Declare Guerra. No entanto, ele acabou deixando o grupo durante as gravações e lançou seu álbum solo no mesmo ano.

Barão Vermelho com Cazuza
Barão Vermelho com Cazuza / Créditos: Divulgação

Em uma entrevista para a Rádio Nacional FM, o cantor falou que a música marcou muito a sua carreira, afirmando:

Foi o meu primeiro trabalho depois do Barão e até hoje as pessoas me gritam na rua: ‘o Exagerado!’, e virou meio um apelido meu. E o Cazuza e o Exagerado ficou uma coisa muito próxima uma da outra.

Em julho de 2020, Lucinha Araújo, mãe do artista, disse ao jornal O Tempo:

[A canção] Exagerado é bem a cara do Cazuza. Ele a fez para o Zeca [Ezequiel Neves], mas no final ficou sendo o cartão de visitas do meu filho. Eu também sou exagerada, acho que o Cazuza puxou isso de mim.

Cazuza e a mãe, Lucinha Araújo
Cazuza e a mãe, Lucinha Araújo / Créditos: Divulgação

Em 2015, uma nova versão da canção foi lançada: batizada como Exagerado 3.0, a faixa ganhou um novo arranjo por Liminha e traz o vocal original de Cazuza, com participações de Dado Villa-Lobos na guitarra, João Barone na bateria e Kassin nas programações.

Foi lançada em comemoração aos 30 anos de seu lançamento.

Muito mais Cazuza

Se você é fã de Cazuza, não pode perder o post com as melhores frases do Cazuza! São mais de 40 versos para você se inspirar e compartilhar nas redes sociais! 

Frases Cazuza

Curte rock nacional? Então confira esses posts: