Pular para o conteúdo

Aprenda tudo sobre o alfabeto coreano (Hangul)

Além de todos os benefícios que a música pode oferecer, ela faz com que sua jornada de aprendizado seja muito mais divertida e descomplicada!

Coreano · Por Ga Eun Kim

4 de maio de 2022, às 15:00

Aprender novos idiomas é sempre desafiador, mas viemos te mostrar que aprender coreano com música pode tornar o processo bem mais divertido! E para provar, hoje vamos falar sobre a base do idioma: o alfabeto coreano, o 한글 (/hangul/).

O 한글 (/Hangul/) possui uma escrita completamente diferente de outros alfabetos e foi criado para que o maior número possível de coreanos pudessem aprender a ler e a escrever.

As combinações das letras presentes no alfabeto formam os 글자 (/Geulja/), os blocos silábicos coreanos, e eles, por sua vez, formam as palavras que compõem o 한국어 (/Hangugeo/), a língua coreana.

Quer aprender mais sobre o alfabeto coreano? Vem com a gente!

As vogais coreanas (모음)

Para começarmos a entender o Hangul, nada melhor que conhecer as vogais – 모음 (/moeum/). As vogais em coreano são simples de entender, já que muitos sons coincidem com os que temos no português!

No total, existem 21 vogais coreanas, sendo 10 vogais simples e 11 vogais compostas:

Vogais simples

Escrita Pronúncia
/a/
/ya/
/eo/ ou /ó/
/yeo/ ou //
/o/ ou /ô/
/yo/ ou //
/u/
/yu/
/eu/ (a dica de pronúncia aqui é pronunciar a vogal “U” com a boca no formato que você usaria pra pronunciar a vogal “i”)
/i/

A música 아야어여오요우유으이 é perfeita para você conhecer mais do cenário k-indie e ainda praticar a pronúncia das vogais simples!

Vogais compostas

Escrita Pronúncia
/ae/ ou /é/
/yae/ ou //
/ê/
//
/wa/
/wae/
/wéê/
/wuo/
//
/wi/
/ui/, pronúncia rápida e contínua

Dicas importantes

  • Os caracteres coreanos são sempre escritos da esquerda para direita e de cima para baixo!
  • Apesar da escrita diferente, no uso diário do coreano, as vogais “” e “” possuem a mesma pronúncia /e/; e as vogais “”, “” e “” também vão ter a mesma pronúncia de /we/.
  • A vogal “” tem um som que se aproxima ao da  expressão “ugh”, geralmente usada quando temos repulsa de algo.
  • Nas vogais compostas (que têm mais de uma vogal para a pronúncia), as vogais que aparecem antes são as semivogais, que vão ter a pronúncia mais rápida e curta.
Ordem da escrita das letras em coreano

As consoantes coreanas (자음)

Como já vimos as vogais, agora é hora de aprendermos sobre as consoantes coreanas – 자음 (/jaeum/). Os blocos silábicos coreanos são sempre compostos por pelo menos uma vogal (모음) e uma consoante (자음), sendo impossível ter o som de apenas uma vogal ou de apenas uma consoante!

A música ‘가나다같이’ do AKMU e 가나다 da banda Kiha & The Faces são perfeitas para entender como de fato as consoantes são pronunciadas quando se juntam à vogal “” — já que o bloco silábico só existe quando formado por, no mínimo, uma consoante e uma vogal, a combinação consoante +ㅏ é um dos primeiros pontos que aprendemos quando começamos a estudar coreano.

Essa combinação para aprender o som das consoantes é o que chamamos de 가나다. E, nas músicas apresentadas, eles fazem o uso do 가나다 para deixar a letra mais divertida!

No total, existem 19 consoantes no coreano, sendo 14 simples e 5 consoantes duplas ou tensas:

Consoantes simples

EscritaPronúncia
/g/ ou /k/
/n/
/d/
/r/ ou /l/
/m/
/b/ ou /p/
/s/
mudo ou /ng/
/j/
/ch/
/kh/
/t/ ou /th/
/ph/
/h/, mas um h aspirado, como em “haha”

Consoantes duplas ou tensas

Elas levam esse nome por existir a repetição de uma consoante, fazendo com que o som fique mais forte e tensionado.

Escrita Pronúncia
/kk/
/tt/
/pp/
/ss/
/jj/ ou /tch/

As pronúncias de algumas consoantes coreanas são parecidas com alguns sons do português, mas, em alguns casos, a pronúncia entre as barras são apenas uma forma de tentar representar um da língua coreana a partir do alfabeto latino.

Assim, o mais recomendado é procurar por áudios e materiais para aprender e entender o coreano com os caracteres e pronúncias na própria língua, sem utilizar a representação em alfabeto latino (também conhecido como romanização), para que você não se confunda sobre qual é a pronúncia correta de determinada consoante ou vogal.

Dicas importantes

  • Algumas pronúncias das consoantes mudam de acordo com a sua posição no bloco silábico.
  • As consoantes sempre iniciam o bloco silábico, e logo depois são seguidas pelas vogais.
  • A letra “” não possui som quando é a consoante que inicia o bloco silábico — portanto, quando queremos representar algum bloco silábico que tem apenas o som das vogais, adicionamos essa letra, uma vez que é necessária uma consoante e uma vogal para formar o bloco silábico.

    Exemplo:
/a/ /wae/
/ya/ /wuo/
Ordem de escrita das consoantes coreanas

Batchim (받침)

Para entender melhor o alfabeto coreano, precisamos entender também sobre como funciona o 받침 (/batchim/).

받침 (/batchim/) é o nome dado a(s) consoante(s) (자음) acrescentadas no final do bloco silábico, para um som de finalização diferente de quando tem apenas uma vogal (모음) finalizando o bloco silábico.

No total, existem 18 tipos de 받침 (/batchim/), que podem ser simples ou compostos:

받침 (/batchim/) simples

Escrita Pronúncia
, , // – /g/ ou /k/
// – /n/
,,,,,,// – /d/
// – /l/ ou /r/
// – /m/
,// – /b/ ou /p/
// – /ng/

받침 (/batchim/) composto

EscritaPronúncia
// – /g/ ou /k/
// – /n/
// – /n/
// e // – /l/ ou /r/ e /g/ ou /k/
// e // – /l/ ou /r/ e /m/
// e // – /l/ ou /r/ e /b/ ou /p/
// – /l/ ou /r/
// – /l/ ou /r/
// e // ou //  – /l/ ou /r/ e /b/ ou /p/
//  – /l/ ou /r/
// –  /b/ ou /p/

É muito importante destacar que as pronúncias do Batchim podem mudar de caso em caso, modificando o próprio bloco silábico e até o próximo bloco silábico que o acompanha.

As pronúncias apresentadas são como os Batchim funcionam em um modo geral, mas cada caso  vai ser um pouco diferente. Por isso, redobre a atenção quando for estudar cada um!

Dicas importantes

  • Quando o bloco silábico que termina com um 받침 (/batchim/) for seguido de outro bloco silábico que comece com a letra “”,  (o qual já comentamos que é um som mudo), é muito comum que o som do Batchim vá para o próximo bloco. Exemplo:

먹어요 (/meok-eo-yo/) – verbo comer conjugado no presente

Aqui podemos perceber que o som do “ㄱ” foi para o próximo bloco silábico, uma vez que o som precisa ser corrido. Então não pronunciamos “먹-어-요” (/meok-eo-yo/), mas sim 머-거-요 (/meo-keo-yo/)

  • Muitos 받침 vão modificar o bloco silábico que vem logo depois, podendo deixar a pronúncia mais aspirada ou mais tensionada. E pode acontecer ainda mais alterações do que essas que eu citei aqui. Mas isso varia de cada 받침 e cada consoante inicial do bloco silábico.

O bloco silábico coreano (글자)

Agora que vimos todos os elementos básicos do Hangul, é hora de vermos como organizá-los para que façam sentido!

글자 (/Geulja/) é o bloco silábico coreano, que é obrigatoriamente composto por uma consoante (자음) e uma vogal (모음), podendo ou não ter um 받침 acompanhando.

A formação de um bloco silábico é bem simples.

Primeiro, escrevemos a consoante do lado esquerdo, e depois escrevemos a vogal, que vai à direita, embaixo ou até nas duas posições! O 받침 sempre vai ser posicionado embaixo da combinação de consoante e vogal!

Exemplo:

= ㅁ + ㅗ
= ㅈ + ㅏ
= ㅁ + ㅝ
= ㅇ + ㅡ + ㅁ

E para configurar uma palavra, basta juntar os blocos silábicos.

Exemplo:

받침 = ㅂ + ㅏ + ㄷ ㅊ +ㅣ + ㅁ
한글 = ㅎ + ㅏ + ㄴ ㄱ + ㅡ + ㄹ
한국어 = ㅎ + ㅏ + ㄴ ㄱ + ㅜ + ㄱ ㅇ + ㅓ

Assim, cada palavra em coreano é composta por blocos silábicos (ou só um bloco silábico), que vão ser compostos por consoantes (자음), vogais (모음) e Batchim (받침)!

Mais sobre o alfabeto coreano

E aí, você gostou do post e sentiu que aprendeu mais sobre o alfabeto coreano com ele?

Então, não deixe de dar uma olhada no Letras Academy — lá, você encontra outros conteúdos que podem te ajudar ainda mais no aprendizado do idioma coreano!

Além disso, eu tenho uma indicação que vai te fazer aprender ainda mais sobre o idioma. Temos um curso rápido de Hangul, com aulas lecionadas por uma professora nativa, que vai ensinar como ler, pronunciar e escrever em coreano! 😉

Quero conhecer o curso rápido de Hangul!

Você também pode gostar

Letras Academy: um match de músicas e idiomas

Procurando um jeito descomplicado e divertido pra aprender novos idiomas? Conheça o Letras Academy e comece agora mesmo!

Quero começar