Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Jão: um dos maiores astros do pop nacional

Saiba tudo sobre a trajetória de vida de Jão, desde a sua infância até os seus sucessos atuais.

Biografias · Por Rannyson Mykael

25 de Setembro de 2023, às 12:00

A biografia de Jão nos revela o quanto o artista é talentoso: mesmo com pouco tempo na indústria musical, já é considerado um dos maiores cantores do Brasil, com uma discografia ampla e cheia de hits.

Biografia Jão
Créditos: Divulgação

Ao longo dos seus álbuns, é possível perceber o crescimento e amadurecimento do artista, refletidos em suas composições cada vez mais maduras. Assim, fica até difícil decidir as melhores músicas de Jão.

Cantando, principalmente, sobre a complexidade da juventude, entre altos e baixos, Jão consegue se conectar com o seu público e isso se traduz em grandes recordes de streams, assim como turnês lotadas ao longo do país.

E aí, ficou curioso para saber mais sobre o artista? A gente te conta tudo sobre o Jão!

Biografia de Jão: da adolescência ao estrelato

João Vitor Romania Balbino, o nome verdadeiro de Jão, nasceu em Américo Brasiliense, em São Paulo, no dia 3 de novembro de 1994. Um escorpiano cheio de sonhos e com garra o suficiente para conquistá-los.

O seu nome artístico, apesar de ser uma associação óbvia ao seu nome de batismo, tem um significado fofo por trás: ele foi dado por sua irmã, Isabela Romania Balbino, enquanto eles cresciam.

Além disso, Isabela também foi a sua primeira parceira musical. Eles cantavam juntos quando moravam na casa dos pais e essa pode ter sido a sua primeira influência no meio artístico.

Primeiros contatos com a música

Apesar de estar no topo das paradas atualmente, Jão já deixou bem claro que a sua escalada não foi nada fácil. Ele passou por grandes obstáculos enquanto crescia, sempre determinado a fazer música pop.

Na escola, enquanto seus colegas faziam apresentações com guitarras e violões, Jão subia ao palco apenas com o seu microfone e uma batida gravada no pendrive, focando em sua performance para o público.

Começo da carreira

Apesar de ter começado a cantar ainda criança, a virada profissional da biografia de Jão começou em sua juventude, próximo aos 17 anos. Foi quando ele se mudou para São Paulo com o objetivo de cursar Publicidade e Propaganda na USP.

A graduação foi uma forma de mostrar o que era realmente importante para ele no momento: sua música. Por isso, Jão abandonou a universidade e começou a se apresentar por São Paulo em busca de dinheiro.

Jão em 2017
Jão no início da carreira, em 2017. Créditos: Divulgação

Nas primeiras apresentações, ele fazia cover de suas principais inspirações, como Marisa Monte e Cazuza, ambos conhecidos também por suas composições melancólicas — o que deve ter influenciado a visão do artista.

Além das performances em bares, Jão também começou a produzir conteúdo para o YouTube, o que o levou a ganhar mais visibilidade, já que pessoas do mundo inteiro o estavam assistindo.

Ele fez covers de músicas como Bang, de Anitta, e Crazy In Love, de Beyoncé, mas foi a sua performance de Medo Bobo, de Maiara e Maraísa, que conquistou o público pela primeira vez.

Desde então, Jão se tornou um nome cada vez mais conhecido.

Primeiro Acústico (2018)

Após ter a sua base de fãs cada vez mais sólida, Jão lançou o seu primeiro EP, Primeiro Acústico, projeto que reuniu alguns singles lançados anteriormente, incluindo Álcool, Aqui, Imaturo e Ressaca.

Foi Imaturo, inclusive, que fez com que o artista ganhasse mais notoriedade. A música chegou a alcançar o primeiro lugar da lista Viral Brasil do Spotify e também fez sucesso no YouTube.

Além de Jão: mais artistas LGBTQIAP+ brasileiros para ouvir com orgulho

O clipe foi cercado por polêmicas e teorias sobre a sexualidade de Jão, já que ele aparece interagindo com um homem e uma mulher, insinuando que a narrativa era uma forma de assumir sua bissexualidade.

Após o seu primeiro EP ter sido oficialmente lançado, veio o momento de Lobos chegar ao mundo. Este foi o primeiro álbum da biografia de Jão, uma obra ainda introdutória, mas com potencial de crescimento nos fãs.

Vou Morrer Sozinho é a faixa que abre o álbum e foi escolhida como o seu lead single. A música gerou identificação naquelas pessoas que já se inferiorizaram ao pensar que não eram boas o suficiente para ninguém.

E o crescente sucesso do artista não passou despercebido: ainda em 2018, Jão recebeu o prêmio do MTV Millennial Awards na categoria #Prestatenção. Eles sabiam o seu potencial de estrela em ascensão.

Anti-Herói (2019)

Se em Lobos Jão se apresentou ao mundo, Anti-Herói, o seu segundo álbum de estúdio, serviu para consolidá-lo como um dos principais nomes pop da atualidade.

O projeto foi lançado em 2019 e até hoje é um dos mais relevantes do artista. A música Essa Eu Fiz Pro Nosso Amor, por exemplo, continua como uma das canções favoritas do público.

A faixa é um exemplo da formação evidente da personalidade de Jão enquanto artista: ele fala sobre o amor, mas sem esquecer da dor e do medo que costumam aparecer em conjunto.

É o reflexo de uma geração que, como ele mesmo disse, está se tornando adulta sem falar sobre assuntos mais pesados, o que só resulta em mais trauma. Por isso as suas músicas são um acalanto.

A explosão de Jão no Brasil: Pirata (2021)

Para a Rolling Stones Brasil, Jão foi considerado, desde o começo da carreira, um dos principais nomes do pop nacional. Com o lançamento de Pirata, seu terceiro álbum de estúdio, isso ficou inquestionável.

O projeto foi encabeçado pelos singles Coringa e Não Te Amo, mas foi Idiota, a sua terceira faixa promocional, que furou a bolha e levou o artista pra novos espaços.

A música viralizou no TikTok e alcançou ótimas posições nas paradas musicais, como é o caso da Billboard Brazil Songs. Cada vez mais pessoas estavam ouvindo, gostando e se identificando com o que Jão cantava.

O sucesso foi consolidado em uma etapa grandiosa: a Turnê Pirata. Os shows iniciaram em 2022, quando a pandemia do coronavírus foi oficialmente finalizada pelos órgãos oficiais de saúde.

Assim, Jão reuniu diversos fãs e lotou espaços tanto no Brasil quanto em Portugal, simbolizando um grande sucesso comercial. Além das ótimas músicas, a Turnê também chamava a atenção por causa do seu cenário, contando com um grande navio em meio ao palco.

O sucesso atual: Super (2023)

Os fãs teorizam que os projetos anteriores da biografia de Jão simbolizam os principais elementos da natureza: Lobos seria a terra, Anti-Herói, o ar e Pirata, a água.

Em 2023, os visuais de anúncio do Super indicam diretamente uma relação com o fogo, o que confirma os comentários anteriores. Referências a dragões podem ser vistos tanto nos vídeos de divulgação do álbum quanto nos shows feitos, mostrando a figura mitológica como algo presente na nova fase.

Além disso, o Super traz um Jão mais seguro consigo mesmo e disposto a se posicionar sobre si sem dificuldades.

Sucesso com o público LGBTQIAP+

Se antes as pessoas comentavam sobre sua sexualidade, inclusive invadindo sua privacidade em busca de revelações sobre namorados ou namoradas, agora ele mesmo está aberto a levar o tema ao público.

Além de cantor, compositor e performer, Jão também carrega em si uma grande relevância para a comunidade LGBTQIAP+. Abertamente bissexual, ele mostra que é possível chegar ao topo sem precisar abrir mão da sua identidade.

Para o artista, compor e se ver em suas letras foi um caminho importante para se entender melhor. O Jão de Imaturo, ainda no começo da carreira, é completamente diferente do Jão da era Super, confiante e bem consigo mesmo.

Frases de Jão

As melhores frases de Jão são aquelas que descrevem sentimentos que nem mesmo nós somos capazes de entender. De momentos tristes e de confusão aos mais felizes e confiantes, ele sabe como nos fazer sentir tudo.

Frases Jão