Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a biografia de Dona Ivone Lara, a nossa rainha do samba

Biografias · Por Rafaela Damasceno

15 de Julho de 2021, às 19:00

O samba é um estilo musical tipicamente brasileiro e apresentou diversos artistas de destaque. Entre as mulheres, a principal representante é a saudosa Dona Ivone Lara.

dona ivone lara biografia
Créditos: Divulgação

Considerada a rainha e grande dama do samba, ela não brilhou só no mundo da música. Formada em enfermagem e assistência social, ela também teve um importante papel na reforma psiquiátrica do Brasil.

Esses e outros detalhes incríveis da história de vida de Dona Ivone Lara você conhece agora, com a nossa biografia completa sobre a cantora. Não perca! 😉

Dona Ivone Lara: a biografia da rainha do samba

Com um talento musical que atravessou as fronteiras brasileiras, Dona Ivone Lara também se destacou na área da saúde. Descubra, a seguir, a sua trajetória:

Música na infância e na adolescência

Yvonne Lara da Costa nasceu no dia 13 de abril de 1922, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela foi a primeira filha de um casal bem musical.

O pai, José da Silva Lara, era violonista de sete cordas e desfilava no Bloco dos Africanos. E a mãe, Emerentina Bento da Silva, era cantora soprano e se apresentava em ranchos carnavalescos tradicionais da cidade.

Mas não foi por influência deles que ela seguiu carreira na música. Aos 3 anos, perdeu a mãe e foi estudar em um colégio interno. Lá, teve aulas de canto com Lucília Guimarães, esposa do maestro Villa Lobos. Já naquela época, ela recebia grandes elogios dos dois artistas.

Com apenas 12 anos, escreveu a sua primeira canção, com a ajuda dos primos. Era Tiê, em homenagem ao seu pássaro de estimação. 

Aos 17, o seu pai faleceu. Então, passou a ser criada pelo seu tio Dionísio, que a ensinou a tocar cavaquinho e a ouvir samba.

Ivone enfermeira e assistente social

Em 1939, Ivone ingressou no curso de enfermagem da atual UNIRIO. Ao concluir a faculdade, foi uma das primeiras mulheres negras a se formar em uma graduação no país. 

Em seguida, foi aprovada no concurso público para o Ministério da Saúde e, aos 25, começou a trabalhar no Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro.

dona ivone lara biografia
Dona Ivone Lara nos anos 40 / Créditos: Divulgação

Foi nessa instituição que ela conheceu a psiquiatra Nise da Silveira, grande nome da saúde mental no Brasil. Especializada em terapia ocupacional, a futura cantora ofereceu uma importante contribuição para essa área. 

Anos mais tarde, Ivone fez um novo curso e se tornou uma das primeiras assistentes sociais brasileiras. A nova formação a ajudou a trabalhar de forma ainda mais focada com os doentes mentais. 

dona ivone lara biografia
Dona Ivone Lara no Hospital Engenho de Dentro (RJ), onde exerceu as profissões de enfermeira e assistente social / Créditos: Divulgação

Essa contribuição foi tão relevante para a área da saúde que muitos pesquisadores já dedicaram trabalhos sobre ela. Assim, muito além das artes, a cantora foi também uma profissional preocupada e atenta às principais necessidades do Brasil. 

Ivone cantora e compositora

A história de Dona Ivone Lara no samba começou com o Carnaval. Ao integrar a já extinta Prazer da Serrinha, ela descobriu a sua paixão. É de sua autoria o hino dessa escola de samba, Nasci Para Sofrer.  

Em 1947, com a fundação da Império Serrano, ela integrou a ala das baianas. Além disso, também escrevia músicas, mas as suas letras eram assinadas por seu primo, Mestre Fuleiro, porque muitos sambistas não queriam gravar músicas compostas por uma mulher

dona ivone lara biografia
Dona Ivone Lara canta pela Império Serrano / Créditos: Divulgação

Mas ela foi perseverante e venceu o preconceito. Anos mais tarde, foi a primeira mulher a fazer parte da ala dos compositores.  

E o reconhecimento só veio mesmo muito tempo depois, com a canção Os Cinco Bailes da História do Rio, de 1965:

Casamento e família

No final da década de 1940, Ivone se casou com Oscar Costa, filho do presidente da Prazer da Serrinha. Com ele, teve dois filhos, Alfredo e Odir.

Apesar de ser um homem também envolvido com o samba, ele não gostava muito que a esposa se envolvesse com esse movimento. Tanto que, durante o período em que esteve casada, não conseguiu se dedicar com tanto empenho à música. 

Em 1975, Odir sofreu um acidente de carro e faleceu. Com o impacto da perda do filho, Oscar em seguida teve um infarto fulminante e também veio a falecer. 

Dedicação exclusiva à música

Dois anos depois, Ivone se aposentou e passou a se dedicar exclusivamente à carreira musical. A partir daí, vários intérpretes gravaram suas composições, como Clara Nunes, Maria Bethânia e Caetano Veloso

Foi nessa época que ela passou a ser conhecida não só no universo do Carnaval, como também por todo o Brasil. Devido ao sucesso, ela chegou a participar de diversos programas de TV, como o do Chacrinha, na Rede Globo. 

Uma de suas músicas mais famosas foi Sonho Meu, composta em parceria com Délcio Carvalho. Relembre-a, na voz da própria cantora:

Trabalhos como atriz e homenagens

Além de cantar, Dona Ivone Lara também atuava. Ela chegou a interpretar a Tia Nastácia em especiais do Sítio do Picapau Amarelo. Também participou do filme A Força de Xangô, de Iberê Cavalcanti

Em 2012, a Império Serrano homenageou a artista com o samba enredo Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba. Em 2016, recebeu, pelo Palácio do Planalto, a Ordem do Mérito Cultural, um dos títulos mais importantes para profissionais da área de cultura do Brasil. 

Em 2018, a artista recebeu uma homenagem em forma de musical, que celebrou a sua vida e obra: Dona Ivone Lara – O musical – Um sorriso negro, idealizado por Jô Santana. 

dona ivone lara biografia
Dona Ivone Lara – O musical – Um sorriso negro / Créditos: Divulgação

No mesmo ano, em 16 de abril, Dona Ivone Lara faleceu, após ficar 3 dias internada por causa de uma insuficiência cardiorrespiratória. O velório aconteceu na Quadra da Império Serrano, a sua escola de samba do coração.

Ainda hoje, as canções compostas pela artista encantam o público e emocionam as novas gerações. É uma prova de que, com ela, o samba não vai morrer. 

Descubra todos os detalhes sobre a história do samba

Dona Ivone Lara foi a mulher de maior destaque do samba nacional e é essencial para a evolução do estilo em nosso país. Agora que você já sabe tudo sobre a sua biografia, que tal conhecer a história do samba

História do samba

Leia mais sobre o samba: