Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o bedroom pop, jeito intimista e simples de fazer música

História da música · Por Érika Freire

1 de Julho de 2021, às 12:00

O termo bedroom pop tem ficado em evidência nos últimos tempos e não é exatamente um novo gênero musical. Está mais ligado ao modo de fazer, ao conceito por trás da coisa, que é fazer música sem sair do quarto.

No passado, talvez essa ideia soasse um pouco complicada, quase impossível. Mas com o crescimento da internet, e até mesmo a necessidade do isolamento em que estamos vivendo, muitos artistas têm aproveitado para compor músicas que falam sobre seus sentimentos e anseios de uma forma muito honesta.

Foi a partir desta ideia que o bedroom pop surgiu, através de artistas como Billie Eilish, boy pablo, Giulia Be, entre outros. Ainda está confuso e não entendeu o que é o bedroom pop? Vem que a gente te explica no caminho!

O que é o bedroom pop? 

O bedroom pop é um novo conceito de criar música dentro da própria casa, abrindo mão dos grandes estúdios de gravação, repletos de parafernálias tecnológicas. 

Sabe aquela coisa que artista tem de precisar criar, independemente das condições e circunstâncias? Isso é muito do que o bedroom pop tem: fazer música de um jeito caseiro, simples, na maioria das vezes de dentro do próprio quarto tocando um violão e mandando uma voz na cara e na coragem.

Os cantores desta vertente não se concentram em um único gênero musical, por isso isso o bedroom pop tem sido apontado mais como um conceito que mescla diferentes estilos, porém, com elementos da música pop

Como surgiu o bedroom pop? 

É difícil precisar o período exato do surgimento do bedroom pop, mas tudo indica que tenha surgido entre 2017 e 2018, quando alguns serviços de streaming notaram essa tendência de artistas jovens criando músicas de dentro de seus quartos e criaram playlists com esse nome. 

A primeira artista a desenvolver algo do gênero foi Clairo, americana de 22 anos que ficou conhecida com a música Pretty Girl. O vídeo, gravado em seu próprio quarto, foi postado no YouTube em agosto de 2017 e se tornou um viral, hoje com mais de 74 milhões de visualizações. 

Billie Eilish é o exemplo de que o bedroom pop não se restringe e nem nasceu com a pretensão de permanecer fora do mainstream.

A cantora começou a se aventurar na música ao lado do irmão, fazendo gravações em casa e hoje é conhecida no mundo todo. Somente em 2020, ela ganhou cinco Grammys.

Características do bedroom pop 

No bedroom pop, a intimidade dos cantores surge como a principal característica deste jeito de fazer música. Eles não sentem receio de expressar seus sentimentos através das letras com temáticas sempre muito pessoais.

Os efeitos sonoros e batidas são criados por eles mesmo, às vezes usando um violão, teclado ou guitarra. E até mesmo pode surgir uma batida feita com a boca.

Muitas das melodias do bedroom pop são nostálgicas, lembram muito as músicas indie. Podem ter sonoridades diferentes, algumas mais calmas, outras mais agitadas. 

É muito comum ter playlists que misturam o bedroom pop com o lo-fi hip hop, ambos se assemelham pelo conceito de fazer música de forma caseira. Porém, o lo-fi tem a proposta de ser algo leve para fazer a mente escapar um pouco do caos da realidade

o bedroom pop faz o oposto, as letras das canções abordam os conflitos da mente. O movimento imprime um carácter muito pessoal, com uma estética simples, estilo faça você mesmo o seu som. Coloque a sua voz no mundo! 

Por conta dessa pegada mais intimista, o bedroom pop fez com que muita gente criasse uma identificação quase que imediata com os artistas.

Ao ouvir suas dores nas letras, as canções ganharam um papel meio terapêutico, ajudando as pessoas a se entenderem e superar suas dores.

Pandemia intensificou a produção

Com a pandemia, os artistas tiveram que se adaptar para compor e produzir suas canções em casa. 

O isolamento social pode ser benéfico para alguns, mas nem todos conseguem se manter criativos por conta de todo o contexto trazido pela pandemia. Muita ansiedade, medo, mas mesmo assim muitos aproveitaram o tempo em casa para produzir.

Tanto que o bedroom pop ficou muito mais conhecido durante a pandemia. Até quem não costumava fazer suas canções de forma caseira, precisou se adaptar para continuar criativo.

Além do quarto como espaço importante para explorar novas ideias, a internet é outra aliada do bedroom pop. A Clairo, por exemplo, costumava postar no Bandcamp, uma plataforma online para artistas independentes divulgarem suas canções.

Billie Eilish também usou a internet a seu favor quando lançou seu primeiro single, Ocean Eyes, no SoundCloud.

A liberdade de poder divulgar suas criações em plataformas de streaming de forma gratuita ajudou muitos artistas novos a conquistarem público, com aquela famosa ajudinha do algoritmo.

Outro espaço importante que fez o movimento se popularizar foi o TikTok, além do bom e velho YouTube, ferramenta muito utilizada por músicos iniciantes para divulgação.

Principais representantes do bedroom pop 

Conheça alguns dos principais artistas do estilo:

Matheus Who

Matheus Costa, conhecido pelo nome artístico de Matheus Who, lançou Deeply em 2019. A música fala sobre um relacionamento em que ambos não sabiam o que queriam. O cantor é do Rio de Janeiro e tem 20 anos. 

Billie Eilish

Billie Eilish começou a fazer música com o irmão dentro do quarto e costumava ouvir Avril Lavigne, Justin Bieber, The Beatles, Green Day, mas tem o hip hop como seu estilo favorito. É uma das representantes mais populares do bedroom pop.

Boy Pablo

Nicolas Pablo Muñoz, o Boy Pablo, tem 19 anos e, de maneira simples e descontraída, gravou o clipe de Everytime e lançou no YouTube em 2017. O cantor é norueguês e já lançou dois EPs, Roy Pablo, em 2017 e Soy Pablo, de 2018.

Yellow Days

George Van De Broek, conhecido como Yellow Days, é um cantor e compositor britânico de 17 anos. É mais um dos representantes do bedroom pop e começou a divulgar suas composições no SoundCloud.

Clairo

Clairo é Claire Elizabeth Cottrill, nasceu em Atlanta em 1998 e é apontada como a precursora do bedroom pop com a música Pretty Girl.

Giulia Be

Giulia Be ficou famosa com o lançamento da música Menina Solta. Em suas redes sociais, costumava compartilhar composições com temas sugeridos pelos seguidores, tudo em um ambiente caseiro.

Outros músicos do bedroom pop 

Se você curtiu o estilo e quer montar uma playlist de bedroom pop, aproveite para conhecer também as músicas dos seguintes artistas: 

  • CASTLEBEAT
  • Rex Orange County
  • Cuco
  • Beadodobee
  • Steve Lacy
  • MorMor 

Saiba mais sobre a música Lo-Fi

Outro estilo de música que ficou popular durante o isolamento social é o Lo-Fi. Agora que você já sabe o que é bedroom pop, vem se aprofundar com a gente sobre o estilo Lo-Fi

Continue conferindo nossos conteúdos: