28 de Abril de 2023, às 12:00
Para você, quais são as melhores músicas do Depeche Mode? O grupo britânico é conhecido pelo estilo inovador, muitas vezes classificado como “obscuro” ou “misterioso”.
O romance sombrio das letras se une ao som dos sintetizadores, com elementos do pós-punk e sons industriais futuristas, e tudo isso dá origem ao estilo único de um grupo com mais de 40 anos de estrada.
Muita gente não sabe, mas o nome Depeche Mode foi retirado pela banda de uma revista de moda francesa, e quer dizer algo como moda apressada, em tradução livre. Nada mais propício para um grupo disposto a inventar seu próprio estilo, né?
Atualmente, depois do falecimento do tecladista Andrew Fletcher, o grupo segue em atividade com a dupla David Gahan e Martin Gore, dois de seus membros originais. Inclusive, a dupla lançou em 2023 o álbum Memento Mori, somando 15 discos gravados pelo Depeche Mode com uma coleção interminável de sucessos.
E aí, bora relembrar as melhores músicas do Depeche Mode?
Relembre os sucessos que marcaram a trajetória do grupo, da década de oitenta até 2023!
Vamos começar pelo maior sucesso de todos: Enjoy The Silence foi a música responsável por tornar o Depeche Mode mundialmente conhecido. Apesar de não ser o primeiro hit, ela elevou a banda a outro patamar dentro da indústria musical.
No decorrer dos anos, desde a década de 90, a canção ganhou várias novas versões, de artistas como Breaking Benjamin e Lacuna Coil.
Strangelove foi lançada como primeiro single do sexto álbum de estúdio da banda, Music for the Masses. Dizem que a versão original era essencialmente uma faixa de synth-pop, mas ela foi considerada “confusa demais”, e a banda acabou optando por uma versão simplificada.
Depois de Strangelove, a banda lançou Never Let Me Down Again como segundo single do mesmo álbum. A música se consagrou como uma das mais pedidas pelos fãs em todos os shows do Depeche Mode.
Partindo da década de 80 direto para 2023, chegamos no sucesso mais atual da lista. Ghosts Again veio mostrar que o Depeche Mode definitivamente não chegou ao fim e ainda consegue lançar grandes sucessos.
A música foi lançada em fevereiro de 2023, no álbum Memento Mori, e já conquistou seu lugar entre as mais ouvidas da banda.
Personal Jesus está na lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone. A música foi inspirada no livro Elvis and Me, escrito por sua ex-esposa Priscilla Presley.
A letra fala sobre o endeusamento de alguém, sobre ter uma pessoa que é uma referência tão forte que chega a ser um Deus particular.
No inglês, a expressão walk in someone ‘s shoes significa se colocar no lugar do outro. E é justamente isso que pede a letra de Walking In My Shoes: antes de você chegar a qualquer conclusão, tente se colocar no meu lugar.
Confira outras 12 músicas para aprender expressões em inglês.
Just Can’t Get Enough carrega o peso de ter sido o primeiro single do Depeche Mode a ser lançado nos Estados Unidos, onde se abriu um novo mercado para a banda. A música fez parte da trilha sonora dos filmes Summer Lovers, de 1982, e The Wedding Singer, de 1998.
It ‘s No Good é de uma era em que o Depeche Mode já era mundialmente conhecido, a partir de meados da década de 90. Lançada como single do álbum Ultra, ela alcançou o top 10 das paradas musicais em oito países, alcançando o primeiro lugar em três deles.
Precious foi escrita por Martin Gore enquanto o artista estava passando pelo processo de divórcio. A música é uma mensagem para os filhos do cantor, pedindo que eles mantenham a fé nos pais, apesar de tudo.
Angels with silver wings
Anjos com asas prateadas
Shouldn’t know suffering
Não deveriam conhecer o sofrimento
I wish I could take the pain for you
Quem dera eu pudesse suportar a dor por você
Policy Of Truth foi a única música lançada pelo Depeche Mode que ficou melhor colocada na Billboard Hot 100, parada musical dos Estados Unidos, do que na UK Singles Chart, sua versão britânica. Novamente, um sucesso da década de 90, quando a banda começava a estourar cada vez mais fora do Reino Unido.
Na época do lançamento, Behind The Wheel foi classificada pela crítica como “muito estranha, mas atraente”. 😅 Parece que os fãs concordaram, porque mais de 35 anos se passaram e ela ainda é um dos maiores sucessos do grupo.
Lançada ainda no começo da década de 80, mas já no terceiro álbum de estúdio da banda, Everything Counts marca uma transição no estilo das letras do grupo, trazendo pela primeira vez as questões políticas. A música aborda a corrupção e a ganância corporativa na Grã-Bretanha.
Diferente das outras canções da lista, Television Set não é uma das músicas mais ouvidas do grupo. A menção na lista é porque ela foi uma vez mencionada por Andrew Fletcher, o tecladista do grupo que faleceu em 2022, como sua música favorita do grupo.
A música é pouco conhecida porque apesar de ter sido tocada nas primeiras turnês da banda, nunca apareceu em nenhum álbum de estúdio. Podemos dizer que se trata da “música não lançada” mais famosa do Depeche Mode.
Os anos 80 foram revolucionários na indústria musical. Assim como os grandes sucessos que figuram entre as melhores músicas do Depeche Mode, outros hits de diferentes estilos consagraram ritmos experimentais que ditaram tendência por muitos anos.
Vem com a gente saber mais sobre as músicas internacionais dos anos 80!
Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.