Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Fleetwood Mac: conheça as melhores músicas, das antigas às atuais

Listas musicais · Por Rannyson Mykael

6 de Maio de 2022, às 12:00

Uma coisa é certa: quem gosta de rock e música internacional no geral, nem que seja só um pouco, com certeza deve conhecer Fleetwood Mac. A banda está atuando no cenário musical desde 1967 e aparece na lista de melhores músicas de rock dos anos 70, o que reforça o sucesso do grupo desde o começo da carreira. 

Fleetwood Mac
Créditos: Divulgação

De lá para cá foram vários grandes hits que ganharam o mundo inteiro, apesar das brigas que existiam por trás dos holofotes entre os próprios membros.

Que tal relembrar algumas das melhores músicas do Fleetwood Mac? Vai ser difícil fazer essa seleção, mas o resultado com certeza vai te agradar. Será que sua favorita foi selecionada? Continue lendo e descubra! 

Fleetwood Mac: as melhores

Fleetwood Mac tem mais de 15 álbuns de estúdio lançados e passeia por vários estilos, mostrando que a banda nem sempre se agarrou a um só som. 

Os ritmos vão desde o blues ao pop rock e se consolidam mais no folk rock quando o grupo chega na metade da carreira, provando ser uma das maiores bandas de rock dos anos 70 por sua longevidade e versatilidade.

Mas independentemente do gênero, não faltam músicas memoráveis na trajetória do grupo e é sobre isso que queremos falar! 

Dreams

Falar em Fleetwood Mac é pensar em Dreams quase automaticamente, já que a música é um marco na carreira da banda.

Ela foi lançada como single do álbum Rumours, em 1977, e alcançou o topo da Billboard Hot 100, uma das maiores paradas musicais do mundo inteiro. Inesquecível!

The Chain

Assim como Dreams, The Chain também faz parte do álbum Rumours e é a primeira canção do Lado B. É uma música complexa e teatral, lembrando a trilha sonora de um filme. 

Um fato interessante sobre The Chain é que ela é uma das únicas músicas da banda em que todos os integrantes do grupo colaboraram de alguma forma ao unir cada visão em um único ponto, por isso ela é tão especial. Sem dúvidas uma das melhores músicas internacionais dos anos 70.

Landslide

Falar sobre tempo e envelhecimento é algo que o Fleetwood Mac fez perfeitamente em Landslide. A música conta a perspectiva de alguém que está perdido nessas reflexões e começa a fazer perguntas para o universo, como Oh, espelho no céu, o que é amor? Pode a criança no meu coração crescer mais? Posso navegar através das ondas do oceano? Posso lidar com as estações da minha vida?

Rhiannon

Lançada no álbum homônimo do Fleetwood Mac em 1975, Rhiannon é uma das poucas músicas da banda que carrega o nome de uma pessoa.

Na letra, ela é descrita como alguém irresistível e que “[…] vai para o céu como um pássaro voando”, remetendo a uma mulher independente e misteriosa. A vibe da música, inclusive, é exatamente essa.

Go Your Own Way 

Se você está procurando por uma boa música sobre o fim de um relacionamento, Go Your Own Way é uma ótima escolha. 

A canção é baseada no fim do relacionamento entre Stevie Nicks e Lindsey Buckingham e, assim como Landslide, também foi retratada na série Glee, através de uma performance super emocional da protagonista Rachel Berry.

Gypsy

Você sabia que Gypsy tinha tudo para ser uma música do álbum solo de Stevie Nicks? No entanto, ela acabou voltando atrás e manteve a canção para o Fleetwood Mac após o falecimento de Robin Anderson, um grande amigo pessoal da cantora, e tudo adquiriu um novo significado. 

Gypsy também conta com uma versão acústica super emotiva que foi gravada exclusivamente para a série Gypsy, da Netflix.

Everywhere

Todo mundo já passou pelo sentimento de estar começando a ficar apaixonado e se perder no sentimento — e é justamente isso que Everywhere retrata. A música chega a ser divertida em alguns momentos, como por exemplo:

Eu quero estar com você em todos os lugares
Alguma coisa está acontecendo comigo
Meus amigos dizem que eu estou agindo peculiarmente

Seven Wonders

Seven Wonders foi lançada como o segundo single do álbum Tango in the Night, em 1987, e fala bastante sobre lembranças de um antigo amor, dando um tom extremamente melancólico à música.

Inclusive, uma curiosidade interessante da composição é que em um dos versos, quando ouvimos All the way down to Emmiline, a ideia original era que a música falasse All the way down you held the line, mas um problema na interpretação fez com que houvesse uma mudança e Seven Wonders continuasse assim.

Little Lies

Little Lies toca em um ponto sensível: o momento em que percebemos que não vale a pena estar ao lado de determinada pessoa, já que a relação virou só mágoa, e ambos funcionam melhor sozinhos.

A música também fala no arrependimento que vem acompanhado desse momento: Se eu pudesse voltar no tempo, então eu consertaria um dia ou dois.

Gold Dust Woman

Gold Dust Woman é uma das músicas mais renomadas do Fleetwood Mac, mas costuma causar confusão sobre o seu significado. 

Em uma entrevista, Stevie Nicks finalmente relatou que a canção é uma metáfora para o uso de drogas, especificamente a cocaína, e o processo de uma pessoa tentando sobreviver ao vício enquanto ainda passava pelas turbulências de uma relação nada saudável. Em tradução livre, Gold Dust Woman significa Mulher do Pó de Ouro.

Fleetwood Mac: Rumours e os bastidores

Toda banda tem seu ápice, principalmente quando são artistas de tanto tempo de existência como o Fleetwood Mac — que está em ação desde a década de 1960.

No caso da banda, não tem como negar que o seu pico de sucesso foi com o álbum Rumours, o 11° projeto do grupo que foi lançado em em 1977.

A proposta era lançar músicas mais comerciais e populares entre o público, tanto em relação às composições quanto aos sons explorados. Os temas que vemos em Rumours são mais reais, como relacionamentos e términos complicados, além do uso intenso de drogas, fazendo com que o público fosse capaz de se identificar em escala mundial.

Capa do álbum Rumours, do Fleetwood Mac
Capa do álbum Rumours / Créditos: Divulgação

E a estratégia funcionou: o álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias com apenas um mês de lançamento e atingiu grandes picos nas paradas de música, como o UK Albums Chart e a US Billboard 200. A música Dreams, inclusive, alcançou o 1° lugar da Billboard Hot 100, tornando-se um dos maiores marcos do Fleetwood Mac até hoje.

Por trás de todo esse sucesso aconteceram vários problemas pessoais com os componentes da banda, como o fim do casamento de oito anos entre Christine McVie e John McVie, as brigas constantes entre Stevie Nicks e Lindsey Buckingham, grandes nomes da banda. 

Quem não ficou de fora de tantos problemas foi o próprio Mick Fleetwood, que descobriu, na época, que sua esposa Jenny havia o traído com o seu melhor amigo. 

Análise de Dreams

O que fez com que Dreams, que está entre as melhores músicas do Fleetwood Mac, alcançasse o topo das paradas de música ao redor do mundo?

Um bom motivo é a sua letra densa, poética e que narra situações que várias pessoas podem se identificar. Para provar esse ponto, preparamos a análise de Dreams e seus significados. Temos certeza que algum verso da canção vai te tocar.

Significado de Dreams, do Fleetwood Mac

Você também pode gostar: