Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Clipes do Michael Jackson: relembre os 11 melhores

Curiosidades · Por Renata Arruda

30 de Setembro de 2021, às 12:00

Qualquer pessoa que gosta de música sabe que Michael Jackson foi um dos maiores ícones da música pop: o artista quebrou barreiras raciais com seus clipes e é o responsável por lançar o álbum mais vendido da história: Thriller, que chegou ao mundo em 1982.

Michael Jackson
Créditos: Divulgação

E foi com a faixa-título deste mesmo álbum que ele também lançou um dos melhores clipes internacionais de todos os tempos. Gravado em formato de curta-metragem, o videoclipe de Thriller se tornou uma das marcas registradas do cantor.

Para relembrar de toda a genialidade do Rei do Pop, selecionamos os 11 melhores clipes do Michael Jackson, vídeos que se tornaram grandes clássicos. Vem ver!

Os melhores clipes do Michael Jackson

Confira a lista que preparamos e aproveita pra contar pra gente nos comentários: qual é o seu vídeo preferido?

Thriller

É claro que nossa lista iria começar com Thriller! Com pouco mais de 13 minutos de duração, o vídeo é considerado como um marco na história dos videoclipes, elevando a categoria ao status de cinema.

Com direção de John Landis e narração de Vincent Price, o vídeo mostra Michael Jackson se transformando em um zumbi e traz uma sequência de dança que se tornou icônica.

Entenda a evolução dos videoclipes até se tornarem o que são hoje 

Billie Jean

Com mais de 800 milhões de visualizações no YouTube, o vídeo de Billie Jean é o mais assistido de Michael Jackson. 

Com direção de Steve Barron, o vídeo foi lançado em 1983 e entrou para a história por ter conseguido quebrar as barreiras raciais da MTV, que na época estava mais focada na música de artistas brancos do rock. Fez tanto sucesso que acabou impulsionando até a fama da emissora.

Vale lembrar que isso aconteceu porque o presidente da CBS Records, Walter Yetnikoff, ameaçou proibir o canal de transmitir os clipes de todos os artistas da gravadora se a MTV não transmitisse o de Billie Jean.

They Don’t Care About Us

Todo fã brasileiro tem um carinho especial pelo clipe de They Don’t Care About Us! Afinal, o vídeo foi gravado no Brasil em duas locações: no Pelourinho, em Salvador, e no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro.

Como se não bastasse, o clipe foi dirigido por ninguém menos que Spike Lee. Segundo o diretor, foi dele a ideia de gravar no Brasil — e Michael Jackson topou na mesma hora.

Foi um acontecimento tão grandioso que a comunidade Dona Marta, na época um centro do tráfico de drogas, recebeu grandes investimentos e se tornou um lugar melhor.

Beat It 

Com uma mensagem anti-gangues, Beat It é um dos grandes sucessos de Michael Jackson. O vídeo contou com inúmeros figurantes, incluindo 80 membros de gangues reais, e tem como clímax uma dança coreografada como uma briga de faca.

Segundo o diretor Bob Giraldi, ele deu um canivete verdadeiro para um dos dançarinos, o que fez com que os outros se afastassem com medo real.

Smooth Criminal

Smooth Criminal é uma música feita para o filme musical Moonwalker, lançado em 1988. Extraído do longa, o vídeo traz cenas que remetem aos clássicos do noir e dos musicais da MGM e se tornou uma obra icônica por si só.

Isso porque é neste clipe que Michael Jackson faz seu segundo passo de dança mais famoso: o anti-gravity lean, aquele em que ele e os dançarinos se inclinam 45 graus pra frente.

Bad

O clipe de Bad é, na verdade, um curta-metragem. Com 18 minutos de duração, o vídeo reúne um time de astros: roteiro de Vincent Price, direção de Martin Scorsese e Wesley Snipes contracenando com Jackson.

Segundo Scorsese, a produção estourou o prazo: foram duas semanas apenas para gravar a sequência de dança. Eu fiquei hipnotizado. O monitor de vídeo transformou todos nós em dançarinos, contou.

Scream

Lançado em 1995, o clipe de Scream foi o mais caro da história naquele tempo. Isso porque a produção precisou construir um cenário que se parecesse com o interior de uma nave espacial para criar o clima distópico do vídeo.

A música é uma forma de protesto do cantor contra as acusações que começavam a surgir na época e conta com a participação de Janet Jackson, sua irmã mais nova, que também aparece no videoclipe.

Conheça os 12 clipes mais caros da história da música

Remember The Time

Em Remember The Time, Michael Jackson novamente aposta no formato de curta-metragem. Com a participação de Eddie Murphy, Magic Johnson e Iman Mohamed Abdulmajid, o vídeo é dirigido por John Singleton e se passa no Antigo Egito.

Uma curiosidade é que este clipe, lançado em 1991, mostrou pela primeira vez um beijo de Michael Jackson na tela.

The Way You Make Me Feel

A essa altura, você não vai se espantar se dissermos que o clipe de The Way You Make Me Feel também foi lançado como curta-metragem, não é mesmo? Na verdade, são duas versões: uma de quase cinco minutos e outra de nove minutos.

Lançado em 1987, o vídeo conta com uma aparição de La Toya Jackson, irmã do cantor, e recebeu uma indicação ao MTV Music Awards em 1988. Porém, Jackson acabou perdendo o prêmio para sua outra irmã, Janet. 

In The Closet

Subvertendo o conceito de estar no armário, a letra de In The Closet fala sobre o relacionamento entre um homem e uma mulher, que ele deseja manter escondido. A ideia inicial era que Michael Jackson fizesse o sonhado dueto com Madonna, mas acabou não rolando.

Quem contracena com o cantor é a modelo Naomi Campbell, em um vídeo que exala sensualidade. 

Black Or White

Lançado em 1991, o videoclipe de Black Or White é mais um do repertório de Jackson a ser gravado como um curta. 

Seguindo a mensagem de tolerância racial pregada pela letra, o vídeo traz cenas do cantor em comunhão com pessoas de inúmeras raças e culturas diferentes. E ainda tem a participação especial de um pequeno Macaulay Culkin.

Conheça a biografia de Michael Jackson

Depois de conferir os melhores clipes do Michael Jackson, que tal agora conhecer sua trajetória? Vem ler a biografia do Rei do Pop e saber mais sobre a vida e a carreira do cantor!

Biografia Michael Jackson

Leia também: