Pular para o conteúdo

Gestos coreanos: saiba quais são os mais usados no dia-a-dia

Coreano · Por Virginia Lazzari

9 de abril de 2022, às 15:00

Quem consome produtos da mídia coreana, como novelas e músicas, muito provavelmente já se acostumou com alguns gestos e expressões que existem na Coreia do Sul. Mas, você sabe os seus significados ou sua origem?

Hoje vou te ensinar sobre alguns gestos coreanos muito usados no dia-a-dia. E se você quiser ficar ainda mais craque na cultura e língua coreana, não se esqueça de conferir nosso post sobre como fazer perguntas em coreano.

Gestos coreanos: como se comunicar com a linguagem corporal?

Você provavelmente já passou por experiências nas quais se comunicou com alguém sem usar uma única palavra, apenas linguagem corporal. E isso acontece para os falantes de qualquer idioma, em qualquer cultura!

Mas esses gestos mudam de país para país, e, portanto, um único gesto pode significar coisas completamente diferentes dependendo de onde o fazemos. Se essa diferença já é algo notável entre um estado e outro dentro do Brasil, imagine entre dois países! 🤯

Pra você poder se comunicar como um nativo, vou te ensinar alguns gestos usados na comunicação do dia-a-dia na Coreia do Sul. Vamos lá?

Coração com os dedos

Esse provavelmente é o gesto mais famoso e em alta hoje em dia, e já se universalizou.

O gesto consiste em juntar o polegar e o dedo indicador para formar um pequeno coração. Em coreano, chamamos esse gesto de 손가락 하트 (/seon garak hateu/), que significa literalmente “coração de dedos”.

Aqui no Brasil, esse gesto ainda remete muito ao gesto que usamos para falar de dinheiro — mas na Coreia, é uma representação bem literal do coração humano, uma vez que a nossa mão tem tamanho equivalente ao coração, e o pequeno “V” formado pelo polegar e pelo indicador representam as válvulas.

Existe bastante especulação sobre a origem desse gesto, mas ainda não há consenso. Sabe-se que esse gesto se popularizou mais com os idols da segunda geração do k-pop, e ele é usado para demonstrar carinho e afeto pelas pessoas.

Atualmente, usa-se também como pose para fotos. Você pode ver mais coisas relacionadas ao k-pop no nosso dicionário de k-pop!

O cantor coreano 노지훈 (/Noh Jihoon/) tem uma música chamada 손가락 하트 (/seon garak hateu/), na qual ele usa o gesto para pedir que a moça por quem é apaixonado aceite seu amor!

Promessa de dedinho

Assim como no Brasil, os coreanos também cruzam os dedos mindinhos para fazer uma promessa, ou oferecer uma promessa a alguém.

Mas existe uma pequena diferença: na Coreia, o gesto ainda inclui o “selamento” da promessa. Basicamente, com o mindinho ainda cruzado, as pessoas envolvidas tocam os polegares como forma de selar aquela promessa e torná-la oficial.

Fora esse pequeno adicional dos coreanos, o gesto é usado praticamente da mesma forma que no Brasil, e tem praticamente o mesmo significado que a nossa “promessa de dedinho”.

Na música Pinky Promise, do grupo Busters, as meninas fazem uma releitura do gesto para caber harmoniosamente na coreografia — mas prestando atenção, dá pra identificar o momento de cruzar os dedos mindinhos e depois tocar os polegares.

Sorry Sorry? 

Quem gosta de k-pop há bastante tempo com certeza já se perguntou por que os integrantes do Super Junior esfregam as mãos uma na outra na coreografia da música Sorry Sorry.

O que poucas pessoas sabem é que esse é um gesto muito comum na linguagem corporal usada na Coreia.

Esse gesto coreano leva o nome de 비손 (/bison/), e é utilizado quando estamos implorando ou desejando fortemente por alguma coisa — pode ser desde a realização de um desejo até implorar às divindades pela cura de uma doença, por exemplo.

O 비 (/bi/) de 비손 é uma abreviação do verbo 빌다 (/bilda/), que significa “rezar”, enquanto  손(/son/) significa “mão”. Em uma tradução literal, seria “rezar com as mãos”.

Interpretando a letra de Sorry Sorry, podemos ver que o Super Junior está implorando, pedindo pelo amor de uma bela mulher, e por isso o gesto de 비손 foi incorporado, dando ao grupo uma das coreografias mais memoráveis do k-pop.

É briga…? 

Um gesto coreano que é bem diferente do que usamos aqui no Brasil é o de chamar alguém pra ir até onde você está.

Aqui, normalmente acenamos com os dedos voltados para cima — mas na Coreia, isso significa chamar alguém pra uma briga! 😱

A maneira correta de chamar alguém pra onde você está, como dizendo “vem aqui”, é sempre acenando com os dedos voltados para baixo, dessa forma:

Realizar esse mesmo gesto, mas com os dedos virados para cima, é tido como uma atitude desrespeitosa na Coreia, através da qual você desafia a outra pessoa a mostrar do que ela é capaz, ou o que ela vai fazer diante dessa “ameaça”.

No Brasil, não fazemos essa distinção da direção dos dedos, mas tome cuidado quando for utilizar esse gesto na Coreia para não acabar comprando briga com alguém! 😅 Pra não errar nos cumprimentos, dá uma passadinha no nosso post sobre cumprimentos em coreano.

Outro detalhe importante com o qual você precisa tomar cuidado ao gesticular o “vem aqui” é a direção do movimento.

Note que o movimento correto seria pra dentro, como se você estivesse “puxando” o ar. Se você fizer o movimento com a mão para fora, como se estivesse “empurrando”, seria como dizer “vá embora”. Dessa forma aqui:

Esses gestos são mais comuns em novelas (k-dramas) e filmes! Que tal dar uma lida no nosso post sobre como aprender coreano com K-dramas pra aproveitar ainda mais? 😉

Shiu 🤫

Este gesto você provavelmente já conhece! Colocar o dedo indicador na frente da boca, indicando que é pra outra pessoa ficar quieta, pra ela parar de falar. Em coreano, chamamos esse gesto de 쉿 (/shuit/), que em tradução livre seria o próprio “shiu” brasileiro.

Esse gesto pode ser usado quando você quer pedir a alguém que a pessoa faça silêncio em um ambiente mais quieto (como durante uma aula ou uma biblioteca por exemplo), mas, também pode ser usado com uma conotação um pouco mais negativa: quando você simplesmente acha que a pessoa deve parar de falar, independentemente do contexto.

Uma outra maneira de usar esse gesto é para pedir segredo a alguém depois que você conta alguma coisa. Por exemplo, na música Love So Sweet, o grupo Cherry Bullet canta sobre um amor arrebatador que faz seus corações baterem mais forte.

Podemos ver as meninas fazendo o gesto 쉿 várias vezes ao longo da coreografia, como que pedindo para que esse amor seja guardado em segredo.

Continue aprendendo sobre a cultura coreana!

Aprender sobre os gestos coreanos ajuda também a entender mais sobre a cultura tão rica deste país! É claro que ainda existem muitos outros gestos para aprendermos juntos, mas pode ter certeza de que com esses você vai impressionar os nativos. 😉

Gostou de saber mais sobre os gestos coreanos? Então, que tal aprender mais sobre os sentimentos em coreano? Com muita música e descontração, o post te ensina tudo o que você precisa saber sobre emoções!

Sentimentos em coreano

Você também pode gostar

Aprenda coreano com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts