Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Another Day In Paradise: o significado da música de Phil Collins

Analisando letras · Por Renata Arruda

27 de Maio de 2021, às 12:00

Ex-integrante da banda Genesis, o britânico Phil Collins conquistou muito sucesso em sua carreira solo. Durante os anos 80 e 90, o cantor-compositor, baterista e ator se dedicou a inúmeros projetos, incluindo uma bem-sucedida parceria com a Disney.

Phil Collins
Créditos: Divulgação

Entre as suas músicas mais famosas, Another Day In Paradise se destaca. A faixa foi o último sucesso comercial dos discos de Collins, se tornando um dos seus maiores hits até hoje.

Falando sobre pessoas em situação de rua, a canção acabou virando alvo de críticas de quem acreditou que o cantor estivesse explorando a questão apenas para ganhar dinheiro.

Vem saber mais sobre Another Day In Paradise e o significado da letra!

Another Day In Paradise: o significado da música

Composta por Phil Collins e lançada no álbum But Seriously, de 1989, Another Day In Paradise chama a atenção para questões como falta de moradia e o abandono das pessoas em situação de rua.

... But Seriosly, álbum do Phill Collins
Capa do álbum But Seriosly / Créditos: Divulgação

O videoclipe, por sua vez, vai além. Com imagens em preto e branco, que alternam entre fotografias reais e cenas do artista cantando, o vídeo denuncia as condições de vida de pessoas em situação de rua e também a pobreza dos imigrantes, principalmente nos Estados Unidos.

A intenção do cantor é mostrar o contraste entre a vida de pessoas das classes média e alta, que vivem no paraíso, e a de quem não tem o mínimo necessário para se manter, ressaltando o quanto este problema é negligenciado pela sociedade.

Análise de Another Day In Paradise

Segundo Phil Collins, a inspiração para a letra surgiu quando a sua turnê passou pela cidade de Washington, nos Estados Unidos. O músico declarou em entrevista que ficou chocado pela quantidade de pessoas que ele viu morando em caixas nas ruas.

Ele disse ainda que Washington estava quase toda quieta e aquelas pessoas tentavam dormir nas grelhas de onde saía ar quente e dava pra ver que estavam nas sombras da Colina do Capitólio. Pensei que era uma contradição extraordinária.

Vamos agora dar uma olhada na letra da canção?

She calls out to the man on the street (Ela chama o homem na rua)
Sir, can you help me? (Senhor, você pode me ajudar?)
It’s cold and I’ve nowhere to sleep (Está frio e não tenho onde dormir)
Is there somewhere you can tell me? (Há algum lugar que você possa me indicar?)

A música começa narrando uma cena na qual uma mulher que vive nas ruas pede ajuda a um homem, que talvez possa lhe indicar um abrigo.

He walks on, doesn’t look back (Ele continua andando, não olha pra trás)
He pretends he can’t hear her (Finge que não pode ouvi-la)
Starts to whistle as he crosses the street (Começa a assobiar enquanto atravessa a rua)
Seems embarrassed to be there (Parece embaraçado por estar ali)

No entanto, o homem ignora completamente a mulher e continua andando, assobiando para não ter que ouvi-la. Ele sente-se constrangido por se deparar com um problema com o qual não quer lidar.

Oh, think twice (Oh, pense duas vezes)
‘Cuz it’s another day for you and me in paradise (Porque é outro dia para você e eu no paraíso)
Think about it (Pense nisso)

No refrão, o compositor pede para que as pessoas parem para pensar sobre seus privilégios. Para quem vive uma vida confortável, a rotina é só mais um dia em um paraíso inacessível a muitos.

She calls out to the man on the street (Ela chama o homem na rua)
He can see she’s been crying (Ele pode ver que ela esteve chorando)
She’s got blisters on the soles of her feet (Ela tem bolhas nas solas de seus pés)
She can’t walk but she’s trying (Ela não pode caminhar mas ela está tentando)

Nesta estrofe, a letra demonstra empatia para com a mulher. Apesar do seu sofrimento físico e emocional, ela continua batalhando por uma chance para continuar sobrevivendo.

Oh, Lord! (Senhor!)
Is there nothing more anybody can do? (Não há nada mais que alguém possa fazer?)
Oh Lord! (Senhor!)
There must be something you can say (Deve haver algo que você pode dizer)

Os versos acima apelam para algum tipo de intervenção divina. Para o narrador, Deus deveria interceder pelas pessoas necessitadas.

Assim, ele evita entrar nas questões políticas e sociais que estão na raiz do problema.

You can tell from the lines on her face (Você pode dizer pelas marcas no rosto dela)
You can see that she’s been there (Você pode ver que ela estava lá)
Probably been moved on from every place (Provavelmente mudando-se de cada lugar)
‘Cause she didn’t fit in there (Porque ela não se encaixou lá)

Mais uma vez, o narrador sente compaixão pela mulher. Pelas marcas em seu rosto, ele consegue ver que ela está vivendo como nômade há muito tempo — inclusive, pode ser uma imigrante que não conseguia mais viver no próprio país.

Think about it (Pense nisso)
It’s just another day (É só um outro dia)
For you and me in paradise (Para você e eu no paraíso)
Just think about it (Apenas pense nisso)

Uma curiosidade é que, enquanto trabalhava no single, o próprio Phil Collins se viu na mesma situação. O cantor foi abordado por uma mulher que vivia na rua com seus dois filhos e que pediu dinheiro a ele. Sua reação foi a mesma do homem da canção.

A música fala desse constrangimento. Quando aconteceu comigo, eu só passei direto. Eu pensei que estava fazendo o mesmo que todo mundo…me senti constrangido. Eu não a ignorei mas, ao mesmo tempo, também não parei para dar o dinheiro. A canção trata disso, das pessoas fingindo que nada está acontecendo.

Curiosidades sobre Another Day In Paradise

  • Phil Collins foi amplamente criticado pela imprensa e por ativistas por ser um milionário cantando sobre pessoas pobres enquanto não fazia nada por elas. Ele respondeu em entrevista, dizendo: Quando dirijo pela rua, vejo as mesmas coisas que todo mundo. É um equívoco achar que só porque você tem muito dinheiro está, de alguma forma, longe da realidade.
Phil Collins
Créditos: Divulgação
  • A canção recebeu vários prêmios, incluindo o Grammy de Gravação do Ano.
  • Artistas como Brandy, Ray J, Jam Tronik, Axxis, Novecent e Hank Marvin foram alguns dos que regravaram Another Day In Paradise.

As melhores músicas antigas

Depois de saber mais sobre esse hit do Phil Collins, que tal também relembrar outros grandes clássicos? Vem conferir as 30 melhores músicas internacionais antigas!

Leia também: