Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia do RBD: a história por trás do fenômeno do pop latino

Y soy rebelde cuando no sigo a los demás… Se esse verso te faz viajar no tempo, não deixe de conferir a biografia do RBD a seguir e celebrar toda a trajetória de sucesso de um dos grupos mais amados do Brasil e das Américas.

Biografias · Por Rannyson Mykael

25 de Outubro de 2023, às 12:00

É quase impossível ser brasileiro e não saber o básico sobre a biografia do RBD, um dos grupos de maior sucesso no país. Principalmente para as crianças e os adolescentes da época, a banda marcou gerações.

Biografia RBD
Créditos: Divulgação

Não só as músicas conquistaram o público, como a novela também teve o seu impacto. Mostrando a vida de jovens no colégio, enfrentando problemas amorosos e buscando conquistar seus sonhos, muitas pessoas se viam nos personagens de Rebelde.

Com uma discografia impecável, fica até difícil listar as melhores músicas do RBD. Das tristes às agitadas, elas continuam tocando até hoje quando o assunto é nostalgia.

Agora que o RBD está de volta aos palcos com uma turnê especial, nada mais justo do que fazer uma viagem no tempo e apresentar a biografia da banda. Coloque a sua gravata vermelha e vamos nessa!

Biografia do RBD: a trajetória do grupo que marcou uma geração

RBD é uma abreviação de Rebelde, nome dado à novela mexicana que deu início ao grupo. A produção foi inspirada em uma edição argentina, mas passou por inúmeras adaptações.

Um exemplo disso é a formação da banda. Na versão anterior, o grupo era composto por quatro integrantes: Roberta, Miguel, Diego e Celina. 

Porém, ao longo do desenvolvimento da história, era claro o potencial que os personagens Mia, Giovanni e Lupita possuíam dentro da novela. Por isso, com a saída de Celina, os três entraram para o grupo.

O desenvolvimento de Mia, inclusive, rendeu um dos símbolos mais memoráveis da novela até hoje: a icônica estrela na testa, um marco que é usado por diversas fantasias que homenageiam o grupo.

Antes de RBD: a trajetória dos membros da banda

Anahí, Dulce Maria, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher Uckermann foram escolhidos a dedo para protagonizarem a versão mexicana de Rebelde.

Todos os seis membros possuíam experiência com atuação, participando de produções audiovisuais desde que eram crianças. No entanto, só isso não bastava. Eles também precisavam cantar.

Por isso, a escolha era importante. Com timbres bem específicos, mas que combinavam em conjunto, a banda estava formada.

Tudo começou como uma parte da novela, algo que foi pensado para desenvolver os personagens, e ao longo do tempo, ganhou popularidade. Mesmo quando Rebelde acabou, em 2006, o projeto musical continuou.

Sucesso mundial: os primeiros álbuns do RBD

Em 2005 foi lançado o primeiro álbum do grupo, carregando o mesmo título da novela que os uniu: Rebelde. Entre as músicas, estavam os hits Solo Quédate En Silencio, Sálvame e, é claro, Rebelde, a faixa-título da novela.

O projeto resultou na primeira turnê do grupo: Tour Generación RBD, que passou por alguns países da América Latina, como México e Colômbia.

No Brasil, o grupo começou a ganhar força no mesmo ano, quando o SBT passou a transmitir a novela. Algumas faixas do RBD, inclusive, foram gravadas em português pela própria banda.

Nuestro Amor, o segundo álbum do RBD, recebeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Pop Por Grupo ou Dupla, mostrando o amplo reconhecimento da banda.

O fim de Rebelde e a continuação do grupo

Na época, o grupo RBD ainda existia junto com Rebelde. Foi apenas em 2006 que esse momento chegou ao fim, após o encerramento da terceira temporada da novela.

Os fãs estavam com medo de que isso significasse o fim da banda, mas não foi o que aconteceu. Pelo contrário, eles tinham mais tempo para se dedicar à música e isso resultou no álbum Celestial.

O projeto é considerado o maior sucesso do RBD nos Estados Unidos, devido a sua estreia no 15° da Billboard, uma das principais paradas musicais do mundo.

Bombando nos Estados Unidos

E, aproveitando o sucesso, duas semanas depois, o grupo lançou o álbum Rebels, quarto projeto de estúdio. Trata-se de um álbum gravado principalmente em inglês para impulsionar o sucesso internacional.

Os números comprovam que a estratégia deu certo: foram 900 mil cópias vendidas mundialmente, sendo 225 mil só nos Estados Unidos.

Empezar Desde Cero, quinto álbum do grupo, seguiu o desempenho esperado de grande sucesso. No entanto, ele carrega o peso de ser o projeto anterior ao anúncio do fim da banda.

Para Olvidarte de Mí e Gira del Adiós: o fim do RBD

Em 15 de agosto de 2008, foi feito o comunicado oficial de que o RBD estava encerrando as suas atividades. Mas nem todos os membros estavam de acordo, como Anahí deixou bem claro.

A cantora e atriz organizou um ato mundial, pedindo aos fãs que fossem às ruas protestar contra a decisão. Ela movimentou milhares de pessoas em diferentes países, incluindo no Brasil, mas a decisão não foi revogada.

Para Olvidarte de Mí marca o último álbum com músicas inéditas do RBD e a Gira del Adiós, também conhecida como Turnê do Adeus, foi o momento de ver os fãs pela última vez e dar o fim a uma das eras mais marcantes da música latina.

Por que o RBD se separou?

Quando a banda chegou ao fim, muitas pessoas especularam brigas e desavenças entre os membros, mas Pedro Damian, gerente do grupo, negou os boatos.

Na época, todos estavam com projetos paralelos: Maite Perroni e Alfonso Herrera estavam atuando, enquanto Christian estava no meio da turnê com o Avenue Q, um espetáculo musical.

Além disso, Dulce María alternava entre trabalhar como dubladora, atriz e cantora, enquanto Anahí dividia sua atenção entre a moda e as causas sociais, buscando oferecer apoio a pessoas com distúrbios alimentares.

Em entrevista, Alfonso Herrera comentou que ele teve a iniciativa de dizer que queria investir em outros projetos. Segundo ele, havia um acordo: se um deles decidisse sair, a banda chegaria ao fim e isso foi respeitado.

Reencontros do RBD após o fim da banda

Para mostrar aos fãs que o grupo não tinha acabado para sempre, o RBD se reuniu algumas vezes nos últimos anos.

Em 2020, mais de dez anos após o fim da banda, foi anunciado o concerto virtual Ser O Parecer. No contexto da pandemia do coronavírus, os integrantes do RBD se reuniram de forma virtual.

Foram mais de 100 mil ingressos vendidos para ver o reencontro, que contou com performances das principais músicas do grupo. Dos seis membros, apenas Dulce María e Alfonso Herrera não conseguiram participar.

Os fãs ficaram ainda mais animados quando, em 2023, os membros começaram a dar a entender que mais uma reunião estaria sendo preparada. Dessa vez, o boato se confirmou no formato de uma nova turnê, a Soy Rebelde Tour, prevista para passar por diversos países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil.

Logo nas 24 horas iniciais, foram vendidos mais de 800 mil ingressos, o que exigiu que o grupo abrisse novas datas para atender a demanda. Infelizmente, a formação completa, com seis integrantes, nunca voltou aos palcos, sempre faltando ao menos um membro.

Curiosidades: Dia do RBD, relacionamentos entre os membros e mais!

  • 04 de outubro é marcado como o Dia do RBD em homenagem à estreia da novela na Televisa, no México. O momento é marcado por homenagens feitas por fãs de todo o mundo.
  • Os membros do RBD já namoraram entre si: é o caso de Alfonso Herrera e Dulce María, por exemplo. Eles se conheceram nas gravações de Clase 406, em 2002, e ficaram juntos até 2005.
  • Anahí e Christopher Uckermann também namoraram. O relacionamento durou oito meses, em 2004, mas eles decidiram ficar apenas na amizade.

Melhores frases do RBD

Além da estética incrível, o grupo também conquistou o público por suas composições que causam identificação. Que tal relembrar as melhores frases do RBD? A nostalgia está garantida!

Frases RBD

Você também pode gostar: