Pular para o conteúdo

Datas comemorativas coreanas: tudo sobre Seollal, Chuseok e mais

Descubra algumas datas importantes na Coreia do Sul e as suas formas de celebração!

Coreano · Por Virginia Lazzari

24 de maio de 2023, às 09:00

Você já se perguntou quais datas são as datas comemorativas coreanas? Assim como os feriados brasileiros, na Coreia do Sul é comum celebrar desde acontecimentos históricos, como o Dia da Independência, até marcos da cultura coreana, como o 한글 (/hangul/ – alfabeto coreano).

Portanto, entender as datas comemorativas da Coreia nos ajuda a conhecer um pouquinho mais sobre elementos histórico-culturais desse país peninsular. Bora?

Datas comemorativas coreanas: conheça as principais

Hoje vamos aprender sobre algumas das principais datas comemorativas coreanas e como elas são celebradas, dentre elas o Dia dos Namorados, o Dia do Hangul e o Ano-Novo Lunar.

Antes de irmos para as datas comemorativas coreanas, é importante saber que várias dessas datas são comemoradas de acordo com o calendário lunar. Mas, afinal, o que é isso? 🤔

É um calendário que tem como base o movimento da Lua em torno do Sol, e não da Terra, contando-se assim 12 lunações de 29 dias cada. Portanto, ao final de um ano, contamos 354 ou 355 dias. Isso significa que as datas comemorativas coreanas que seguem o calendário lunar acontecem em dias diferentes todo o ano.

설날 (/seollal/) – Ano-Novo Lunar

O Seollal é um feriado nacional coreano que celebra o primeiro dia do calendário lunar chinês.

É uma das datas comemorativas coreanas que são muito importantes tanto na Coreia do Sul quanto na Coreia do Norte, e sua celebração normalmente é realizada em três dias: a véspera de ano novo, o ano novo propriamente dito e o dia seguinte ao ano novo.

Já que o calendário lunar não é fixo como o calendário gregoriano, a data do ano novo, ou 설날, é diferente a cada ano que passa: ele acontece na segunda lua nova depois do solstício de inverno (21 de dezembro na Coreia). Em 2022, por exemplo, o 설날 foi comemorado de 31 de janeiro a 02 de fevereiro.

Por ser uma data bastante tradicional na Coreia, normalmente as pessoas recebem folga remunerada para celebrar com suas famílias. Inclusive, uma das maneiras mais tradicionais de se celebrar o 설날 é se reunindo na casa do membro mais velho da família, onde todos reverenciam seus ancestrais e comem juntos.

Nesse feriado também é comum ver outros elementos tradicionais da cultura coreana, tais quais: vestes tradicionais coreanas, ou 한복 (/hanbok/); comidas como 떡국 (/tteokguk/ – sopa de bolinho de arroz); jogos e brincadeiras como o 윷놀이 (/yutnori/).

TS usando a roupa tradicional coreana, 한복 (/hanbok/)
BTS usando a roupa tradicional coreana, 한복 (/hanbok/).
Créditos: Divulgação.

3.1절 (/samilijeol/) — 03/01

삼일절 (/samiljeol/) significa literalmente “primeiro de março” e leva esse nome por ser uma data comemorativa em homenagem ao movimento Primeiro Março, que aconteceu em 1919 na península coreana.

Na época, a Coreia estava sofrendo sob dominação japonesa, e vários estudantes se organizaram para protestar pacificamente pela independência da Coreia, marchando pelas ruas de toda a península.

Ainda que a independência ainda demorasse alguns anos para vir, o movimento foi o primeiro passo nesta direção, por isso tão importante na cultura coreana.

Movimento 1º De Março.
Movimento 1º De Março.
Créditos: Divulgação.

Nos dias atuais, o feriado não é uma das datas comemorativas coreanas na qual as pessoas são liberadas do trabalho para celebrar.

No entanto, é possível, por exemplo, ver uma mudança de programação em mídias como rádio e televisão para conteúdo exclusivo sobre o 삼일절. Nas escolas, crianças e adolescentes também fazem trabalhos e apresentações sobre a data.

광복절 (/gwangbokjeol/) — Dia da Independência 15/08

O Dia da Independência, conhecido também como Dia da Libertação, celebra o fim da ocupação japonesa na Coreia, em 15 de agosto de 1945. A tradução literal do nome coreano é “data da restauração da luz”.

Assim como o 삼일절 (/samiljeol/), também não é um feriado no qual as pessoas deixam de trabalhar ou frequentar cursos e aulas, porém tem grande valor na história coreana. Logo, há sempre notícias sobre o assunto na mídia e, muitas vezes, promoções e descontos em lojas e restaurantes – principalmente aquelas que vendem produtos típicos coreanos.

É uma data na qual se celebra, acima de tudo, o nacionalismo e o amor à pátria coreana, sendo possível assistir ou participar de festivais e cerimônias que acontecem por todo o país. Além disso, a bandeira nacional (태극기 /taegeukki/) é hasteada em homenagem a todos que lutaram em prol da independência.

Existe uma música coreana chamada Arirang, que é uma das canções que melhor representa o povo coreano e sua liberdade. Ela já foi regravada por muitos artistas, inclusive o BTS:

발렌타인데이 (/ballentaindei/) — Dia dos Namorados 14/02

O Dia dos Namorados na Coreia do Sul também é comemorado no mesmo dia que o Valentine’s Day e leva o mesmo nome: 발렌타인데이 (/ballentaindei/). Assim como em outros lugares, a data movimenta muito o comércio com vários casais saindo para encontros e trocando presentes.

Segundo a tradição, o 발렌타인데이 é uma data na qual é preferível que as mulheres sejam as responsáveis por presentear seu par.

E no dia 14 do mês seguinte, acontece o 화이트데이 (/hwaiteu dei/), ou White Day, no qual os rapazes retribuem os presentes com algo que custe de 2 a 3 vezes mais do que o presente que eles receberam no 발렌타인데이. Na música MY VALENTINE, do VIXX, os meninos cantam uma linda declaração de amor para a pessoa por quem estão apaixonados:

Os dias 14 dos outros meses do ano também são datas românticas para os casais celebrarem juntos. Mas existe uma exceção: o dia 14 de abril.

Dia dos solteiros — 14/04

Nessa data é comemorado o 블랙데이 (/beullaek dei/), ou Black Day (Dia dos Solteiros). É comum que as pessoas solteiras organizem encontros às cegas, 소개팅 (/sogeting/), para conhecer um parceiro ou parceira.

Também é tradição sair com amigos para comer 짜장면 (/jjajangmyeon/), um macarrão com molho de 춘장 (/chunjang/), pasta de soja fermentada coreana que adquire uma cor preta no seu preparo.

빼빼로 데이 (/peppero dei/) — 11/11

Como se todas essas datas comemorativas coreanas não fossem suficientes para acalentar os corações apaixonados, existe ainda o 빼빼로 데이 (/peppero dei/).

Nesse dia, amigos próximos ou namorados trocam caixas de peppero, um docinho coreano cujo formato lembra o número 1, por isso é comemorado em 11/11.

Peppero Day
Na imagem, está escrito: Peppero Day – como podemos começar? (no sentido de como podemos dar o primeiro passo pra uma relação romântica) | Créditos: Divulgação

추석 (/chuseok/)

O 추석 (/chuseok/), também conhecido como Dia de Ação de Graças, é um feriado que acontece anualmente durante três dias, começando sempre no 15º dia do 8º mês do calendário lunar. Portanto, assim como o 설날 (/seollal/), sua data é diferente todo ano.

Considerado um dos feriados mais importantes da Coreia, existe uma grande mobilização para as celebrações: com cerca de uma semana de antecedência, os estabelecimentos comerciais colocam placas ou avisos em suas portas sobre os horários de funcionamento durante o 추석, sendo que a maioria acaba fechando pelo menos por um dia.

Durante o 추석, alguns dos únicos estabelecimentos que continuam abertos são as lojas de conveniência (편의점).

O 추석 leva também o nome de “dia de ação de graças” por ser uma celebração de agradecimento às boas colheitas e generosidade da terra.

Apesar da origem dessa data comemorativa ser um pouco incerta, é possível fazer um paralelo com as práticas religiosas antigas, as quais centravam-se em torno da lua. Afinal, a lua cheia, por exemplo, só aparecia uma vez ao mês, considerado, portanto, um momento significativo.

Além disso, é possível ver por todo o país pequenos festivais com danças, lutas e brincadeiras tradicionais para comemorar o 추석 , tais quais o 씨름 (/ssireum/), um estilo de luta tradicional coreano, semelhante à luta romana; e a 강강술래 (/ganggangsullae/), dança tradicional coreana que nasceu como uma dança para trazer uma colheita abundante.

Durante o 추석 , é normal que os grupos de k-pop façam um vídeo chamado de 추석 인사 (/chuseok insa/), ou cumprimentos do chuseok, para desejar um bom feriado de 추석 para seus fãs! Como no vídeo abaixo, do grupo SHINee:

한글 날 (/hangul nal/) — Dia do Hangul 09/10

O 한글날 (/hangul nal/) celebra a criação do alfabeto coreano, publicado no 훈민정음 (/Hunminjeongeum/), nesse mesmo dia, em 1446.

Apesar de não ser um feriado no qual as pessoas estão liberadas de suas tarefas cotidianas, em homenagem a essa data tão especial, grande parte dos museus coreanos ficam com entrada gratuita.

세종대왕 (Sejong dewang - Rei Sejong, o Grande)
세종대왕 (Sejong dewang – Rei Sejong, o Grande) foi o quarto rei da Dinastia Joseon e é conhecido pela criação do Hangul.
Créditos: Divulgação. 

O 한글 (/hangul/) foi um alfabeto criado a partir dos formatos do aparelho fonador humano ao pronunciar cada som consonantal da língua coreana.

Por conta disso, é um alfabeto simples e lógico para se aprender, e ajudou com o problema do baixo índice de alfabetização do povo coreano na época. Criado durante a Dinastia Joseon, é usado até hoje tanto na Coreia do Sul quanto na Coreia do Norte.

O 한글 é considerado por muitos linguistas como o alfabeto mais lógico do mundo, e um estudo guiado pela ONU apontou o 한글 como o melhor sistema de escrita para escrever as mais de 2000 línguas sem alfabetos que são conhecidas no mundo atualmente.

Continue aprendendo sobre a cultura coreana!

Aprender sobre os feriados e datas comemorativas coreanas ajuda também a entender mais sobre a história e a cultura tão ricas deste país!

E se você tem vontade de aprofundar mais seus estudos e aprender o idioma, o Letras Academy está aqui para te ajudar!  Nele você encontra aulas super divertidas e materiais que serão um grande apoio na jornada de aprendizagem da língua coreana!

Letras Academy

Aprenda coreano com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts