Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Curiosidades sobre o rock que vão deixar você de boca aberta

Curiosidades · Por Érika Freire

30 de Abril de 2022, às 19:00

Um dos gêneros mais importantes da história da música, o rock é permeado de curiosidades e fatos um tanto surpreendentes.

Surgido no final da década de 40 nos Estados Unidos, o rock teve suas origens na música negra e se tornou um dos maiores símbolos da contracultura. Ele uniu pessoas, ditou comportamentos, moda e deu origem a novos subgêneros. 

É tão importante para a música que ganhou uma data especial comemorativa, com o Dia Mundial do Rock, comemorado no dia 13 de julho.

Há quem diga que o rock morreu, mas ao longo das décadas, ele se reinventou e segue mais vivo do que nunca! Bora conferir algumas curiosidades sobre o rock?

Curiosidades sobre o rock: 18 fatos interessantes sobre o gênero

Tem fatos engraçados, alguns tristes e outros que só o que só rock and roll poderia nos proporcionar! 

Chuck Berry queria ser fotógrafo

Já imaginou que um dos maiores precursores do rock and roll, Chuck Berry, queria na verdade ser fotógrafo? 

Isso mesmo. O rock é mesmo cheio de curiosidades, e Chuck Berry só começou a se apresentar como músico para conseguir uma grana para comprar os equipamentos que usaria como fotógrafo.

Símbolo do rock

Aquele famoso símbolo que a gente faz com as mãos para tirar foto, o chifrinho com os dedos, virou a marca dos roqueiros e muitas vezes foi associado a símbolo satânico. 

Porém, além de não ter maldade alguma, o símbolo foi feito pela primeira vez por Ronnie James Dio, vocalista da banda Black Sabbath. Ele aprendeu a fazer o gesto com sua avó, como forma de espantar o mau olhado.

Ronnie James Dio
Créditos: Divulgação

O Rei do Rock

Falar em curiosidades sobre o rock sem mencionar o rei não dá, né. Elvis Presley se tornou o Rei do Rock em 1956, depois que Sam Phillips, da Sun Records, notou o talento do astro quando gravou That’s All Right. 

Expulso por comer carne 

Rick Wakeman, tecladista do Yes, foi comer um inofensivo hambúrguer no estúdio e jamais poderia imaginar que tal ato quase causou a sua expulsão da banda. É que os demais integrantes eram vegetarianos bem radicais e ficaram muito pistolas com o coleguinha carnívoro.

Rick Wakeman, do YES
Créditos: Divulgação

A primeira apresentação dos Beatles 

Os famosos e inesquecíveis garotos de Liverpool fizeram a sua primeira apresentação no Cavern Club, em 1961. Em dois anos, a banda tocou quase 300 vezes no clube local.

Outra curiosidade dos Beatles é que o primeiro single da banda foi lançado em 5 de outubro de 1962, o clássico Love Me Do.

Heavy metal em palcos brasileiros

Em 1974, o Brasil teve o seu primeiro contato real com o heavy metal. Alice Cooper veio ao país e realizou o primeiro show de metal em palcos brasileiros, no Anhembi, em São Paulo.

Acidente de ônibus matou ex-baixista do Metallica

A formação original do Metallica contava com o baixista Cliff Burton, que acabou morrendo em um acidente de ônibus. 

A história conta que na noite de 27 de setembro de 1986, os integrantes fizeram uma aposta sobre quem dormiria no beliche de cima, que era o mais confortável. Cliff B venceu e o ônibus derrapou no gelo e capotou, ocasionando a morte do baixista.

Cliff Burton
Créditos: Divulgação

O primeiro hino do rock and roll

We’re gonna rock around the clock tonight

Nós vamos dançar rock pelas horas hoje à noite

Com melodia super dançante, Rock Around the Clock é considerado o primeiro hit do rock and roll, gravado por Bill Haley & His Comets em 1954. A música foi eleita pela revista Rolling Stone a 158ª na lista das 500 melhores canções de todos os tempos.

Foo Fighters e OVNIs

Dave Grohl não imaginou o sucesso que o Foo Fighters faria, caso contrário, ele próprio declarou que teria escolhido um nome melhor. É que o termo foo fighters era usado por aviadores para descrever objetos voadores não identificados e foi criado durante a Segunda Guerra.

O primeiro rock brasileiro

Mais uma curiosidade do rock bem legal é o fato de que Cauby Peixoto gravou a música Rock and Roll em Copacabana, em 1957. Com isso, o cantor entrou para a história por gravar o primeiro rock brasileiro.

Inspiração de Smells Like Teen Spirit

Smells Like Teen Spirit é um marco na história do rock, mas o que muitos não sabem é que o nome do hit do Nirvana, presente no álbum Nevermind, surgiu de uma marca de desodorante chamada Teen Spirit. 

Ah, mais uma do Nirvana: você sabia que todos os integrantes da banda foram expulsos da festa de lançamento de seu próprio álbum, Nevermind, por conta de uma guerra de comida? Baixou a quinta série nos meninos, mas que isso é muito rock and roll, ah é sim! 

Ozzy Osbourne mordeu o morcego mesmo 

Uma das cenas mais emblemáticas da história do rock é Ozzy Osbourne arrancando a cabeça de um morcego. O fato bizarro aconteceu em 20 de janeiro de 1982, durante um show do Black Sabbath em Iowa, Estados Unidos. 

Ozzy pensou que o morcego era de brinquedo e acabou indo parar no hospital para tomar vacina antirrábica.

Rocket Queen e os gemidos

Movido totalmente pelo tripé sexo, drogas e rock and roll, Axl Roses decidiu que a música Rocket Queen deveria ter gemidos sexuais

O responsável pela mixagem de som disse que tudo bem, usaria alguns pornôs dos anos 70, mas Axl queria algo real. Levou a namorada do então baterista Steven Adler, Adriana Smith para o estúdio, fez sexo com ela e captou todos os ruidos. 

Maior público em um show de rock

As curiosidades sobre o rock são cheias de surpresas, tanto que o maior público de um show de rock aconteceu no Brasil, tem noção? 

Foi no dia 31 de dezembro de 1993, quando Rod Stewart tocou para mais de 3,5 milhões de pessoas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A apresentação foi tão simbólica que entrou para o Guinness Book como o maior público presente em um show de rock em todos os tempos.

Rod Stewart em Copacabana
Créditos: Divulgação

Festival de Woodstock 

Em 1969, o Woodstock reuniu meio milhão de pessoas e se tornou um dos maiores festivais de rock da história.

O evento ocorreu em uma enorme fazenda, localizada na região de White Lake, em Nova Iorque e contou com shows de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Santana, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, The Who, Jefferson Airplane entre outros. Foram três dias de muita música, marcados pelo espírito paz e amor.

Festival de Woodstock
Créditos: Divulgação

O disco de rock mais vendido

Back In Black, lançado pelo AC/DC em 1980, é apontado como o disco de rock mais vendido com mais de 50 milhões de cópias comercializadas ao redor do mundo.

É o sétimo álbum na discografia da banda australiana e conta com músicas como Hells Bells, What Do You Do for Money Honey, You Shook Me All Night Long e Back in Black, que dá nome ao disco. 

Capa do álbum Back In Black, do AC/DC
Capa do álbum Back In Black / Créditos: Divulgação

Mulheres na linha de frente do rock

O rock pode até ser dominado por homens, mas foram as mulheres as precursoras no gênero. Sister Rosetta Tharpe ficou conhecida como a mulher que inventou o rock por conta da gravação de Strange Things Happening Everyday, em 1944. 

Anos depois, outra mulher se destacou, Wanda Jackson, cantora, compositora e guitarrista americana se tornou a Primeira Dama do Rockabilly, nos anos 50.

Dark Side Of The Moon

Um dos maiores discos do Pink Floyd, Dark Side Of The Moon vendeu tanto que foi necessário que a gravadora construísse fábricas apenas para dar conta da prensa do vinil.

Lançado em 1973, o álbum vendeu mais de 45 milhões de cópias e ficou por mais de 14 anos nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.

The Dark Side Of The Moon
Capa do álbum The Dark Side Of The Moon / Créditos: Divulgação

10 curiosidades incríveis sobre música

Você já conhecia essas curiosidades sobre o rock? Tem alguma diferente pra contar pra gente? 

Continuando nesses babados que a gente adora, separamos 10 curiosidades incríveis sobre música pra você ficar por dentro!

Curiosidades sobre música

Poderá gostar de ler também: