Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

august, de Taylor Swift: análise da música que virou hit do mês

august faz parte de uma narrativa muito bem construída através do álbum folklore. Entenda mais com a análise da música!

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

1 de Agosto de 2023, às 10:35

O que você acha de conhecer uma análise de august, da Taylor Swift? A música virou hino do mês de agosto e carrega toda a nostalgia de um grande amor com o toque intimista pelo qual a cantora é conhecida.

Taylor Swift
Créditos: Divulgação

A oitava faixa de folklore, um dos aclamados álbuns de Taylor Swift, subverteu a lógica das paradas: apesar de ter sido lançada em 2020, a canção registrou um novo pico no Spotify Global em 2022 e recebeu quase 3 milhões de streamings em um único dia.

Em 2023, a faixa voltou a chamar a atenção dos fãs com a chegada do mês de agosto, já que faz parte da setlist da turnê The Eras — mais um estrondoso triunfo da cantora, que pode vir a ter a turnê mais rentável da história.

Não é difícil entender o sucesso de august: o hit indie-folk tem produção de Jack Antonoff, letra cheia de significados ocultos e faz parte do que a loira chama de “Triângulo do Amor Adolescente”. Quer saber mais? Veja só!

Análise da música august, de Taylor Swift

Depois de um passeio pelo universo pop, Taylor Swift surpreendeu seus fãs em pleno auge da pandemia de Covid-19 ao lançar o indie-folk folklore, seu nono álbum de estúdio, mais soturno e reflexivo que os antecessores.

Capa do álbum folklore, de Taylor Swift
Capa do álbum folklore / Créditos: Divulgação

Por trás de narrativas elaboradas e reveladoras, que apontam um amadurecimento musical da cantora e compositora que assina hits como Shake It Off e Love Story, uma música parece destoar das outras faixas do disco.

Uma simples análise de august, da Taylor Swift, mostra que não estamos falando de uma música qualquer. O hit com “cara” cintilante de verão é o mais próximo do pop que o ouvinte encontra em folklore.

A faixa pode ser considerada um exemplo perfeito de narrativa musical, capaz de contar uma história plena, com começo, meio e fim, com uma batida que cresce gradualmente.

O calor do verão em august

O primeiro elemento apontado pela análise de august é uma referência ao mês de agosto, quando é verão no Hemisfério Norte. Assim sendo, o caso contado em sua letra nada mais é que um típico amor de verão.

A faixa gira em torno de um triângulo amoroso formado por personagens supostamente fictícios: James, Betty e a personagem que narra a história de august (que não possui seu nome revelado — mas em um documentário, Taylor disse que a chama de Augustine, em referência à música).

James é apaixonado por Betty, mas acaba se envolvendo em um curto e ardente affair com Augustine, que parece saber que o rapaz já era comprometido.

August slipped away into a moment in time 

Agosto se transformou em um instante no tempo

‘Cause it was never mine 

Porque nunca foi meu

Como um registro de diário, a cantora relembra um romance que ardeu rápido até se esgotar, como o sol a refletir nos cacos de um copo quebrado no chão, mostrando relances de uma relação sempre fadada ao fim.

As frases de Taylor Swift na faixa apresentam uma mulher sem rosto, que sabe que seu legado naquele grande amor será, invariavelmente, se tornar apenas uma lembrança, ciente de que essa é a sina da “outra”.

Canceled plans just in case you’d call 

Cancelei planos, só para o caso de você ligar

And say: Meet me behind the mall 

E dizer: Me encontre atrás do shopping

So much for summer love and saying us

Lá se vai o amor de verão e o nós

‘Cause you weren’t mine to lose

Porque você não era meu para eu perder

Eu consigo nos ver perdidos nas memórias, canta a cantora e compositora, enquanto aponta a inevitabilidade do esquecimento em um amor proibido.

Mais que isso, a personagem da música tem ciência de sua condição de amante, não perde tempo mencionando a rival, apesar de lamentar a situação, e deixa a entender que daria tudo para que a realidade fosse outra.

Wanting was enough 

Querer já era o suficiente

For me, it was enough 

Para mim, era o suficiente

To live for the hope of it all 

Viver pela esperança disso tudo

Taylor Swift e o Triângulo de Amor Adolescente de agosto

Diferentemente das outras fases da carreira da loira, a análise de august, de Taylor Swift, mostra um lado ainda mais acessível da artista, dentro de um novo contexto criativo e conceitual.

A artista segue ancorada em um personagem intimista e gracioso, como um aceno às composições mais famosas de sua carreira, mas traz, pela primeira vez, um tópico não tão confortável quanto as típicas letras de amor.

Em vez da relação tradicional, Taylor evoca o que chamou de Triângulo de Amor Adolescente que se passa em um mês de agosto.

A história fala sobre um casal estremecido e uma mulher que se vê envolvida em um turbilhão de emoções no decorrer de três músicas do álbum folklore: august, betty e cardigan.

Uma história, três pontos de vista

A narrativa começa com betty, que conta a história do ponto de vista de James: um rapaz apaixonado que implora pelo perdão da namorada, Betty, após traí-la durante o verão com outra jovem, a personagem de august.

You heard the rumors from Inez

Você ouviu os rumores da Inez

You can’t believe a word she says

Você não pode acreditar no que ela diz

Most times, but this time it was true

Na maioria das vezes, mas desta vez era verdade

No trecho acima, James assume que o que Inez (uma outra personagem que surge como a “fonte” que informou Betty sobre a traição) revelou é verdade: o affair havia acontecido.

august, por sua vez, mostra a versão da “outra” sobre o tórrido romance proibido que viveu com James, enquanto lembra os dias felizes do verão e lamenta que o rapaz nunca foi seu de verdade.

A história termina em cardigan, na qual Taylor assume a persona de Betty, que sofre por descobrir que seu amado prefere viver aventuras com outra mulher, embora acabe perdoando James após a dolorosa traição.

A trilogia musical do amor adolescente poderia facilmente se chamar “história da esperança perdida”, contada impecavelmente por uma amadurecida Taylor Swift, cada vez mais segura em seu papel de compositora.

Há mais de uma década em destaque na indústria da música, a loira parece ter dominado a arte de contar histórias e relembrar grandes amores, para deleite dos fãs.

Músicas de Taylor Swift sobre ex-namorados

Você já se perguntou para quem são as músicas de Taylor Swift? A artista é conhecida por escrever canções sobre sua própria vida amorosa, com referências a Harry Styles, John Mayer, Joe Jonas e outros famosos.

Por isso, agora que você já conhece a análise de august, não deixe de conhecer 14 músicas que Taylor Swift fez para seus ex-namorados!

Músicas da Taylor Swift para namorados