Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Have You Ever Seen The Rain: história da música do Creedence

Analisando letras · Por Renata Arruda

4 de Setembro de 2020, às 19:00

Presente no sexto álbum do Creedence Clearwater Revival, Pendulum, e lançada em 1971 como single, Have You Ever Seen The Rain? é um clássico, e considerada uma das melhores músicas da banda.

A canção fez tanto sucesso que ficou entre as dez mais tocadas nas paradas dos Estados Unidos e seu compacto rendeu o oitavo disco de ouro para o Creedence. Isso deveria ter sido motivo de comemoração, mas não foi bem assim.

Creedence Clearwater Revival
Créditos: Divulgação

Na mesma época em que a banda vivia seu auge comercial, as coisas não iam muito bem entre os integrantes, e o clima era de tensão e tristeza.

Tanto que, pouco depois do lançamento da canção, um dos principais membros deixou o Creedence para seguir carreira solo. E a letra já falava sobre isso.

Vem saber mais sobre a história da música Have You Ever Seen The Rain?

Have You Ever Seen The Rain: a história por trás da canção

Para entender a inspiração para a música, é importante saber o contexto: formado em 1967 pelos irmãos John Fogerty e Tom Fogerty, além dos amigos Doug Clifford e Stu Cook, o Creedence Clearwater Revival havia passado por outros nomes e formações até se estabelecer como a banda que conhecemos.

Assim, em 1967, John Fogerty definiu o estilo musical do grupo, que tinha a si próprio como peça central, uma vez que era o cantor e principal compositor.

Creedence Clearwater Revival
Créditos: Divulgação

Desde o lançamento do primeiro álbum, em 1968, a banda colecionava vitórias vendendo milhares de álbuns e alcançando o sucesso mundial.

Em 1970, eles lançaram Cosmo’s Factory, disco que vendeu mais de três milhões de cópias, sendo o mais bem-sucedido da carreira do quarteto.

As 30 melhores músicas internacionais dos anos 60

Calmaria antes da tempestade

O que parecia ser uma trajetória de sucesso, na verdade, escondia complicados problemas internos: conta-se que Doug, Stu e principalmente, Tom, estavam insatisfeitos com os papéis que desempenhavam, considerando que eram apenas “a banda de John”.

Dessa forma, a relação entre os irmãos Fogerty começou a ficar abalada, e o John pressentiu que a banda podia estar prestes de chegar ao fim. Deprimido com essa perspectiva e com o péssimo clima no Creedence, ele compôs Have You Ever Seen The Rain?, literalmente perguntando: você alguma vez viu a chuva?

Apesar do tom triste, ainda havia um fio de esperança em John Fogerty de que tudo seria apenas uma fase ruim, que logo passaria.

Mas não foi isso o que aconteceu: em 1971, Tom Fogerty de fato deixou a banda para seguir carreira solo. A banda chegou ao fim no ano seguinte.

Análise de Have You Ever Seen The Rain?

Agora que você entendeu a história de Have You Ever Seen The Rain?, acompanhe a nossa análise da letra, estrofe por estrofe:

Someone told me long ago (Alguém me falou há muito tempo)
There’s a calm before the storm (Que há uma calmaria antes da tempestade)
I know, it’s been comin’ for some time (Eu sei, vem vindo há algum tempo)
When it’s over, so they say (Dizem que quando terminar)
It’ll rain a sunny day (Choverá num dia ensolarado)
I know, shinin’ down like water (Eu sei, brilhando como água)

A canção começa com o autor expondo o sentimento de melancolia muito comum a pessoas que passam por períodos depressivos: o de pressentir que algo muito ruim está prestes a acontecer, mesmo quando tudo parece tranquilo.

Assim, ele lamenta que aquele momento, que deveria ser de felicidade, não irá durar muito e será encerrado com uma grande tempestade.

I want to know, have you ever seen the rain? (Eu quero saber, você alguma vez viu a chuva?)
I want to know, have you ever seen the rain (Eu quero saber, você alguma vez viu a chuva)
Comin’ down on a sunny day? (Caindo em um dia ensolarado?)

Dessa forma, o compositor pergunta ao ouvinte: você já viu a chuva caindo em um dia ensolarado? Ou seja, você já passou por um momento em que deveria estar se sentindo feliz, mas na verdade sente-se o oposto disso? 

Segundo John Fogerty, esse era o sentimento do Creedence na época: a banda estava no topo das paradas, eles tinham alcançado a fama e a riqueza e, mesmo assim, estavam infelizes.

Yesterday and days before (Ontem e alguns dias atrás)
Sun is cold and rain is hard (O Sol era frio e a chuva era forte)
I know, been that way for all my time (Eu sei, foi assim por toda minha vida)
‘Til forever on it goes (Até a eternidade, será sempre assim)
Through the circle, fast and slow (Através do ciclo, rápido e devagar)
I know, it can’t stop, I wonder (Eu sei, isso não pode acabar, imagino)

Na estrofe acima, o autor dá a entender que vem lidando com uma espécie de depressão ao longo de sua vida, em um ciclo que nunca acaba: uma tristeza que sempre acompanha os momentos que deveriam ser felizes.

O verso O sol era frio e a chuva era forte fala sobre as aparências: embora brilhasse, o sol presente em sua vida naquele momento não aquecia, porque a chuva era tão forte que o deixava frio.

I want to know, have you ever seen the rain? (Eu quero saber, você alguma vez viu a chuva?)
I want to know, have you ever seen the rain (Eu quero saber, você alguma vez viu a chuva)
Comin’ down on a sunny day? (Caindo em um dia ensolarado?)

Em 2012, John Fogerty contou para a plateia de um show no Arizona que o significado da música mudou pra ele com o tempo.

Embora tenha sido escrita durante um período triste de sua vida, ele afirmou que agora essa música o fazia lembrar de sua filha Kelsey.

E que toda vez que canta, ele pensa nela e em um arco-íris. Que, como sabemos, é um fenômeno que só acontece quando a chuva cai durante dias ensolarados.

Para relembrar o Woodstock

Uma das bandas mais famosas entre os anos 60 e 70, o Creedence Clearwater Revival foi uma das principais atrações do Festival de Woodstock.

Que tal conferir o post e saber mais sobre tudo o que rolou nesse festival icônico?

Festival de Woodstock

Continue lendo: