5 de Agosto de 2021, às 19:00
No dia 13 de julho, comemoramos o Dia do Rock. Embora a data tenha ganhado o título de Dia Mundial do Rock, ela é comemorada apenas no Brasil. Parece aleatório? Pois existe um motivo para isso: o Festival Live Aid.
O festival aconteceu no dia 13 de julho de 1985 simultaneamente em Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo foi arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia.

Reunindo artistas como Queen, Phil Collins, U2, Paul McCartney, Madonna, Bob Dylan, Elton John e outros grandes nomes da música, o evento foi transmitido em mais de 100 países e estima-se que tenha conseguido arrecadar cerca de 150 milhões de libras.
Vem saber mais sobre como foi o histórico festival Live Aid!
Com a carreira em baixa, e depois de assistir a uma reportagem sobre a fome na Etiópia, o músico Bob Geldof se uniu a Midge Ure, da banda Ultravox, e juntos eles compuseram a música Do They Know It’s Christmas?, convidando vários artistas britânicos para participar das gravações.
A ideia era reverter o dinheiro arrecadado com as vendas do compacto para ajudar o país africano.
Assim, no final de 1984 surgia o projeto Band Aid, reunindo astros como Bono, Paul McCartney, David Bowie, Phil Collins, Sting, James Taylor, entre outros.
Com o sucesso do projeto, Bob Geldof e Midge Ure foram ainda mais ambiciosos e conseguiram conceber e viabilizar um festival beneficente que acontecesse simultaneamente em dois países, Inglaterra e Estados Unidos, com os maiores nomes da música da época.
E, assim, o Live Aid estava pronto para se tornar um evento histórico.
O Live Aid foi o primeiro festival a reunir tantos artistas famosos que se tem notícia.
Um dos seus maiores diferenciais foi ter colocado no mesmo palco nomes já consagrados com a nova geração de estrelas da época, dando ao evento um clima de confraternização em prol de um bem maior.

Com 16 horas de duração, mais de 20 atrações se apresentaram em cada cidade. Os shows começaram na Wembley Arena, em Londres, ao meio-dia, e no Estádio JFK, na Filadélfia, às 13:50, e foram transmitidos pela BBC para o mundo todo.
No Brasil, o Live Aid foi exibido pela Globo posteriormente em dois especiais compactos, com gravações dos melhores momentos.
No entanto, nem tudo são flores. Artistas como Cat Stevens, Julian Lennon e Tears For Fears cancelaram em cima da hora, enquanto Prince resolveu enviar o videoclipe de 4 The Tears In Your Eyes em vez de se apresentar.
Inicialmente, o Deep Purple também pretendia participar, mas o guitarrista Ritchie Blackmore acabou se recusando a ir.
Também não aconteceu o dueto intercontinental entre Mick Jagger e David Bowie, em que cada um cantaria em uma cidade, mas a tarefa se mostrou impossível.
A solução encontrada pelos artistas foi gravar juntos uma versão em videoclipe de Dancing In The Street.
Não foram poucos os eventos marcantes que aconteceram durante o festival Live Aid. O evento foi tão importante que Phil Collins declarou que o dia 13 de julho deveria ser considerado “o dia mundial do rock”.
E foi assim que a data acabou surgindo no Brasil, o único país a comemorá-la.
Embora a ideia só tenha pegado por aqui, de fato aquele foi um grande dia para o rock. Em Londres, o Queen fez sua apresentação mais icônica, que acabou sendo eleita em enquete como o Melhor Show Ao Vivo já feito.
Abrindo com Bohemian Rhapsody, a banda dominou o estádio, que cantou em uníssono sucessos como Radio Ga Ga, We Will Rock You e We Are The Champions.
Confira os artistas que se apresentaram na edição inglesa do festival:
Já nos Estados Unidos, tocaram os seguintes artistas:
Se parece estranho que Phil Collins tenha estado no mesmo evento em dois lugares diferentes, há uma explicação: o músico simplesmente pegou um concorde da Inglaterra até os Estados Unidos para se apresentar lá também.
Bono salvou a vida de uma garota da plateia. Durante a apresentação, muita gente pensou que o vocalista do U2 havia pulado do palco para dançar com ela durante a música Bad.
Porém, em 2005 a mulher revelou que ela estava sendo esmagada pela multidão e ele foi o único que percebeu.
Em seu show, Bob Dylan fez um comentário que deixou Bob Geldof com rancor. Ele disse: Eu espero que eles possam pegar um pouquinho desse dinheiro e usá-lo para, digamos, pagar os juros que algumas fazendas e, os fazendeiros aqui [nos EUA], devem aos bancos.
Paul McCartney enfrentou dificuldades técnicas durante Let It Be. O microfone do cantor pifou durante os primeiros dois minutos da música, fazendo com que o público não pudesse ouvi-lo.
O evento marcou a primeira reunião do Led Zeppelin, desde que a banda havia terminado em 1980. Insatisfeitos com a qualidade do show, proibiram que ele fosse incluído no DVD.
Em 2004, foi lançado o DVD oficial do festival Live Aid. São dez horas de gravações, divididas em quatro discos.
Gostou de saber mais sobre o festival Live Aid? Então aproveita e vem saber tudo sobre o Woodstock, um dos festivais mais icônicos da história.

Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.