Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Os 13 melhores clipes internacionais da história

História da música · Por Érika Freire

31 de Maio de 2021, às 19:00

Quem viveu os tempos áureos do MTV sabe a emoção que era assistir um clipe novo da sua banda preferida. Os clipes internacionais simplesmente revolucionaram a indústria musical e quem deu o pontapé neste formato foram os Beatles

O quarteto de Liverpool foi pioneiro ao fazer experimentações com duas grandes artes: cinema e música. Desde então, muitas bandas passaram a usar o videoclipe como uma importante ferramenta de divulgação.

Porém, foi nos anos 80, com o surgimento da MTV gringa, que as gravadoras começaram a investir ainda mais em produções audiovisuais. Através dos clipes, mergulhamos em toda uma estética que apresenta as intenções do artista unindo imagens, música e histórias. 

A seguir, vamos relembrar alguns dos melhores clipes internacionais da história! 

Os melhores clipes internacionais 

Alguns clipes internacionais entraram pra história pela autenticidade, ousadia e inovação. A partir dos anos 80, tivemos produções milionárias com as maiores estrelas do pop mandando muito bem a cada videoclipe: Madonna e Michael Jackson.

Na década de 90, houve praticamente um boom com o crescimento da MTV e o videoclipe se tornou uma obra de arte super aguardada pelos fãs, que vibravam a cada estreia.

Thriller — Michael Jackson

Um marco na história dos clipes internacionais é o icônico Thriller, lançado em 1983. O rei do pop Michael Jackson criou um verdadeiro curta-metragem com mais de 12 minutos de duração. 

Dirigido pelo cineasta John Landis, Thriller é uma superprodução com direito a zumbis e as memoráveis coreografias que marcaram a carreira de Michael Jackson. 

Conheça curiosidades sobre o álbum Thriller, clássico do Michael Jackson

Bohemian Rhapsody — Queen

O Queen aparece ao lado dos Beatles entre os pioneiros dos videoclipes. A ideia por trás de Bohemian Rhapsody era desenvolver uma estratégia de marketing que mostrasse a banda como se estivesse tocando ao vivo. 

Com isso, o Queen poderia usar o clipe em programas de televisão. Lançado em 1975, Bohemian Rhapsody foi considerado inovador para a época. 

Descubra o significado da música Bohemian Rhapsody, do Queen 

Toxic — Britney Spears

Britney Spears nunca decepcionou os fãs em seus videoclipes. A cada lançamento, a princesinha do pop surpreendia com grandes produções que deixavam todos de queixo caído.

Um de seus clipes que entrou pra história foi Toxic, inclusive apontado pela Billboard na lista dos 100 melhores clipes do século XXI. Toxic ocupou nada menos do que a sétima posição e foi bem merecido, né?

Tonight, Tonight — Smashing Pumpkins

O Smashing Pumpkins, ao lado dos diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris, foi buscar inspiração no filme francês Le Voyage Dans la Lune, de 1902, para criarem esta obra belíssima. 

Com uma visual impecável, Tonight, Tonight usa técnicas do teatro, mesclando com cinema e música. Uma linda obra de arte! Não é à toa que a banda levou o Video Music Awards de 1996 com o prêmio de melhor clipe.

Express Yourself — Madonna

O clipe mais caro da década de 80, Express Yourself precisou de 5 milhões de dólares em sua produção. Dirigido por David Fincher, o clipe foi inspirado no filme Metrópolis, de 1927. 

Mais tarde, o diretor se tornaria parceiro de Madonna em outras produções, como Oh Father, Vogue e Bad Girl

Hey Ya! — Outkast

Em 2003, Hey Ya! era uma das músicas mais tocadas nas rádios e parte desse sucesso se deu pelo clipe. A dupla de rap Outkast era formada por André Lauren Benjamin, conhecido como Andre 3000 e Antwan André Patton, o Big Boi.

Mas foi Andre 3000 que fez história no clipe de Hey Ya!, interpretando uma banda inteira com diversas versões de si mesmo. 

Smells Like Teen Spirit — Nirvana 

Lá no início dos anos 90, o movimento grunge sai de Seattle para conquistar o mundo e Smells Like Teen Spirit, do Nirvana, deu o start para este feito.

O clipe mostra Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic tocando em um evento estudantil e a plateia parece meio desanimada no começo. Até que os jovens acordam e começam a curtir o som da banda com toda a intensidade. 

Há quem diga que as coisas saíram um pouco do controle durante a gravação e que as cenas de “rebeldia” foram reais

Smells Like Teen Spirit: significado do hit do Nirvana

Weapon Of Choice — Fatboy Slim

Outro que entrou para a lista dos 100 melhores clipes do século XXI é Weapon Of Choice, do Fatboy Slim. Não poderia ser diferente, já que foi dirigido por ninguém menos que Spike Jonze. 

Em Weapon Of Choice, o ator Christopher Walken aparece sentado meio triste num saguão de hotel e do nada se levanta e sai dançando pelas dependências do local.

Weapon Of Choice ganhou o Grammy de Melhor Vídeo Musical em 2002.

ÜBerlin — R.E.M.

Quem também dançou muito foi o ator Aaron Johnson no clipe de ÜBerlin, do R.E.M. É bem hipnotizante ver a leveza e descontração de Aaron performando pelas ruas de Londres. 

O clipe, de 2011, foi dirigido por Sam Taylor-Wood, esposa do ator. 

Amazing — Aerosmith 

Dirigido por Marty Callner, Amazing marca a parceria do Aerosmith com a atriz Alicia Silverstone, que estrelou outros dois grandes clipes da banda, Crying e Crazy

É uma super produção com criação de um ciberespaço mostrando o encontro de um casal. Eles passeiam de moto, namoram, fazem skysurf e ainda há cenas dos integrantes tocando diferentes pontos. 

Ao final do clipe, uma revelação bastante surpreendente.

Strawberry Fields Forever — The Beatles

Os precursores do formato não poderiam ficar de fora. Strawberry Fields Forever, na época, foi um filme promocional, que mais tarde compreenderíamos como o videoclipe que conhecemos hoje.

Gravado em 1967, o clipe mostra a fase psicodélica da banda e contou com a direção de Peter Goldmann, que usou animação stop motion, efeitos de gravação reversa, entre outros recursos inovadores para os anos 60. 

Single Ladies — Beyoncé 

Se as redes sociais fossem tão fortes como nos dias de hoje, teriam dito que Beyoncé levou a internet à loucura com Single Ladies.

Lançado em 2008, a proposta era até simplista: três mulheres dançando de salto alto e maiô preto em um fundo branco. 

Mas estamos falando de Beyoncé, que arrasou na coreografia inspirada na dança criada pelo coreógrafo e dançarino Bob Fosse, em 1969.

Bad Romance — Lady Gaga

Com mais de um bilhão de visualizações no YouTube, Bad Romance representa muito bem toda a inovação, loucura e ousadia de Lady Gaga. 

Tem performances esquisitas, clima futurístico e figurinos non sense, aproveitando assim todas as vertentes e linguagens de uma obra audiovisual de responsa! 

Bad Romance foi eleito pela Billboard o melhor videoclipe do século 21. E você, concorda? 

A evolução dos videoclipes 

Agora queremos saber: qual clipe internacional você acha que merecia estar na lista também? 

Os videoclipes evoluíram muito desde que os Beatles e Queen lançaram seus primeiros clipes. Muita coisa mudou e você pode conferir mais a evolução dos videoclipes ao longo dos anos

A evolução dos videoclipes

Confira: