Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

good 4 u: o verdadeiro significado do hit de Olivia Rodrigo

Analisando letras · Por Felipe Oliveira

27 de Maio de 2021, às 15:00

Olívia Rodrigo é, sem dúvidas, uma das maiores revelações da música dos últimos tempos. A jovem de apenas 18 anos já coleciona diversos recordes e feitos em pouquíssimo tempo. 

Tudo começou em janeiro de 2021, quando a cantora estreou em 1º lugar na parada da Billboard com seu primeiro single, drivers license

Olivia Rodrigo
Créditos: Divulgação

Mas não parou por aí! Consolidando seu sucesso (e quebrando mais recordes), Olivia Rodrigo lançou outra música, good 4 u, uma semana antes de seu álbum de estreia, SOUR, sair oficialmente.

O resultado? A canção também estreou no topo da Billboard, sendo a primeira vez na história em que dois singles de um álbum de estreia entram na parada americana já em primeiro lugar.

Atualmente, good 4 u acumula milhões de streamings globais no Spotify e de visualizações no YouTube, além de ter viralizado também no TikTok, com vários mash-ups e montagens.

good 4 u olivia rodrigo
Créditos: Divulgação

Mas qual será o segredo do sucesso de Olivia Rodrigo? O que está por trás de suas músicas que atraem tanto o público?

Hoje iremos desvendar o significado da música e do clipe de good 4 u e, talvez assim, fique mais fácil entender a magia que envolve a cantora. Vamos lá?

good 4 u: significado da música

Assim como drivers license, good 4 u é uma canção bastante pessoal, que traz reflexões sobre um namoro depois dele já ter acabado. Só por isso já dá pra imaginar que muita gente se identifica, né? Mas ainda tem mais!

O fato de Olivia Rodrigo ter se relacionado publicamente com o cantor Joshua Bassett e, ao que tudo indica, ter sido trocada pela também cantora Sabrina Carpenter, traz um ar de curiosidade sobre os detalhes desse relacionamento.

Olivia Rodrigo, Joshua Basset e Sabrina Carpenter
Olivia Rodrigo, Joshua Basset e Sabrina Carpenter / Créditos: Divulgação

Como os envolvidos não comentam abertamente sobre o caso, resta aos fãs tentar desvendar o mistério que envolve esse término através das pistas deixadas nas músicas.

Além disso, good 4 u é cheia de atitude e sarcasmo, deixando de lado o remorso e a melancolia de drivers license e dando lugar para a raiva e vingança. 

A música tem uma pegada pop punk que rendeu comparações com Avril Lavigne e Paramore. E quem não ama uma canção raivosa pra despejar toda a frustração?

Com a primeira apresentação ao vivo da música, que aconteceu no programa de TV Saturday Night Live, podemos ver a cantora extravasando toda sua frustração.

Na letra da música, Olivia Rodrigo repete a expressão bom pra você diversas vezes de forma irônica, mostrando que, na verdade, não acha nada legal que o seu ex tenha a superado tão facilmente. 

O clipe de good 4 u

Lançado no dia 14 de maio de 2021, o clipe de good 4 u é repleto de referências à cultura pop dos anos 2000. Os fãs da cantora descobriram vários detalhes no vídeo, e separamos os principais pra te mostrar!

A primeira referência é ao filme de terror O Teste Decisivo (Audition), de 1999. Nele, uma mulher é filmada enquanto a entrevistam, com o intuito de se tornar a nova esposa de um homem. 

A moça escolhida encanta por ser bela, recatada e emocionalmente estável. E é assim que encontramos Olivia Rodrigo no começo do clipe, com um olhar doce e postura impecável.

A roupa usada na cena ganhou comparações com o figurino de Lana Del Rey na capa do álbum Born To Die, que também fala sobre relacionamentos e tristeza.

Mais tarde em O Teste Decisivo, a mulher escolhida se mostra não tão perfeita, e passa a torturar seu amante. Para isso, veste longas luvas de couro, assim como as que Olivia usa a partir da metade do clipe.

Outra referência curiosa é ao filme O Diário da Princesa (The Princess Diaries), de 2001. O uniforme de líder de torcida usado no clipe é idêntico ao que a vilã do longa-metragem usa.

Na história, a personagem é a ex-namorada de um rapaz que se chama Josh. Qualquer semelhança com Olivia e seu ex Joshua é mera coincidência…

Garota Infernal (Jennifer’s Body), de 2009, é outro filme bastante referenciado. Nele, a protagonista começa a se transformar e ter más atitudes, além de ser obcecada pela sua própria imagem em espelhos.

A última cena do clipe recria uma sequência do filme onde a personagem principal nada de maneira sensual por um lago. 

Um outro detalhe é que nessa cena seus olhos ficam vermelhos e brilhantes, assim como acontece com a personagem do longa antes dela atacar suas vítimas. Alguns fãs também relacionaram essa parte com Michael Jackson no icônico clipe de Thriller.

Além de referências a filmes, Olivia Rodrigo também se inspirou nos clipes da Taylor Swift, de quem é fã assumida.

De Blank Space, podemos perceber a caracterização da ex histérica e dos close-ups em expressões exageradas de euforia. E de Picture To Burn, temos a inspiração perigosa de incendiar a casa do ex. 

Músicas do TikTok

Agora que você já viu o motivo de good 4 u fazer tanto sucesso, que tal acompanhar outras músicas que estão bombando no TikTok?

Assim você fica por dentro das últimas tendências e até mesmo se prepara para gravar seus próprios vídeos!

Músicas do TikTok

Outros posts que você pode gostar: