Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Curiosidades sobre Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers

Confira curiosidades como o nome verdadeiro e a carreira de ator do baixista Flea, do Red Hot Chili Peppers.

Biografias · Por Ana Paula Marques

9 de Novembro de 2022, às 12:00

Algumas curiosidades sobre o Flea, do Red Hot Chili Peppers, ajudam a compreender melhor o segredo por trás do longevo sucesso da banda californiana. 

Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers
Créditos: Divulgação

Considerado um dos melhores baixistas da história, o músico contou com uma ajudinha da família para encontrar seu caminho na música e teve um promissor passado no jazz, mas foi o rock que conquistou de vez o coração do artista.

Que tal conhecer outras curiosidades sobre a carreira do talentoso e carismático baixista do Red Hot Chili Peppers? Vem com a gente!

6 curiosidades sobre Flea, do Red Hot Chili Peppers

Você sabia que o baixista do Red Hot Chili Peppers não é norte-americano? Ele nasceu na Austrália!

Também é fato que ele não ficou por muito tempo na terra dos cangurus: ainda na infância o artista se mudou para os Estados Unidos com a família e começou, então, a surgir o músico como hoje o conhecemos. 

Confira algumas curiosidades sobre o Flea, do Red Hot Chili Peppers!

Vida antes da fama e verdadeiro nome

Como você deve ter imaginado, o Flea não se chama Flea (o apelido, na verdade, significa pulga). O nome verdadeiro dele é Michael Peter Balzary, em uma família de origem húngara e irlandesa.

O artista nasceu no dia 16 de outubro de 1962, na pequena cidade de Burwood, província de Melbourne, onde vivem pouco mais de 10 mil pessoas, e se mudou ainda na infância para os Estados Unidos, onde seu pai conseguiu um emprego.

Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers
Créditos: Divulgação

Pouco depois, a mãe do Flea se casou com um entusiasta do jazz, que apresentou o jovem Flea a grandes nomes do gênero, como Miles Davis, Louis Armstrong e Dizzy Gillespie.

Polêmicas e abuso de drogas

Foi na escola que o músico começou a enveredar mais pelo universo do rock internacional. Depois de fazer aulas de violão com o padrasto, Walter Urban, o artista se interessou pelo baixo e se juntou a colegas de escola para formar uma banda.

Começa aí um momento definidor e desafiador para o artista, que desde muito cedo descobriu o universo dos narcóticos. Comecei a me drogar aos 12 anos. Estávamos nos anos 1970, e preciso dizer que Hollywood era uma loucura nos anos 70, contou o músico em seu livro de memórias. 

O drama das drogas acompanhou o músico por muito tempo: ele só ficou sóbrio na década de 1990, após a trágica morte de Hillel Slovak, primeiro guitarrista do Red Hot Chili Peppers, vítima de overdose no final da década de 1980.

Em decorrência do histórico com drogas, o baixista teve por décadas uma relação instável com o amigo e colega de banda Anthony Kiedis, que só deixou as drogas posteriormente, após idas e vindas no vício.

Flea escolheu o nome Red Hot Chili Peppers

Homenageado no Rock’n’Roll Hall of Fame desde 2012, Flea está intrinsecamente associado ao Red Hot Chili Peppers desde 1983.

Se mesmo assim você ainda tem dúvidas da importância do artista para a banda da Califórnia (e vice-versa), eis mais uma das curiosidades sobre o Flea, do Red Hot Chili Peppers: o baixista foi o responsável por escolher o nome da banda

Inicialmente chamada Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem, a banda concluiu após seu primeiro show que o nome era simplesmente terrível.

Foi então que o baixista sugeriu batizar o grupo de Red Hot Chilli Peppers, um nome mais adequado e capaz de transmitir “energia, cor e sons”, nas palavras de Anthony Kiedis.

Atividade paranormal de Flea

A música não é a única força agindo no íntimo de Flea: o artista não nega ser uma pessoa bastante espiritual e já teve até contato com o sobrenatural!

Certa vez, o baixista percebeu manifestações fantasmagóricas na casa em que estava se hospedando. Não sou nenhum médium, mas nós sentimos um monte de coisas naquela casa (…), coisas se mexendo sozinhas, barulhos, vozes, revelou em entrevista.

Embora reconheça que estava sob influência de maconha na ocasião, o músico acredita piamente na existência de coisas e seres que os olhos não veem. Há espíritos a nosso redor, que nos dão memórias, pensamentos e ideias. Não são apenas drogas.

Ativismo social do baixista do Red Hot Chili Peppers

A relação de Flea com a música é tão especial que o baixista resolveu transformar essa paixão em ações altruístas. Ao lado do padrasto, Walter Urban, o músico é co-fundador do Silverlake Conservatory of Music, um importante conservatório de música californiano

Flea no Silverlake Conservatory of Music
Créditos: Divulgação

A organização não governamental se dedica a facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade à educação musical. 

Alguns alunos da entidade sem fins lucrativos pagam um preço simbólico pelas aulas, enquanto outros, que não podem contribuir financeiramente, têm acesso aos cursos gratuitamente.

Não gosta quando fãs pedem fotos

Apesar de muitos famosos não se importarem com o assédio dos fãs nos momentos de descanso, muitos artistas não escondem o desagrado ao serem interrompidos por pedidos de fotos e autógrafos.

Uma das curiosidades sobre o Flea, do Red Hot Chili Peppers, é que ele se encaixa nesse segundo grupo.

O baixista não se importa em parar o que está fazendo para conversar com os fãs, mas detesta quando os admiradores pedem para tirar uma foto com ele. Por isso esse tipo de imagem é tão rara.

Estamos sempre dispostos a conversar e bater um papo, mas pedir uma foto estraga isso instantaneamente, declarou o artista em entrevista. 

Questionado por fãs decepcionados sobre esse posicionamento, o roqueiro garante que não há nada de errado em pedir para tirar uma foto com um ídolo, mas essa atitude estraga qualquer chance de haver uma conversa de verdade entre fã e artista.

Curiosidades de Flea, do Red Hot Chili Peppers, no cinema

Você já conhecia as curiosidades sobre o Flea, do Red Hot Chili Peppers que elencamos até aqui? Prepare-se para se surpreender com mais um fato bombástico sobre o artista: ele também tem uma carreira no cinema!

O baixista tem participações mais do que especiais em grandes produções desde a década de 1980, veja só!

De Volta Para O Futuro (1985)

O baixista do Red hot Chili Peppers viveu o Douglas J. Needles na franquia de sucesso De Volta Para O Futuro, uma das maiores bilheterias da década de 1980.

Flea em De Volta Para o Futuro
Créditos: Divulgação

O personagem aparece nos dois últimos filmes da trilogia e se envolve em uma trama obscura com potencial para prejudicar o protagonista Marty (Michael J. Fox).

O Grande Lebowski (1998)

Em O Grande Lebowski, dos irmãos Ethan Cohen e Joel Cohen, Flea interpreta Kieffer, também conhecido como Niilista Nº 2, um homem de origem alemã que age em contraponto ao protagonista, Jeff Lebowski (Jeff Bridges).

O Grande Lebowsky
Créditos: Divulgação

O homem niilista opera em um modo “tanto faz, tanto fez”, em claro contraste com a posição otimista e positiva de Lebowski.

Low Down (2014)

Flea assume um dos papéis principais em Low Down, de Jeff Preiss. O baixista interpreta Lester Hobbs, amigo do protagonista Joe Albany, vivido por John Hawkes.

O longa conta a história real do pianista Joe Albany e conta com grande elenco, incluindo Ella Fanning, Peter Dinklage, Glenn Close, Lena Healey e outros grandes nomes.

Divertida Mente (2015)

Você sabia que o músico do Red Hot Chili Peppers também está em uma animação infantil? Flea dá voz a um dos policiais que mantêm a sanidade da protagonista Riley no filme Divertida Mente.

A participação do músico é bem curta, mas o suficiente para ser memorável para os fãs da banda californiana.

Obi-Wan Kenobi (2022)

Até a saga Star Wars contou com a participação especial de Flea: o artista vive um agente importante nos primeiros episódios da série Obi-Wan Kenobi, do Disney+.

Flea em Obi Wan Kenobi
Créditos: Divulgação

A aparição do roqueiro na produção surpreendeu fãs da franquia Guerra nas Estrelas e em entusiastas da música, sendo sucesso absoluto na recepção do público. 

Frases do Red Hot Chili Peppers para compartilhar

Gostou de conhecer algumas curiosidades sobre o Flea, do Red Hot Chili Peppers? O músico é um dos melhores baixistas do mundo e tem uma vida pra lá de movimentada!

Aproveite e confira algumas frases da banda do Red Hot Chili Peppers para compartilhar nas redes sociais!

Frases: Red Hot Chili Peppers

Conteúdo Relacionado