Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Indie Brasileiro: 10 bandas que você precisa conhecer

Indicações · Por Dora Guerra

2 de Agosto de 2019, às 07:00

O estilo indie é conhecido por ser bastante variado, composto por artistas independentes e autorais. No cenário internacional, foi nesse gênero que surgiram bandas icônicas como The Killers, Arctic Monkeys e Florence and The Machine — indie lota estádio também, viu?

Já aqui no Brasil, tem muito artista sensacional tocando nas rádios ou em casas de show por todo o país. Já listamos alguns dos melhores cantores e bandas do cenário indie e contamos um pouco do gênero, mas agora vamos mais adiante: nesse post, falaremos das bandas que você não pode deixar de conhecer e que, mesmo que ainda não tenham feito tanto sucesso, estão no caminho certo.O radar do Letras tá sempre ligado pra artistas novos!

Ah, e se sentir falta da sua banda indie preferida, vale comentar também! Estamos aqui em nome da música boa 😉

As bandas indie brasileiras mais conhecidas

Vamos começar com as mais conhecidas? Citamos 5 das mais famosas e vamos te contar um pouquinho sobre cada uma, além de colocar a música mais famosa pra você ouvir:

Anavitória

O duo musical Anavitória varia entre o indie, o folk e o pop. As duas meninas se juntaram profissionalmente em 2013 e desde então fazem muito sucesso no Brasil, com suas músicas ultrarromânticas e harmonias impecáveis. Recentemente, as cantoras até criaram seu próprio festival, que contou com Vitor Kley, Melim, Jão, Mariana Nolasco e vários outros nomes. Não é pouca coisa não, hein? 

Inclusive, temos um post especial com as 5 melhores músicas do duo. Vem conferir!

Agora ouça Trevo (Tu), uma das canções mais famosas das meninas e que tem essa letra tão bonita:

O Terno

Com os músicos Tim Bernardes, Guilherme D’Almeida e Gabriel Basile, o grupo O Terno já tem quatro álbuns lançados. É considerado uma referência no gênero indie brasileiro com músicas icônicas, como Culpa e Ai, Ai Como Eu Me Iludo. Recentemente, lançaram seu mais novo álbum, chamado <atrás/além>. Se você não conhece O Terno, tá comendo mosca, viu?

Carne Doce

Direto de Goiânia, a banda Carne Doce é conhecida por tratar de temas feministas e polêmicos, como nas faixas Artemísia e Falo. A banda cresceu bastante nos últimos anos, inclusive após tocar no Lollapalooza, agora em 2019. Mas pra quem é fã de indie, Carne Doce tá no radar há um tempo. Ouve aqui pra ver como são bons:

Boogarins

Já que estamos falando de Goiânia, não pode faltar Boogarins! A banda, formada em 2012, é famosa internacionalmente pelo seu som neo-psicodélico. Em seus 7 anos de carreira, já passaram pelo Primavera Sound, Rock in Rio Lisboa, South by Southwest e Lollapalooza. Nesse ano, lançaram seu mais novo álbum, chamado Sombrou Dúvida. Vale demais conhecer Boogarins:

Letrux

Letícia Novaes, também conhecida como Letrux, fazia parte do grupo Letuce com seu ex-marido, Lucas Vasconcellos. A separação dos dois também foi profissional: em 2017, Letrux lançou seu álbum Letrux Em Noite de Climão e começou a fazer bastante sucesso no gênero. Aliás, o clipe de uma de suas músicas mais famosas, Ninguém Perguntou Por Você, conta com a atuação de ninguém menos que Camila Pitanga e Bruna Linzmeyer:

Nossas indicações de grupos indie 

Vamos falar de grupos mais desconhecidos agora! Selecionamos mais algumas bandas que, apesar de ainda não serem tão famosas, merecem um lugarzinho no seu coração. Vem ver:

Rosa Neon

Direto de Belo Horizonte, o quarteto Rosa Neon estreou há pouquíssimo tempo e vale a pena ficar de olho. Os quatro cantam e se alternam como vozes principais nas músicas! Com um som bem a cara do verão, a banda já lançou vários clipes super bem produzidos e uma música com o incrível rapper Djonga. Enquanto eles fazem uma pequena turnê europeia, dá uma olhada no clipe de Ombrim, perfeito pra tocar na festinha na piscina: 

Terno Rei 

A banda paulistana Terno Rei lançou o álbum Violeta neste ano, com uma sonoridade mais brasileira e menos lo-fi (estilo que usa gravações de qualidade baixa), mas em seus trabalhos tem de tudo: uma pegada mais pop, sons mais tranquilos e belas músicas de amor. São quatro integrantes com aquela carinha bem indie BR:

Dolores 602

Com um misto de blues, folk, rock brasileiro e MPB, o grupo feminino Dolores 602 surgiu em Minas Gerais em 2010 e vem ganhando bastante destaque. Lançou seu primeiro CD em 2018, intitulado Cartografia, e ainda tem muito a mostrar! Vem conferir o trabalho das mulheres em Astronauta:

Maria Beraldo

Com o álbum de estreia CAVALA, lançado em 2018, Maria Beraldo começou a ser bastante elogiada por críticos musicais no Brasil. Meio indie, meio MPB e bastante experimental, o trabalho é uma expressão da cantora enquanto mulher lésbica e tem letras super marcantes. Uma curiosidade é que o álbum foi lançado pela gravadora RISCO, criada pelos caras d’O Terno. Vale a pena ficar de olho na Maria Beraldo, porque com certeza vem mais coisa boa dela por aí!

Selvagens À Procura de Lei

Essa já tem mais tempo de carreira, mas se você não conhece, recomendamos demais! A banda Selvagens À Procura de Lei foi formada em 2009 na cidade de Fortaleza, no Ceará. Tem muita influência do rock nacional e do indie rock britânico — e foi reconhecida pelo Dinho Ouro Preto como um dos destaques no estilo brasileiro atualmente. Se isso ainda não te convenceu, a ótima faixa Brasileiro vai:

Vem ouvir o indie nacional!

E aí, deu vontade de ouvir mais do estilo independente brasileiro? Tem muuuuita banda sensacional no indie BR que não pode faltar no seu repertório.

E é claro que a gente não conseguiria listar tudo por aqui, né? Por isso, fizemos a playlist Indie Brasil, que vai de Vanguart a Zimbra e só tem música incrível. Ouve e conta pra gente o que achou!

Playlist Indie Brasil

Curte o estilo? Tem mais posts pra você