Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Happier Than Ever: conheça o significado do álbum de Billie Eilish

Analisando letras · Por Camila Fernandes

19 de Novembro de 2021, às 19:00

Depois de quase dois anos de espera, os fãs de Billie Eilish receberam de presente o trabalho que inaugura uma nova fase da cantora. Além da expectativa alta para Happier Than Ever, o significado por trás do álbum chamou bastante atenção ao colocar em discussão temas como o assédio, os prejuízos da fama e os relacionamentos abusivos.

Capa do álbum Happier Than Ever, da Billie Eilish
Capa do álbum Happier Than Ever / Créditos: Divulgação

Happier Than Ever não deixou a desejar: o álbum fez sucesso não só entre os fãs, mas também agradou bastante a crítica especializada. Em pouco tempo, várias faixas já ganharam posições de destaque entre as melhores músicas da Billie Eilish.

Apesar do título mais feliz do que nunca, Billie já deixou claro que quase nenhuma música desse álbum é alegre. As letras tratam de temas sensíveis e, diferente de WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?, agora a cantora trouxe histórias pessoais que falam muito sobre sua trajetória. 

Pode preparar o psicológico, porque é hora de entender direitinho o significado de Happier Than Ever!

Significado do álbum Happier Than Ever, da Billie Eilish

Happier Than Ever foi lançado no dia 30 de julho de 2021, entretanto, a produção do álbum começou mais de um ano antes, em abril de 2020. Billie Eilish fez todo o trabalho de composição e produção em casa, ao lado do irmão e parceiro de trabalho, Finneas O’Connell. 

A dupla conta que escolheu produzir sem pressa e sem nenhum tipo de pressão comercial das gravadoras. 

Finneas e Billie Eilish
Créditos: Divulgação

Provavelmente esse é um dos motivos que fez o álbum ser o que é: intimista, pessoal e sensível, bem no estilo bedroom pop que é marca registrada da cantora.

Apesar de manter essa característica, Happier Than Ever é bem diferente do primeiro álbum de Billie. Em WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?, a cantora afirmou que quase todas as letras eram histórias de ficção.

Agora, no novo álbum, as composições viraram relatos pessoais sobre a passagem da adolescência para a vida adulta diante da mídia, o mundo dos homens e os assuntos polêmicos que envolvem esse universo.

Para entender melhor, vamos dar uma olhada no significado das músicas do álbum Happier Than Ever!

Getting Older

A primeira faixa de Happier Than Ever é literalmente um resumo do álbum. Ouvindo Getting Older, temos uma ideia de tudo o que vem pela frente.

A música fala sobre amadurecimento, sobre lidar com os próprios traumas, e mostra muitas vulnerabilidades. 

Billie contou que durante a composição dela precisou até dar uma pausa pra chorar. Por aí já dá pra sentir o peso da música, né?  No fim da letra, como uma chamada para o restante do álbum, a cantora encerra:

For anybody asking, I promise I’ll be fine (Para quem perguntar, eu prometo que vou ficar bem)
I’ve had some trauma, did things I didn’t wanna (Eu tive alguns traumas, fiz coisas que eu não queria)
Was too afraid to tell ya, but now, I think it’s time (Tive muito medo de te contar, mas agora, acho que está na hora)

I Didn’t Change My Number

Em I Didn’t Change My Number, Billie aparentemente fala sobre a superação de um relacionamento ruim. Entretanto, uma análise mais profunda mostra que é bem mais que isso: a letra fala sobre se afastar de pessoas que não fazem bem. 

Na composição, Billie cita dois nomes, nos versos Laura said I should be nicer, but not to you (Laura disse que eu deveria ser mais legal, mas não com você)”, e I should have left when Drew said you were bad news (Eu deveria ter saído quando Drew disse que você era problema). 

As frases são sobre Laura Ramsay, assistente pessoal de Billie Eilish, e Drew, uma das melhores amigas da cantora. Ambas são citadas dando conselhos para que a artista se afaste de alguém.

Billie Bossa Nova

Os fãs brasileiros enlouqueceram ao descobrir que Billie Eilish tinha uma música com inspiração na bossa nova — e não é pra menos. 

A música fala sobre um relacionamento, ou talvez um caso passageiro, que precisa ser mantido em segredo, muito provavelmente para evitar que a mídia descubra e exponha a vida pessoal da cantora. 

Pois é, o nome Billie Bossa Nova não tem nada a ver com a letra. De acordo com a cantora, ela e Finneas quiseram compor algo inspirado no som de Tom Jobim, muito tempo antes do lançamento do álbum, lá em julho de 2020. 

Como ainda não tinha letra, eles salvaram o arquivo com o nome Billie Bossa Nova, e na hora de finalizar a música acabaram deixando esse nome mesmo, só por brincadeira. Nós nem amamos, né?

​my future

my future foi o primeiro single do álbum, lançado em julho de 2020. Na época, Billie Eilish falou que queria passar uma mensagem positiva em meio à pandemia. A letra fala sobre a descoberta do amor próprio. 💛

A música também chamou atenção pela sonoridade, que lembra o pop que fez sucesso no começo dos anos 2000, com bases bem características do soul e do jazz. Pra completar, o clipe da música é uma animação lindíssima.

Oxytocin

Do toque suave de my future, passamos para a música mais dançante do álbum. Billie e Finneas pensaram Oxytocin pra ser aquela música que leva os fãs à loucura durante o show. 

A letra é tão envolvente quanto a batida, e a vibe da música combina bem com o nome escolhido: ocitocina, popularmente conhecida como o hormônio do amor.

GOLDWING

A sexta faixa do álbum é GOLDWING, com apenas 2 minutos e 31 segundos de duração. A música começa com uma introdução de um coral a capella, com versos do Rig Veda (Livro dos Hinos Hindu). 

Metaforicamente, a letra fala sobre o cuidado para proteger a própria identidade e se defender daqueles que estão “famintos”. 

Lost Cause

Lost Cause é uma das poucas faixas que lembram a Billie Eilish do primeiro álbum. Lançada como quarto single de Happier Than Ever, a música fala sobre um ex mala e egocêntrico que é “uma causa perdida”. 

Assim como em outras faixas do álbum, muitos fãs acreditam que Lost Cause é sobre o rapper Brandon Adams, sobre quem Billie fala muito em seu documentário para a Apple + TV. 

O trecho abaixo, por exemplo, pode ser uma referência à ausência dele no VMA, um momento muito importante para a cantora.

You weren’t even there that day (Você nem estava lá naquele dia)
I was waitin’ on you (you, you) (Eu estava esperando por você (você, você))

Halley’s Comet

Halley ‘s Comet foi aclamada pelos fãs como a música mais romântica e, ao mesmo tempo,  mais melancólica do álbum. 

Na faixa, Billie confessa estar se apaixonando por alguém, algo que, de acordo com ela, acontece com menos frequência do que as aparições do Cometa Halley — pra quem não sabe, ele só pode ser visto da Terra a olho nu a cada 75 ou 76 anos.

Not My Responsibility

Durante os shows da turnê de WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?, Billie apresentava uma mensagem acompanhada de um vídeo em que aparecia, pela primeira vez, de sutiã. 

Conhecida por usar roupas largas, a cantora já declarou várias vezes que não queria ser hipersexualizada, nem que seu corpo recebesse mais atenção que suas músicas. 

Ainda assim, nas poucas aparições em que seu corpo foi mostrado, ela foi alvo de uma avalanche de comentários. A mensagem entrou no novo álbum como a faixa Not My Responsibility, praticamente um interlúdio que introduz a próxima música, Overheated. 

f I wear what is comfortable (Se eu vestir o que é confortável)
I am not a woman (Eu não sou uma mulher)
If I shed the layers (Se eu tirar as camadas)
I’m a slut (Eu sou uma vadia)

OverHeated

OverHeated continua com a mesma batida da faixa anterior, com um pouco mais de intensidade. A música segue com a discussão iniciada na mensagem de Not My Responsibility: o assédio sobre o corpo feminino

Billie fala sobre a perseguição e a falta de privacidade. A palavra overheated, que significa superaquecido, é usada como expressão para dizer que algo está no limite, prestes a parar de funcionar. 

Everybody Dies 

Em Everybody Dies, Billie Eilish fala sobre a superação da dor. Em meio à pandemia, em que muitos perderam pessoas queridas, a cantora trouxe uma triste mensagem sobre a inevitabilidade da morte e a necessidade de buscar a superação para continuar a vida. 

Your Power 

Lançada como single em abril de 2021, Your Power é uma das músicas mais pesadas do álbum. A letra transmite com muita intensidade a sensação de se descobrir em um relacionamento abusivo. 

Como ela fala claramente sobre o envolvimento entre uma menina menor de idade e um homem mais velho, as suspeitas de que ela se refere ao rapper Brandon Adams ficaram ainda mais fortes.

Na época em que os dois namoraram, ele tinha 22 anos e Billie tinha 16. 

Uma curiosidade: a cobra que aparece se enrolando em Billie no clipe é de verdade. 😬

NDA 

NDA é sigla para Non-Disclosure Agreement, que pode ser traduzido como acordo de confidencialidade. Trata-se de um tipo de documento muito utilizado comercialmente para proteção de informações.

Na música, Billie fala sobre a necessidade de manter sua vida em segredo, por segurança, já que ela já sofreu com assédio e perseguição.

A cantora cita casos que já aconteceram com ela de verdade, como em got a stalker walkin’ up and down the street, says he’s Satan and he’d like to meet (Tem um maluco obcecado andando para cima e para baixo na rua, ele diz que é Satanás e quer me conhecer). 

Therefore I Am

I think, therefore I am — em português, penso, logo existo. Foi da famosa frase do filósofo René Descartes que Billie e Finneas tiraram a inspiração para o nome do segundo single do álbum, Therefore I Am

Na música, a cantora fala sobre não se importar com a opinião dos outros. O clipe, no qual Billie ainda aparece com o cabelo preto e verde, foi todo gravado com um iPhone em um shopping que ela costumava frequentar na adolescência.

Happier Than Ever

Chegamos à música que dá nome ao álbum, e até agora seu maior hit. Happier Than Ever mostra Billie se dando conta de que vive em um relacionamento abusivo. 

I don’t relate to you, no (Eu não me identifico com você, não)
‘Cause I’d never treat me this shitty (Porque eu nunca me trataria tão mal)

O que mais chamou atenção foi o modo como a melodia foi construída, com um ponto de virada que faz com que possamos sentir as emoções passadas por ela na medida em que a letra e o ritmo se tornam mais intensos, com a mudança do som do ukulele para a guitarra.  

De acordo com Billie, essa foi a música mais terapêutica do álbum, já que ela realmente expôs seus sentimentos e colocou tudo pra fora.

Male Fantasy

Por fim, a última faixa do álbum. Em Male Fantasy, Billie fala sobre amor, mas também fala sobre vícios que estão enraizados em nós — problemas que vemos no mundo, mas dos quais não conseguimos nos livrar. No fim, somos parte de um sistema cruel.

Influências em Happier Than Ever

Não importa se você é do time que defende que um álbum é uma obra completa, que precisa ser apreciado de forma integral para ser compreendido, ou se acredita que cada música é um trabalho independente — o significado de Happier Than Ever funciona bem das duas formas. 

Além da bossa nova de Tom Jobim, Billie Eilish disse que o álbum também teve influências de Frank Sinatra, Audrey Hepburn, Marina e Lana Del Rey.

Capa do álbum Make Love To Me, de Julie London
Capa do álbum Make Love To Me, de Julie London / Créditos: Divulgação

A capa do álbum, que tem uma estética bem diferente dos trabalhos anteriores de Billie, foi inspirada em Make Love To Me, de Julie London, um disco lançado em 1957. 

Nas palavras da cantora, o álbum foi inspirado em todo esse mundo musical que existiu antes de mim e que nos deixou uma herança maravilhosa.

Saiba tudo sobre Billie Eilish

Happier Than Ever fala bastante sobre sua intérprete, e conhecer seu significado deixou  muita gente com aquele gostinho de quero mais.

E você, ficou com alguma curiosidade? Saiba tudo sobre Billie Eilish, fenômeno da música!

tudo sobre billie eilish

Você também vai curtir: