Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Artistas indígenas brasileiros que você precisa conhecer

Conheça 8 artistas indígenas do mundo da música, com canções nos mais diversos estilos!

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

27 de Outubro de 2023, às 12:00

Os artistas indígenas do Brasil desempenham um papel fundamental na preservação e promoção da rica herança cultural das populações nativas do país. Muito antes da chegada dos europeus, os indígenas já tinham suas raízes profundamente entrelaçadas com suas tradições. 

Há muitos séculos, esses povos utilizam o registro sonoro em seus rituais, festas e celebrações culturais, seja por meio do canto ou de suas rezas. Isso revela a profunda conexão entre a música e a espiritualidade indígena

Artista indígena Djuena Tikuna
Artista indígena Djuena Tikuna / Créditos: Divulgação

No entanto, a música indígena transcende seu uso ritualístico e se estende para além das fronteiras das comunidades, à medida que artistas indígenas de diversas etnias buscam conquistar seu espaço no cenário nacional e internacional.

Esses artistas promovem a resistência e a valorização das culturas indígenas do Brasil. Porém, embora seja um estilo musical tipicamente brasileiro, as canções indígenas permanecem desconhecidas por grande parte da população. 

Ouvir e apoiar os artistas dos povos originários vai muito além de mera apreciação cultural: é conhecer as origens do Brasil!

8 artistas indígenas na música para conhecer e adicionar à sua playlist

Os artistas indígenas brasileiros não se limitam a criar canções baseadas unicamente nas tradições culturais: mais que isso, eles produzem músicas que refletem suas vivências cotidianas

Essas composições são ricas em poesia e estão distribuídas pelos mais diversos gêneros musicais, demonstrando a capacidade de adaptar e mesclar tradições ancestrais com influências contemporâneas.

Confira quais os principais artistas indígenas do Brasil!

Katú Mirim

Uma das principais artistas indígenas brasileiras, Katú Mirim é uma cantora, compositora, atriz e defensora ativa das questões indígenas.

Nascida em São Paulo, ela é filha biológica de um membro da comunidade Boe Bororo e foi adotada por um casal não indígena ainda bebê. Em 2017, seu profundo vínculo com suas raízes foi reconhecido pelo povo Guarani M’bya, que a batizou como Katú Mirim. 

A música de Katú Mirim vai do rap ao trap, abordando questões como a demarcação de terras, a importância da ancestralidade e a vida das comunidades indígenas.

Djuena Tikuna

Cantora, compositora e jornalista, Djuena Tikuna é originária da Aldeia Umariaçu II, do Amazonas, e cresceu em uma aldeia na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Ela emocionou o público ao apresentar o Hino Nacional na língua Tikuna durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016 e foi a primeira indígena a ser a atração principal de um espetáculo no icônico Teatro Amazonas, em Manaus.

Além disso, a artista também já recebeu uma indicação para o Indigenous Music Awards, na categoria de Melhor Artista Indígena Internacional, no Canadá, em 2018.

Ademilson Umutina

Ademilson Umutina é um cantor e compositor indígena criado na aldeia Bacalana, no estado de Mato Grosso. 

Ele é considerado um dos principais expoentes da música sertaneja indígena, e se dedica a entoar canções que celebram memórias e valores ancestrais.

Em entrevistas recentes, Ademilson afirmou que a sua missão é resgatar e preservar a cultura tradicional do povo Umutina.

Leia Mais: O que é que a Bahia tem? Conheça os principais cantores baianos

Brô MC’s

Se você deseja conhecer artistas indígenas contemporâneos, pode gostar do grupo de rap Brô MC’s, formado por jovens indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru, localizadas no estado do Mato Grosso do Sul.

Os Brô MC’s utilizam o português e o Guarani-Kaiowá para promover a cultura indígena, em letras que falam sobre temas como racismo, invasão de terras e degradação ambiental.

Vale lembrar que o grupo foi aclamado ao se apresentar com o cantor Xamã no Palco Sunset do Rock in Rio 2022.

Edivan Fulni-ô

Edivan Fulni-ô é um talentoso cantor e compositor originário da comunidade Fulni-ô, localizada no interior de Pernambuco. Suas músicas transmitem mensagens que convidam os ouvintes a refletir sobre a atual situação dos povos indígenas no Brasil.

O artista foi aclamado pela canção Não Sou Índio Pra Gringo Ver, que incorpora elementos do rock e tem uma forte pegada das músicas brasileiras das décadas de 1990 e 2000. 

O cantor emprega a música como uma ferramenta de resistência na batalha pela preservação e sobrevivência das comunidades indígenas no Brasil.

Dj Eric Terena

Um dos nomes mais famosos da música indígena brasileira, DJ Eric Terena busca manter suas raízes ancestrais presentes em seu processo de criação musical. Ele nasceu e cresceu na comunidade Terena, no Mato Grosso do Sul.

Suas obras utilizam cantos tradicionais e batidas que se inspiram em gravações de sons da natureza. Ele também é famoso pelas parcerias com outros artistas indígenas, como Djuena Tikuna na faixa Tetchi’arü’ngu

Sua carreira transcende as fronteiras do Brasil: Terena já se apresentou em eventos em Nova York e Glasgow, realizou uma turnê pela Europa e teve uma música incluída na programação do Festival de Glastonbury.

Owerá

Uma das principais promessas entre cantores indígenas brasileiros, Owerá, anteriormente conhecido como Kunumí MC, é considerado um dos pioneiros no cenário do rap indígena solo no país.

Ele vive na aldeia Krukutu, na Zona Sul de São Paulo, e lançou seu álbum de estreia, My Blood Is Red, em 2017, mesclando as línguas portuguesa e guarani nas canções.

Owerá também teve a oportunidade de colaborar em composições com artistas renomados do Brasil, como Criolo e Alok.

Leia Mais: Cantores paraenses: 10 talentos para reverenciar a música do Pará

Arandu Arakuaa

O grupo musical Arandu Arakuaa surgiu em Brasília sob a liderança do músico Zândhio Aquino como a primeira banda brasileira a incorporar a língua tupi-guarani em canções de heavy metal

Suas composições são uma fusão única, com letras sobre as narrativas e batalhas dos povos indígenas. 

A banda investe em arranjos musicais que unem a potência do metal com os elementos sonoros dos ritmos tradicionais brasileiros, incluindo o uso da viola caipira e instrumentos indígenas. 

Artistas indígenas: conheça outros ritmos tradicionais brasileiros

Os artistas indígenas mostram todo o seu talento em composições únicas e formam um rico universo de sons e culturas que enriquecem a diversidade do Brasil. 

Mas não se esqueça de que a música brasileira é uma tapeçaria de estilos e gêneros, capaz de contar histórias incríveis.

Por isso, te convidamos a explorar também a tradição da música nordestina para conhecer ritmos do forró ao frevo, passando pelo baião e xote, que refletem a energia, alegria e resiliência do povo do Nordeste!

Músicas nordestinas