Anavitória: confira nosso top 5 com as músicas do duo

MPB · Por Camila Fernandes

5 de Julho de 2019, às 07:00

Apesar da pouca idade e da carreira recente, o duo Anavitória tem feito sucesso por todos os cantos do Brasil — e já começou até a conquistar espaço do outro lado do oceano. As músicas românticas, somadas à humildade e à simpatia das meninas, conseguem conquistar qualquer coração.

Anavitória
Créditos: Divulgação

O estilo das meninas é definido como pop rural, folk pop ou pop suave, mas há quem diga que elas vieram para dar novos ares à MPB. Seja qual for o estilo, o que não falta nas músicas é romantismo e poesia.

E os fãs sempre dizem: começar a ouvir Anavitória é um caminho sem volta. Não acredita? É só conferir o nosso top 5 com músicas do duo para perceber que é verdade! Vamos lá! Vem descobrir mais sobre essas músicas:

  • Dengo
  • Porque Eu Te Amo
  • Ai, Amor
  • Singular
  • Trevo (Tu)

Top 5 músicas do duo Anavitória

Com 4 anos de estrada, elas já tem dois álbuns lançados: Anavitória (2016) e O Tempo É Agora (2018). A compositora oficial dos sucessos do duo é Ana Caetano, mas Vitória também dá suas contribuições. Olha só esses sucessos:

5. Dengo

Dengo faz parte do primeiro álbum do duo, Anavitória. Foi Ana quem compôs a música, e já até havia publicado um vídeo cantando ela em 2014, quando ainda nem imaginava o sucesso que faria. A letra é uma fofura só, olha aí:

4. Porque Eu Te Amo

A música Porque Eu Te Amo é uma composição de Ana Caetano e de Tiago Iorc para o filme Ana e Vitória (2018). Ela integra o disco O Tempo É Agora, assim como outras músicas da trilha sonora do longa. Olha aí a versão da Ana cantando no filme:

3. Ai, Amor

Mais uma composição de Ana para o filme Ana e Vitória que entrou para as mais ouvidas das meninas e não saiu mais. Ai, Amor também faz parte do álbum O Tempo É Agora.

2. Singular

Singular foi o primeiro grande sucesso do duo. Ana já havia postado um vídeo cantando a música em 2014, mas foi a versão com Vitória, postada em 2016, que viralizou na internet e marcou o início da carreira das meninas. Foi a primeira vez que elas postaram um vídeo cantando juntas uma música autoral, já no canal oficial, com nome e tudo. Hoje, o vídeo já tem mais de 40 milhões de visualizações! 😱

1. Trevo (Tu)

Trevo foi a primeira música que Ana e Vitória gravaram com Tiago Iorc, lá em 2016, e já mostrou logo que essa seria uma parceria de sucesso. A música também foi composta por Ana e Tiago, e rendeu aos artistas o Grammy Latino, ganhando de Melhor Canção em Língua Portuguesa. Merecido, né?

Marcando o início da carreira internacional do duo, a música foi regravada com o cantor português Diogo Piçarra, olha só essa versão:

História do duo Anavitória

Quem já viu Ana e Vitória no palco sabe a delícia que é participar de um show delas: os pés descalços, os sorrisos e a interação constante com o público — tudo de forma simples e natural, bem em consonância com as músicas. Mas, como será que tudo isso começou?

Ana Clara Caetano e Vitória Falcão estudavam na mesma escola, na cidade de Araguaína, Tocantins. As duas se conheciam, mas ainda nem eram amigas, porque Ana é um ano mais velha (ela faz 25 anos em outubro e Vitória fez 24 em maio).

Foi em 2013, quando Ana já estava na faculdade de medicina e Vitória fazia teatro, que uma amiga em comum apresentou as duas novamente, sem saber que estava criando um duo de sucesso. Ana, que já tinha um canal no YouTube, convidou Vitória para cantar, e daí em diante foi só sucesso.

Capa do EP Anavitória
Capa do EP Anavitória / Créditos: Divulgação

O empresário Felipe Simas descobriu as meninas em 2014 e as convidou para gravar um EP em São Paulo, que seria produzido por outro artista do qual ele também é produtor, um tal de Tiago Iorc. Sim, além de ser dono de vários hits, Tiago Iorc também é produtor e tem até sua própria gravadora, a Forasteiro.

Tiago e Felipe apostaram mesmo nas meninas: logo depois da gravação do EP, a música Singular viralizou no YouTube e os dois convidaram o duo para gravar seu primeiro disco, lançado em 2016.

Capa do álbum ANAVITÓRIA
Capa do álbum ANAVITÓRIA/ Créditos: Divulgação

Filme e documentário

A parceria entre as cantoras e os dois produtores deu muito certo e o sucesso só cresceu de lá para cá. Tanto que, em 2018, foi lançada mais uma aposta: o filme Ana e Vitória, idealizado e produzido por Felipe Simas.

Filme Ana e Vitória
Filme Ana e Vitória / Créditos: Divulgação

O filme não é uma biografia e o roteiro é ficcional, mas ao fundo de outras histórias podemos ver o surgimento e o crescimento das meninas — e essa parte é baseada na realidade. O longa despertou novamente uma questão antiga e que já gerou muita polêmica sobre o relacionamento das meninas, e vale ressaltar: elas nunca foram namoradas, são só grandes amigas mesmo (e precisa mais que isso?).

Já em 2019, Ana e Vitória voltaram às telas para mais um filme, mas dessa vez um documentário: Anavitória: Araguaína – Las Vegas, também idealizado e produzido por Felipe Simas.

O documentário traz imagens de uma semana lá de 2017, quando as meninas fizeram sua primeira apresentação em praça pública na cidade onde cresceram, Araguaína. Dois dias depois, elas já estavam para Las Vegas para participar da cerimônia do Grammy. Com certeza, foi uma semana de muitas emoções!

Sucessos e mais sucessos

Seja com covers ou com músicas autorais, as vozes de Ana e Vitória são uma combinação perfeita, e elas também sabem fazer ótimas combinações com outros artistas: além de Tiago Iorc e de Diogo Piçarra, elas já gravaram com cantores como Sandy, Projota, Matheus & Kauan e Nando Reis (com quem já fizeram até uma turnê).

Anavitória e Nando Reis turnê
Créditos: Divulgação

Em 2017, o duo fez dois pocket shows em Portugal marcando sua estreia fora do Brasil, e depois disso já voltaram mais duas vezes ao país.

E aí, gostou de saber mais as melhores músicas das meninas? Não precisa parar por aqui: é só dar play e continuar ouvindo na nossa playlist Anavitória em 10 músicas!

Playlist Anavitória em 10 músicas