Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise de Por Enquanto, de Cássia Eller, uma música sobre saudade

Analisando letras · Por Renata Arruda

29 de Maio de 2020, às 19:00

A carreira de Cássia Eller pode ter sido breve, mas a marca que ela deixou na música brasileira é permanente.

Considerada como a herdeira de Cazuza e de Renato Russo, a cantora conquistou nossos corações com seu jeito irreverente e único de ser.

Cassia Eller, cantora brasileira
Créditos: Divulgação

Uma das melhores músicas de Cássia Eller (e também seu primeiro grande sucesso) foi Por Enquanto.

Composta por Renato Russo, a canção está presente no primeiro álbum do Legião Urbana, mas foi a versão da cantora que quebrou barreiras, estourando em todo o Brasil.

Análise da música Por Enquanto, de Cássia Eller

Segundo Renato Russo, Por Enquanto é uma música que fala de saudade.

Com uma letra poética, não é muito difícil de entender o sentimento por trás da composição: um relacionamento amoroso que chegou ao fim, ainda que o afeto permaneça.

Dolorosa, a letra traz uma das mais belas frases da MPB: Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre, sem saber que o pra sempre sempre acaba? 💔

Vamos dar uma olhada mais a fundo nas estrofes da canção?

Mudaram as estações, nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Tá tudo assim, tão diferente

O tempo passou, mas tudo continuou na mesma. Entra mês e sai mês, talvez até anos, e a sensação é a de estar vivendo em um marasmo em que nada acontece.

Ao afirmar que nada mudou, não fica claro se a letra se refere a uma situação ruim que se estendeu por tempo demais, sem sinais de melhora, ou se simplesmente os dias continuaram passando iguais, em uma rotina cada vez mais desgastante.

Ainda assim, ela sabe que alguma coisa aconteceu e, embora isso não tenha mudado a situação, trouxe um clima diferente para ela. Está tudo igual, mas algo está errado. Pode ter acontecido uma traição ou pode ser apenas um sentimento que perdeu a intensidade.

Se lembra quando a gente
Chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber que o pra sempre sempre acaba

Essa estrofe é dolorosa porque fala sobre um sentimento comum a todos: a ingenuidade de acreditar que um relacionamento amoroso será eterno e a dor de enfrentar a realidade quando a fantasia acaba.

Assim, ela se lembra de uma época em que a paixão fazia o casal acreditar que viveriam felizes para sempre e lamenta que o encanto tenha chegado ao fim. Ela sente falta do amor que viviam no início da relação.

Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém, só penso em você
E aí, então, estamos bem

Essa estrofe mostra que o sentimento entre o casal era sólido e o verdadeiro. Apesar da paixão ter esfriado entre eles, isso não significa que toda a história do que viveram será apagada.

Assim, ela revela que quando pensa em alguém, seja para compartilhar algo de sua vida ou como companhia para um momento especial, por exemplo, é da pessoa com quem se relacionava que ela se lembra.

Ou seja, a amizade e o companheirismo permanecem vivos, ainda que a relação romântica tenha sido abalada. Não há razão para saírem definitivamente da vida um do outro e isso está bom pra ela.

Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa

Aqui, a cantora dá a entender que muitas coisas aconteceram até que a relação acabasse. Talvez ainda seja possível resgatá-la no futuro.

Há motivos para deixar que as coisas permaneçam mornas, como estão, sem romper definitivamente nem tentar retomar o que desgastou. No entanto, ela chega à conclusão de que isso não faz mais diferença. 

Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa

O verso estamos indo de volta pra casa pode ser compreendido tanto de forma literal, com o casal regressando aos seus lares após uma separação, ou de maneira metafórica, em que as pessoas voltam a ser quem eram antes da relação.

Seja como for, é o fim: agora, cada um retorna para a sua própria vida e segue o seu caminho.

A gravação de Por Enquanto

Por Enquanto é famosa por ter impulsionado a carreira de Cássia Eller. Foi a versão demo da música que fez com que a cantora assinasse com uma gravadora e lançasse seu primeiro álbum, Cássia Eller, em 1990.

Cássia Eller
Créditos: Divulgação

Em uma rara entrevista concedida ao Correio Braziliense em 1992, a artista falou sobre a gravação:

Essa música é do primeiro disco da Legião Urbana, de 1985. Eu adoro ela. Conheci e comecei a cantar, tocando ao violão. Meu empresário sugeriu de a gente gravar, fazer uma fita demo. Foi a primeira que eu gravei, descompromissadamente, contou.

Ela continuou, dizendo que o empresário mostrou pro cara da gravadora. Eu nem acreditava que ia ganhar alguma coisa com aquilo. As coisas estavam tão difíceis, sabe? O (produtor) Mayrton Bahia ouviu e deu certo

Capa do álbum Acústico MTV Cássia Eller
Capa do álbum Acústico MTV Cássia Eller / Créditos: Divulgação

A música foi regravada pela cantora em 2001 no álbum Acústico MTV e faz sucesso até hoje, aparecendo em trilhas sonoras de novelas como Araguaia e A Lei do Amor.

Amizade entre Cássia Eller e Renato Russo

Tendo iniciado sua carreira na cena musical de Brasília, Cássia Eller e Renato Russo se tornaram grandes amigos. Tanto que conta-se que Renato convidou a cantora para abrir alguns shows da Legião Urbana na cidade.

renato russo show
Créditos: Divulgação.

Além disso, o músico chegou a compor uma canção especialmente para a amiga: 1º de Julho, escrita em 1994, quando Cássia Eller estava grávida de Chicão.

Frases da Cássia Eller

Curtiu a nossa análise de Por Enquanto? Então com certeza você vai gostar de relembrar outros grandes versos cantados pela cantora em nosso post de melhores frases da Cássia Eller. Não deixe de conferir!

Frases Cássia Eller

Veja mais posts relacionados à Cássia Eller: