Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Álbuns da Taylor Swift: relembre toda a discografia da cantora

Álbuns · Por Camila Fernandes

29 de Julho de 2019, às 07:00

Taylor Swift tem uma coleção de prêmios que é de dar inveja em qualquer artista: só pelo Grammy Awards ela já foi premiada dez vezes 😱

A cantora nasceu no dia 13 de dezembro de 1989 em Reading, na Pensilvânia, e aos 9 anos de idade já queria ser cantora. Sua primeira música, Lucky You, ficou pronta quando ela tinha só 13 anos!

Taylor conseguiu seu primeiro emprego como coescritora aos 14 anos de idade e aos 16 assinou um contrato com a gravadora independente Big Machine. Logo em seguida já lançou seu primeiro single, Tim McGraw

Desde o começo de sua carreira até o sucesso de hoje, a cantora evoluiu e mudou bastante. Vem com a gente saber mais sobre os álbuns de Taylor Swift:

Álbuns de Taylor Swift: relembre todos eles

Taylor já tem 9 álbuns de estúdio lançados. Vamos te contar mais sobre cada um deles e suas melhores músicas:

Taylor Swift (2006)

O primeiro álbum da cantora, Taylor Swift, de 2006, tem todas as músicas coescritas por ela.

O álbum ficou por várias semanas no topo das paradas country e chegou à quinta posição da Billboard 200. Além de Tim McGraw, o álbum trouxe os sucessos Our Song e Teardrops On My Guitar.

Capa do álbum Taylor Swift
Capa do álbum Taylor Swift / Créditos: Divulgação

Nesse primeiro trabalho, Tay já deixou bem claras suas principais características, ao menos nos primeiros anos de carreira: o estilo country moderno, as músicas românticas e as letras inspiradas em situações reais vividas por ela, fazendo de cada álbum uma autobiografia.

Fearless (2008)

Dois anos depois de sua estreia, Tay entrou de novo na Billboard 200 com seu segundo álbum, o Fearless, dessa vez na primeira posição do ranking. Novamente, todas as canções do álbum foram escritas ou coescritas por Taylor. 

Capa do álbum Fearless, de Taylor Swift
Capa do álbum Fearless / Créditos: Divulgação

O álbum Fearless veio cheio de hits — de suas 13 músicas, 11 entraram no Hot 100!

É desse disco o sucesso Love Story, primeiro hit internacional da cantora, que se tornou o single country com maior número de downloads na história.

Além disso, Fearless também trouxe outras das músicas mais famosas da Taylor, como White Horse e Fifteen.

Speak Now (2010)

O ano de 2010 foi bem agitado para Taylor Swift: ela estreou no cinema com o filme Idas e Vindas Do Amor, lançou seu terceiro álbum de estúdio, Speak Now, e já anunciou a Speak Now World Tour, que começou no início de 2011 — tudo isso enquanto ganhava quatro Grammys e vários outros prêmios. 

Capa do álbum Speak Now, de Taylor Swift
Capa do álbum Speak Now / Créditos: Divulgação

O álbum Speak Now foi o primeiro totalmente escrito por Taylor, e marca o início de uma fase mais adulta em que a cantora, agora com 21 anos de idade, aparece falando sobre temas mais maduros.

O disco fez com que Taylor quebrasse o recorde de artista com mais músicas simultâneas no Hot 100! Confira alguns dos hits de Speak Now: Alguns dos hits do álbum foram Back To December e The Story Of Us.

Red (2012)

O primeiro single do álbum Red foi We Are Never Ever Getting Back Together que demorou só 35 minutos para chegar ao número um no iTunes — só por aí ninguém mais duvidava de que o álbum manteria o sucesso do anterior.

Capa do álbum Red, de Taylor Swift
Capa do álbum Red / Créditos: Divulgação

A partir de Red, Taylor começou a entrar mais no universo pop, e chegou a receber críticas dos fãs por isso, mas nada que abalasse o desempenho do disco.

E é claro que vieram mais hits: 22, I Knew You Were Trouble e Everything Has Changed, a primeira colaboração de Tay com Ed Sheeran.

Relembre as melhores músicas de Ed Sheeran

1989 (2014)

O quinto álbum de Taylor Swift, 1989 foi o primeiro trabalho oficialmente pop da cantora, marcando uma transição de carreira.

O álbum, que leva o ano de nascimento de Tay como título, foi um grande sucesso comercial, principalmente com o single Blank Space, que ela disse ter escrito com base na forma que a mídia divulga a imagem dela.

Capa do álbum 1989, de Taylor Swift
Capa do álbum 1989 / Créditos: Divulgação

O disco ainda teve os hits Bad Blood e Shake It Off, uma declaração de Taylor sobre o modo como lida com os haters que virou até meme.

Depois de todo o sucesso de 1989 e dos álbuns anteriores, Taylor foi listada pela Revista Forbes em 2016 como a cantora famosa de mais rentabilidade no mundo (😮).

Reputation (2017)

Depois de um ano sem dar notícias, ela voltou com as redes sociais em branco e um novo projeto em mãos, marcando o começo de uma nova era.

Capa do álbum Reputation, de Taylor Swift
Capa do álbum Reputation / Créditos: Divulgação

O primeiro single de Reputation foi Look What You Made Me Do, que se tornou o quinto hit da cantora a alcançar o primeiro lugar do Hot 100.

Lover (2019)

O sétimo álbum de Taylor Swift foi lançado no dia 23 de agosto de 2019, e foi o primeiro disco da cantora lançado pela Republic Records.

Lover é diferente de tudo que Taylor já fez, com uma sonoridade mais pop e romântica.

Capa do álbum Lover, de Taylor Swift
Capa do álbum Lover / Créditos: Divulgação

O álbum contou com três singles que vieram acompanhados de clipes incríveis e super coloridos. São eles ME!, You Need To Calm Down e Lover.

folklore (2020)

Em julho de 2020, em meio à pandemia, Taylor surpreendeu os fãs com o lançamento do álbum folklore. Muitas das coisas que eu planejei neste verão acabaram não acontecendo, mas está aí algo que eu não planejei e aconteceu, declarou a cantora.

Capa do álbum folklore, de Taylor Swift
Capa do álbum folklore / Créditos: Divulgação

O álbum, gravado em isolamento, traz sonoridade e letras mais maduras e melancólicas. O pop fica um pouco de lado e a cantora assume uma pegada mais indie e folk.

Apenas uma semana depois do lançamento, o álbum se tornou o mais vendido do ano. Um de seus principais singles foi cardigan, com um clipe em que a própria cantora fez a sua maquiagem, cabelo e produção, para evitar aglomerações.

O álbum ainda veio acompanhado do documentário Folklore: The Long Pond Studio Sessions, que acompanha a gravação das faixas e foi lançado no Disney+.

evermore (2020)

O segundo álbum surpresa do ano, evermore foi anunciado pela cantora nas suas redes sociais horas antes do seu lançamento, em dezembro de 2020.

Capa do álbum evermore, da Taylor Switf
Capa do álbum evermore / Créditos: Divulgação

evermore foi descrito como álbum-irmão do folklore e veio para celebrar o aniversário de 31 anos da cantora. A pegada intimista do álbum é a mesma, mas com um pouco mais de experimentações sonoras que têm sido muito elogiadas pela crítica.

Um dos destaques do último dos álbuns de Taylor Swift até agora fica para a canção willow.

A evolução de Taylor Swift 

Agora que já relembramos todos os álbuns da cantora, que tal conferir a evolução da Taylor Swift com uma playlist dos seus principais singles de cada época?

Playlist A Evolução de Taylor Swift

Curte pop? Então confira também esses posts: