3 de Fevereiro de 2025, às 16:30
O Grammy é considerado o maior prêmio da música no mundo e acontece para consagrar os artistas que mais se destacaram no período de um ano.
Desde a sua primeira edição, em 1959, profissionais da indústria se reúnem anualmente para a cerimônia, considerada o Oscar da música.
A empolgação com a festa começa bem antes da cerimônia, pois a revelação dos indicados já pode gerar polêmicas. Enquanto alguns artistas e bandas podem ser esnobados na lista final, algumas surpresas também podem pintar, gerando sempre bastante antecipação.
Agora, vamos descobrir quem são os artistas mais premiados do Grammy? Vem com a gente:
Com um histórico de tantas edições, é de se esperar que alguns músicos se destaquem mais, abocanhando dezenas de prêmios ao longo dos anos.
Por isso, separamos uma lista com os artistas mais premiados do Grammy. Você já deve saber alguns, mas outros podem te surpreender!
Ficou curioso? Continue lendo para descobrir se você já sabia de todos eles!
A diva pop Beyoncé é a rainha do Grammy! A artista alcançou o topo da lista ao levar 3 estatuetas em 2023. Atualmente, ela tem um total de 35 prêmios e é a artista mais premiada da história do Grammy.
Em 2025, Beyoncé conquistou mais um grande marco inédito em sua carreira: o Grammy de Álbum do Ano com o disco Cowboy Carter, que também levou o Grammy de Melhor Álbum Country.

Antes mesmo de Beyoncé brilhar nos holofotes, o maestro húngaro Georg Solti dominava a lista de maiores vencedores do Grammy.
Líder da Orquestra Sinfônica de Chicago por 22 anos, ele conquistou 31 estatuetas ao longo de sua trajetória — um recorde que ainda permanece no gênero de música clássica.
Solti faleceu em 1997, mas seu legado segue firme, provando que, quando o assunto é Grammy, ele ainda é o grande soberano do mundo clássico!

O músico Quincy Jones ganhou 28 Grammys. Uma verdadeira lenda da música, ele produziu artistas como Frank Sinatra e os álbuns mais famosos do Michael Jackson.
Com esse currículo de responsa, ele foi recordista de indicações ao prêmio ao lado do Jay-Z, tendo tido 80 chances de levar a estatueta para casa!

A cantora e violinista Alison Krauss soma 27 vitórias ao longo de sua carreira, passando por categorias como country, bluegrass e gospel.
A artista coleciona Grammys não somente por seu trabalho solo, mas também por suas muitas parcerias de sucesso, como com Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin.

Armando Anthony Corea, conhecido como Chick Corea, foi um pianista conhecido por compor obras clássicas de jazz tradicional, mas também por fazer parte da criação do jazz fusion, estilo que mistura jazz com rock, funk e R&B.
Com isso, venceu 27 Grammys em sua carreira. Dois deles foram postumamente, após seu falecimento em fevereiro de 2021.

Pierre Boulez foi um dos gigantes da música clássica e contemporânea. Reconhecido tanto como compositor e regente quanto como teórico musical, Boulez também foi um grande nome da música serial e eletroacústica, comandando algumas das maiores orquestras do mundo.
O reconhecimento não veio à toa: o músico faturou nada menos que 26 prêmios Grammy, entrando para o seleto grupo de artistas mais premiados da história! Boulez levou troféus em categorias como Melhor Álbum de Música Clássica e Melhor Performance Orquestral.

O músico e maestro John Williams também coleciona 25 vitórias no Grammy. Ele é considerado o compositor de trilhas sonoras de filmes mais premiado da história do cinema.
Filmes como Harry Potter, E.T. O Extraterreste, Jurassic Park – Parque dos Dinossauros e a saga Star Wars contam com suas músicas. Só filmão, né?

O talentoso Stevie Wonder também soma 25 vitórias no Grammy ao longo da carreira. Além disso, Frank Sinatra, Paul Simon, Taylor Swift e ele são os únicos artistas que ganharam o Grammy de Álbum do Ano por três vezes.
Mas o recorde de Stevie Wonder tem um gostinho especial: ele é o único a conseguir o feito com três álbuns lançados em sequência! Não é pra qualquer um, hein…

Vladimir Horowitz foi um dos pianistas mais marcantes de todos os tempos. Ucraniano de nascimento, o músico tocava de tudo, de Chopin e Rachmaninoff até Liszt e Scriabin, e por isso virou uma verdadeira lenda do piano no século XX.
O reconhecimento veio à altura do seu talento: Horowitz ganhou 25 prêmios Grammy, incluindo Melhor Performance Instrumental Solo e Álbum do Ano de Música Clássica.
Como se não bastasse, em 1990 ele ainda foi homenageado com o Grammy Lifetime Achievement Award, destacando sua contribuição insubstituível para a música.

Com 9 prêmios a menos do que a esposa Beyoncé, Jay-Z ainda tem um número impressionante de vitórias no Grammy: 24. Ele é o rapper mais premiado da história do evento.

Kanye West é um dos nomes mais marcantes da música de hoje. Ele mudou o cenário do hip-hop com um estilo único, misturando referências diferentes e explorando novas sonoridades ao longo da carreira.
Com álbuns poderosos como Graduation, My Beautiful Dark Twisted Fantasy e Donda, Kanye coleciona 24 prêmios Grammy, entrando pro seleto grupo dos artistas mais premiados da história.
Ele já levou troféus em categorias como Melhor Álbum de Rap, Melhor Canção de Rap e Melhor Performance de Rap, confirmando todo o seu peso na indústria musical.

David Frost é um verdadeiro gênio dos estúdios quando se trata de música clássica. Ao longo da carreira, ele já trabalhou com as maiores orquestras e solistas do mundo, conquistando respeito geral pela sua precisão técnica e pela sensibilidade artística na hora de gravar e mixar performances eruditas.
Não é à toa que ele soma 16 prêmios Grammy, incluindo Produtor do Ano – Música Clássica e Melhor Álbum de Música Clássica.

Os caras do U2 aparecem como a banda mais premiada do Grammy, com 22 vitórias no total.
Além disso, eles também são o único grupo musical a ganhar o prêmio de Álbum do Ano mais de uma vez, com uma vitória em 1987, por The Joshua Tree, e outra em 2005, por How To Dismantle An Atomic Bomb.

Veterano da música country, Vince Gill é também o maior vencedor de Grammys dos anos 1990. Com 22 prêmios no total, o cantor e compositor ganhou 14 delas somente na década de 90!

Você já se perguntou como os vencedores do Grammy são escolhidos? É um processo longo e que conta com mais de 13 mil votantes!
Tudo começa quando músicos, produtores e profissionais da música indicam para a Academia de Gravação (Recording Academy) quais trabalhos daquele ano eles acham que merecem uma indicação. Só aí, estima-se que cerca de 20 mil canções são inscritas!
As obras inscritas são conferidas para se certificar de que elas cumprem os requisitos estabelecidos para concorrer.
Feito isso, começa a primeira fase de votação, na qual os Membros Votantes (formado por produtores, cantores, compositores, instrumentistas, entre outros) escolhem quais obras eles acham que merecem uma indicação.
Os mais votados formam a lista final, geralmente com cinco indicados em cada categoria. Esses indicados são então divulgados publicamente, e os Membros Votantes entram novamente em ação para finalmente escolher os grandes vencedores.
Todo esse processo acontecia por correspondência, mas agora tudo é feito online, para evitar fraudes e também para tornar a premiação mais inclusiva. Ufa, imagina contar todos esses votos manualmente?
Como vimos anteriormente, música também tem tudo a ver com cinema, né?
Agora que você já conhece os artistas mais premiados do Grammy, que tal relembrar as melhores trilhas sonoras da história do cinema? Vem que só tem filmaço!

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.