Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 10 maiores bandas de punk rock da história

Listas musicais · Por Érika Freire

13 de Março de 2020, às 12:00

Mais do que um gênero musical, o punk rock foi um movimento que surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, integrado por jovens e músicos que se colocavam contra o sistema.

O estilo de rock caracterizado pelo som barulhento e rápido e pelas letras que discursam sobre política, comportamento e ideias revolucionárias, fez do movimento um dos mais representativos da cena musical.

Bandas como Ramones, Dead Kennedys, Green Day e Sex Pistols mostraram ao mundo que era possível fazer revolução através da música e do estilo, com jaquetas de couro, tênis all star e cabelos desgrenhados. 

O punk rock é uma verdadeira manifestação que defende a liberdade individual e o direito de se posicionar contra o sistema político, social e econômico. Para relembrar e homenagear essas bandas, fizemos uma seleção dos 10 maiores nomes do punk rock. Vem com a gente? 

As 10 melhores bandas de punk rock

As bandas do movimento punk eram caracterizadas por músicos que se opunham ao rock progressivo, que na época estava em alta e muitos o encaravam como um estilo pomposo

O punk rock queria ir contra os aspectos comerciais do cenário musical do período, e muita banda se destacou ao longo da história. 

Ramones

Os Ramones são considerados um dos precursores do punk rock. A banda surgiu em 1974, em Nova York. Eles consolidaram o estilo e influenciaram tudo o que veio depois, através de composições minimalistas e riffs de guitarras simples e repetitivos. 

Ramones, banda de punk rock
Créditos: Divulgação

Os integrantes, apesar de não serem da mesma família, compartilham o mesmo sobrenome, inspirado no nome da banda: Joey Ramone, Johnny Ramone e Dee Dee Ramone. 

Os Ramones deixaram uma excelente herança musical, com algumas canções essenciais, como Pet Sematary, Blitzkrieg Bop, I Wanna Be Sedated, Believe in Miracles, entre outras. Eles ficaram na ativa até 1996. 

Sex Pistols

Depois de surgir nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Iorque, era a vez do punk rock chegar à Inglaterra. Lá, surgiu o Sex Pistols, banda formada em Londres em 1975. 

Sex Pistols, banda de punk rock
Créditos: Divulgação

O primeiro disco da banda foi lançado em 1977, chamado Never Mind the Bollocks, Here’s the Sex Pistols.

Eles eram conhecidos pelo estilo mais agressivo e um tanto sarcástico e apavoraram o cenário punk com letras audaciosas e polêmicas. 

Quem quer se aventurar melhor no universo do Sex Pistols, pode começar com Anarchy In The U.K, God Save The Queen, No Feelings, Bodies e Problems.

The Clash

Outra importante contribuição do punk rock britânico, o The Clash surgiu em 1976, formado pelos músicos Joe Strummer (vocalista), Mick Jones (guitarra), Paul Simonon (baixo) e Nicky Topper Headon (bateria).

The Clash, banda de punk rock
Créditos: Divulgação

Se destacaram por suas composições com letras mais politizadas, atitudes de rebeldia — que era uma característica do movimento punk — e fizeram diferentes experimentações pegando carona no reggae, ska, dub, funk, rap, surf e rockabilly. 

Lançaram ao todo 7 álbuns de estúdio e ficaram em atividade até 1986. Você pode começar a conhecer a banda com as músicas Should I Stay or Should I Go, London Calling e Rock the Casbah

Bad Religion

“Em 1979, quatro amigos que viviam no subúrbio de Los Angeles formaram o Bad Religion. Jay Bentley, Greg Graffin, Brett Gurewitz e Jay Ziskrout ficaram conhecidos por dar uma nova força ao punk rock, levando o gênero para lugares ainda não visitados

Bad Religion, banda de punk rock
Créditos: Divulgação

O grupo se destacou na cena punk por sua habilidade ao usar metáforas em suas letras para emplacar suas ideias. Músicas como, 21st Century Digital Boy, Infected, Sorrow, American Jesus e A Walk são imperdíveis! 

A banda já lançou 17 trabalhos de estúdio, sendo o primeiro How Could Hell Be Any Worse, de 1982. O mais recente foi lançado em 2019, Age Of Unreason

Rancid

Banda californiana formada no início dos anos 90, década em que o punk rock ganha novo fôlego com o sucesso de bandas como o Rancid, Green Day e Offspring. 

Rancid, banda de punk rock
Créditos: Divulgação

Formada por Tim Armstrong, Lars Frederiksen, Matt Freeman e Branden Steineckert, o grupo lançou o primeiro trabalho, que leva o nome da banda, em 1993. 

O álbum de destaque da carreira do Rancid veio depois, com o lançamento de …And Out Come the Wolves, de 1995. Críticos do gênero consideram o álbum um verdadeiro marco para a história do punk rock, com músicas incríveis, como Time Bomb, Maxwell murder, The 11th Hour, Olympia WA e Ruby Soho, entre outras. 

Dead Kennedys

A banda californiana Dead Kennedys é apontada como a precursora do hardcore, estilo ainda mais agressivo e rápido, porém, ainda uma vertente do punk. É visto como uma nova onda do punk. 

Dead Kennedys, banda de punk rock
Créditos: Divulgação

Dead Kennedys foi formado em 1978 e se destacou por suas letras mais diretas e com críticas sociais e oposição ao governo, principalmente ao American way of life.

Hoje, a banda é formada pelos integrantes Skip, East Bay Ray, Klaus Flouride e D.H. Peligro, mas já passou por diversas formações. 

O primeiro trabalho foi lançado em 1980, Fresh Fruit For Rotting Vegetables. Vale conferir músicas como California Über Alles, Kill The Poor, Police Truck, Viva Las Vegas, When Ya Get Drafted, I Fought The Law e Ill In The Head. 

Black Flag

Como podemos perceber, a Califórnia contribuiu bastante para o cenário punk rock. E o Black Flag é mais uma que veio de lá, formada em 1976, formada pelo guitarrista Greg Ginn. 

Black Flag
Créditos: Divulgação

A banda se tornou muito respeitada por endossar a filosofia do faça você mesmo ao se engajar com selos e gravadoras fora do mainstream

A banda se destaca ainda por ter influenciado fortemente o movimento grunge. O primeiro álbum foi Damaged, lançado em 1981 e o mais recente, What The…, é de 2013. 

Misfits

Os chamados sub-gêneros são altamente discutíveis, mas dizem que o Misfits começaram fazendo horror punk. A banda surgiu em 1977, em Nova Jersey.

Misfits, banda de punk rock
Créditos: Divulgação

A banda fez uma pausa na carreira em 1983 e ficou um pouco mais de 10 anos parada. Hoje, eles seguem na ativa com os integrantes Glenn Danzig, Dave Lombardo, Jerry Only, Doyle Wolfgang Von Frankenstein e Acey Slade.

Ratos de Porão

Formada em 1981, o Ratos de Porão surgiu em São Paulo é a maior banda de punk rock brasileira, com grande influência também lá fora: fizeram shows na Europa, América Latina e América do Norte.

Ratos de Porão, banda de punk rock
Créditos: Divulgação

Com mais de 40 anos de estrada, a banda é formada por João Gordo, Jão, Boka eJuninho. Eles têm aproximadamente 13 álbuns de estúdio gravado, sendo o mais recente Século Sinistro, de 2014. 

Para quem quer conhecer a banda, vale ouvir Aids, Pop, Repressão, Beber Até Morrer e Farsa Nacionalista. 

Green Day

Queridinhos do punk rock, o Green Day surgiu em 1986 em Berkeley, Califórnia. 

Green Day, banda de punk rock
Créditos: Divulgação

A banda, que tem como integrantes Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool, continua com força total. Influenciados por bandas como Ramones, The Clash, Sex Pistols e Buzzcocks, o Green Day conquistou milhares de fãs e chamou a atenção de grandes gravadoras no início dos anos 90.

O álbum Dookie, lançado em 1994, é considerado o melhor trabalho da banda, com faixas essenciais, como When I Come Around, Burnout, She, Basket Case, entre muitas outras! 

Continue ouvindo punk rock

Gostou da nossa seleção com as melhores bandas de punk rock? Que tal continuar o bate cabeça com uma playlist que reúne muita música punk de qualidade? Vem com a gente!

Seleção punk rock