Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o Festival de Parintins, festa que Isabelle do BBB 24 participa

O Festival de Parintins, um dos eventos mais ricos do folclore brasileiro, é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil. Saiba tudo sobre a festa!

Curiosidades · Por Rafaela Damasceno

12 de Janeiro de 2024, às 18:00

Você sabe o que é o Festival de Parintins? Já ouviu falar desta festa emblemática do folclore brasileiro? Os nomes Boi Garantido e Boi Caprichoso te dizem alguma coisa?

Se você está acompanhando o BBB 24, com certeza tem ideia do que estamos falando. Uma das participantes, a amazonense Isabelle Nogueira, representa a cunhã-poranga do Boi Garantido nesse festival. Então, além de linda e super carismática, a sister esbanja talento e muita arte.

Isabelle Nogueira com o Boi Garantido no Festival de Parintins
Isabelle Nogueira com o Boi Garantido no Festival de Parintins. Reprodução / Instagram

Por causa do reality, muitas pessoas começaram a pesquisar mais sobre esse festival musical brasileiro. E também passaram a se interessar pela personagem da cunhã-poranga e a sua relação com o Boi Garantido.

Se esse é o seu caso, aproveite para descobrir agora todos os detalhes sobre o Festival de Parintins, com a nossa explicação completa.

Qual é a história do Festival de Parintins?

Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins acontece desde 1965 no município de Parintins, no estado do Amazonas. Por esse motivo, o local também recebe o nome de “ilha da fantasia”.

A primeira edição do festival foi realizada por iniciativa de um grupo de amigos ligados à Juventude Alegre Católica (JAC). O objetivo era arrecadar fundos para a construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. No primeiro ano, apenas grupos de quadrilha se apresentaram, sem a presença dos Bois Garantido e Caprichoso.

Foi só em 1966 que eles foram convidados para participar do Festival de Parintins. Os bois duelaram diante do público e venceu aquele que recebeu o maior número de aplausos. A partir daí, a rivalidade entre eles foi criada e ficou mais forte a cada ano.

Em 1975, a Prefeitura de Parintins assumiu a organização do festival. Com o passar do tempo, a festa foi se tornando mais importante e ocupando um lugar de destaque no folclore regional e nacional.

A origem dos Bois Garantido e Caprichoso

As lendas relacionadas ao Boi Bumbá existem no Brasil desde o início do século XX, principalmente na região Nordeste. Todas elas se relacionam a histórias que narram a morte e a ressurreição de um boi e misturam personagens humanos e figuras místicas.

No caso da disputa entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido, ela acontece no estado do Amazonas desde 1913. Tecnicamente, ela foi criada como uma variante amazonense da festa do Bumba Meu Boi do Maranhão.

Os bois Caprichoso e Garantido, embora sejam específicos da região do Amazonas, representam variações do boi bumbá. Assim como eles, existem outros mais antigos ou mais novos, como o Diamantino, o Ramalhete, o Fita Verde, o Corre-Campo, o Mina de Ouro, o Galante e o Campineiro.

Como nasceu o Boi Garantido – Boi do Povão

O Boi Garantido é aquele que tem o maior número de vitórias do curral. A sua figura é de um boi branco, com um coração vermelho na testa.

Ele foi um brinquedo criado em 1913 por Lindolfo Monteverde. De acordo com a lenda, ele ficou muito doente e fez uma promessa a São João Batista. Caso ele se curasse, construiria um boi bumbá que sairia todos os anos em junho, em homenagem ao santo.

Assim que alcançou a sua graça de ser curado, Lindolfo criou o brinquedo e começou a fazer as suas apresentações nas ruas de Parintins.

Boi Garantido
Boi Garantido. Reprodução / Instagram

Como nasceu o Boi Caprichoso – Boi da Cultura Popular

O Boi Caprichoso recebeu esse nome por ter capricho e sempre tentar fazer o melhor. A sua figura é de um boi preto com uma estrela azul na testa.

A sua primeira versão foi às ruas em 1922, feita de caixas de papelão pelo advogado e político José Furtado Belém. Ele resolveu criá-lo depois de ver um boi bumbá nas ruas da capital, junto dos irmãos Cid.

Boi Caprichoso
Boi Caprichoso. Reprodução / Instagram

Como funciona o Festival de Parintins?

O Festival de Parintins acontece todos os anos no Centro Cultural do município, também conhecido como Bumbódromo. O local tem capacidade para 35 mil espectadores e realmente tem o formato de um boi.

As festividades ocorrem desde a última sexta-feira do mês de junho e duram até o domingo. Ou seja, são 3 dias de muita festa, com diferentes espetáculos, que atrai milhares de turistas do Brasil e do mundo para presenciar um dos festivais mais ricos da nossa cultura.

As disputas são televisionadas pela TV A Crítica, emissora local independente, que pertence à Rede Calderaro de Comunicação.

Durante as apresentações, que ocorrem a céu aberto e duram em média 2 horas e meia, a agremiação folclórica do Boi Garantido aparece vestida de vermelho, enquanto a do Boi Caprichoso, de azul.

Como é a disputa entre os Bois Caprichoso e Garantido?

No momento da disputa entre os bois bumbá mais icônicos do Amazonas, a rivalidade é digna de uma grande final de campeonato de futebol. O Bumbódromo é dividido em vermelho e azul. Mas o clima é mais cordial. Enquanto uma torcida vibra e aplaude, a outra fica quieta, apenas assistindo. 

Além do catolicismo, com os santos juninos, as religiões de matriz africana, os seres mágicos, os orixás e outros elementos afro-brasileiros fazem parte da festa. Na apresentação, detalhes da cultura indígena e nortista e da musicalidade da região, com os chamados “sotaques”, também compõem a festa.

Com a evolução do Festival de Parintins, várias manifestações artísticas foram se incorporando à disputa dos bois bumbá. Hoje, são ao todo 21 quesitos a serem avaliados por uma equipe de 9 jurados, todos originários de regiões do Brasil que não fazem parte da região Norte. 

Os quesitos da apresentação são: Apresentador; Levantador de Toadas; Batucada e Marujada; Ritual Indígena; Porta-Estandarte; Amo do Boi; Sinhazinha da Fazenda; Rainha do Folclore; Cunhã-Poranga; Boi Bumbá; Toada; Pajé; Povos Indígenas; Tuxauas; Figura Típica Regional; Alegoria; Lenda Amazônica; Vaqueirada; Galera; Coreografia; e Organização do Conjunto Folclórico.

Quem é a cunhã-poranga?

O quesito representado pela participante do BBB 24, Isabelle Nogueira, desde 2018, é a cunhã-poranga do Boi Garantido. Ela é a personagem da moça bonita, sacerdotisa, guerreira e guardiã do boi bumbá

A cunhã-poranga do Boi Caprichoso é representada por Marciele Albuquerque Munduruku, uma artista nativa indígena.

Marciele Albuquerque
Marciele Albuquerque. Reprodução / Instagram

Conheça os principais artistas indígenas brasileiros

O Festival de Parintins, que você acaba de conhecer em detalhes, é um dos elementos mais ricos do folclore brasileiro. Repleto de referências religiosas, culturais e indígenas, essa festa típica valoriza os nossos povos originários.

 Além dos festivais folclóricos, podemos perceber a valorização da nossa cultura com os principais artistas indígenas brasileiros. Por isso, não deixe de conferir a seleção que fizemos com os melhores!