27 de Março de 2021, às 12:00
Black Alien começou sua carreira na década de 90 e ganhou notoriedade quando fez parte do Planet Hemp, se tornando um dos maiores rappers do Brasil, muito respeitado na cena hip hop.

Alguns grandes artistas acabam tendo a sua trajetória na música prejudicada por conta das drogas, mas com Black Alien foi diferente. Escrever e cantar o salvou e, hoje, sóbrio desde 2014, aquele que não tinha futuro segue criando como uma lenda viva do rap.
Se curte rap de qualidade, se liga em algumas das melhores músicas do Black Alien que separamos pra você curtir!
Vale a pena ouvir e ao mesmo tempo ler as composições de Black Alien! Aumenta o som!
Depois de quatro anos sem lançar um disco novo, Black Alien apresentou, em 2019, seu mais novo trabalho, Abaixo de Zero: Hello Hell, e praticamente todas as canções já caíram no gosto dos fãs.
Em Que Nem O Meu Cachorro, ele fala sobre sua luta na reabilitação e relembra que tudo o que custa a sua paz já se torna caro demais.
Por falar em reabilitação, o músico se inspirou naquela que se tornou a nova rainha da soul music, Amy Winehouse, falecida em 2011.
Carta Para Amy foi a primeira música escrita pelo rapper para o álbum Abaixo de Zero: Hello Hell e fala sobre autoconhecimento e a busca por vencer a si mesmo.
Relembre as 15 melhores músicas de Amy Winehouse
Relações afetivas é o mote de Vai Baby, uma canção que mistura romantismo e sensualidade ao falar sobre amores reais.
Para o rapper, compor uma música que fala sobre amor é igual compor sobre os demais temas.
A melódica Au Revoir é mais uma composição sobre afetos e relações de tirar o fôlego. É uma música com sonoridade mais calma para curtir em momentos que você busca tranquilidade.
Os eclipses somos nós
Toda nua, em toda rua eu ouço a sua voz
Insônia na casa de ópio
O amor mais verdadeiro que eu vou ter nesse mundo
É o amor próprio
Take Ten denuncia injustiças, cita fake news, drogas e violência. Como boa parte das canções do disco, o rapper expressa suas experiências e reflete sobre o processo de ir ao encontro de si mesmo.
Outra música que se destaca entre os fãs do rapper é Área 51, canção que abre o disco Abaixo de Zero: Hello Hell.
Esse é o retorno do cretino, dos clássicos, hits, hinos, e o bolso cheio de pino… Com letra honesta, Black Alien fala sobre o vício em cocaína e a luta para se manter firme apesar do tédio.
Com participação de Edi Rock, Rock’n’Roll tem peso; batida perfeita, mistura de estilos e letra provocativa: prove do seu próprio veneno.
Ela faz parte do segundo disco do cantor, Babylon By Gus – Vol. II: No Príncipio Era o Verbo. Vale a pena entrar na sua playlist 😉
Em O Estranho Vizinho da Frente, Black Alien mostra mais uma vez a sua potência como rapper e compositor, com construções geniais:
Corro do tédio, olho pro lado, eu mudo o mood
Meu remédio controlado é ouvir o Rappin’ Hood
Do primeiro trabalho solo lançado por Black Alien, U-informe é simplesmente sensacional!
Apesar da sonoridade dançante, a letra faz uma crítica necessária sobre política, polícia, morte e muito mais.
Não há senso de humor sobre isso
Você e seu caráter submisso e omisso
Mancham de sangue o salão onde eu piso e por isso
Outra música bastante aclamada da carreira do rapper é a romântica Como Eu Te Quero, com letra sobre amor e saudade.
Você tá longe de mim
Saudade boa de sentir
De dormir juntinho
Acordar abraçado
Com uma autocrítica potente em Aniversário de Sobriedade e de um jeito muito sincero, o compositor canta abertamente sobre o sua história como dependente químico e depois sobre o processo de reabilitação.
Me olho no espelho: Mas, Gustavo, o que fazes?
Cadê as letras? Esqueceu da caneta
Fica só cheirando em cima do CD de bases
Entre as melhores do Black Alien, destacamos também Babylon By Gus, uma das faixas de maior sucesso do primeiro disco do rapper, com uma introdução de piano incrível que cativa logo de cara.
Através da escrita
E do canto
De guerra ou de alento
Eu sigo em frente
E atravesso o tempo
Gustavo de Almeida Ribeiro, conhecido pelo nome artístico de Black Alien, é carioca, nasceu em São Gonçalo, em 1972, e iniciou sua carreira no rap nos anos 90.
Começou a cantar em parceria com o rapper Speedfreaks e juntos lançaram a demotape Speedfreaks, em 1993. Três anos depois, com a saída de BNegão do Planet Hemp, Black Alien entrou para a banda e seus versos alcançaram milhões de jovens que adoravam rock e hip hop.

Ficou na banda até 2001 e fez parcerias com Os Paralamas do Sucesso, Forfun, Fernanda Abreu, Raimundos, Banda Black Rio, Pavilhão 9, entre outros.
Antes mesmo de seu nome se tornar um sucesso no Brasil todo, o rapper já tinha problemas com drogas. Chegou a ter duas overdoses e entrou em depressão em 2010 depois da morte de seu grande amigo e parceiro musical Speedfreaks.
Conseguiu se reerguer depois de passar por algumas clínicas de reabilitação e focou na escrita para tomar de volta o rumo de sua trajetória no rap, e não decepcionou ao lançar o corajoso disco Abaixo de Zero: Hello Hell.
O rap é um dos estilos mais importantes, um meio que muitos jovens encontraram de se expressar através da construção de rimas e muita poesia.
Se você gosta do estilo, vem se aprofundar um pouco mais e conhecer a história do rap.

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.