Conheça a história que inspirou a música Heroes, do David Bowie

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

31 de Dezembro de 2020, às 12:00


David Bowie foi um dos artistas mais influentes de todos os tempos na música.

Chamado de Camaleão do Rock, ele se reinventou inúmeras vezes ao longo de sua vida e durante os seus mais de 50 anos de carreira e lançou diversos sucessos que emocionam e inspiram os fãs até hoje. 

Uma de suas composições mais icônicas é Heroes. Lançada na década de 1970, a canção virou sua marca registrada e integra várias listas de músicas mais ouvidas ao redor do globo.

Mas você sabia que essa canção também tem uma história super interessante, relacionada à Guerra Fria e à vida de David Bowie? Continue lendo para descobrir esse contexto histórico e mais curiosidades sobre a música 😉

A história por trás de Heroes

Heroes foi composta e gravada durante a chamada “Fase Berlim” de David Bowie. Em 1976, o cantor se mudou para a capital alemã e viveu por lá durante 3 anos

Nessa experiência, a sua produção musical foi intensa, inspirada no cenário artístico local e também nos acontecimentos políticos da época

Não é à toa que Heroes é considerada uma música de luta política pela libertação da Alemanha dividida pelo Muro de Berlim durante a Guerra Fria

Quando foi escrita, o contexto realmente era propício para composições desse tipo.

Porém, de acordo com o próprio Bowie, ele se sentiu motivado a escrever a letra inspirada em uma cena romântica.

Ao observar o seu amigo e engenheiro de som Tony Visconti beijar a namorada próximo ao Muro, ele teve a ideia para a canção.

Faz sentido, já que, logo nas primeiras estrofes, a canção fala sobre amantes e o poder do amor como um ato de heroísmo. Olha só:  

I, I will be King (Eu, eu serei rei)
And you, you will be Queen (E você, você será rainha)
Though nothing will drive them away (Embora nada os afastará)
We can beat them, just for one day (Nós podemos vencê-los, apenas por um dia)
We can be heroes, just for one day (Nós podemos ser heróis, apenas por um dia)

Fazendo uma interpretação mais profunda, é possível deduzir que esses dois namorados da música estão separados pelo Muro de Berlim, um na Alemanha Ocidental e o outro, na Oriental. 

É claro que esse amor impossível deixa a canção ainda mais bonita, não é mesmo? 😍

Mas, como já falamos antes, Heroes não é só sobre um caso de amor. Ela também tem um forte viés político e podemos percebê-lo nos versos a seguir: 

I, I can remember (I remember) (Eu, eu posso me lembrar (eu me lembro))
Standing, by the wall (by the wall) (De estar em pé, junto ao muro (ao muro))
And the guns, shot above our heads (over our heads) (E das armas, atirando sobre nossas cabeças (sobre nossas cabeças))
And we kissed, as though nothing could fall (nothing could fall) (E nós nos beijamos, como se nada pudesse desmoronar (nada pudesse desmoronar))

A divisão entre a Alemanha comunista e a capitalista, além de separar casais apaixonados, amigos e familiares, também separava toda uma nação

As convicções, as crenças e as lutas estavam divididas e era preciso que cada um dos alemães fossem, eles mesmos, heróis por um dia, para se unirem novamente. 

Muito além da análise da letra de Heroes, é importante saber também a sua relevância histórica para a Guerra Fria. Leia, a seguir, como ela ajudou na queda do Muro de Berlim.

A importância política da música e algumas curiosidades

Lançada em 1977, no álbum de mesmo nome, Heroes não fez tanto sucesso no ano de estreia. Tempos depois é que ela começou a chamar a atenção do público e da crítica.

Foi uma apresentação da canção, em 1987, no Reichstag, na Berlim Ocidental, que fez com que a canção se tornasse popular e conhecida no mundo todo.

Há quem diga, inclusive, que esse show contribuiu para a queda do Muro alguns anos depois, em 1989

Essa crença foi confirmada, pelo menos por parte do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, ao homenagear o cantor no dia do seu falecimento, em 2016. 

Nas redes sociais do órgão, foi publicada a seguinte mensagem: “Adeus, David Bowie. Agora você está entre os #Heroes. Obrigado por ter ajudado a derrubar o muro”.

De fato, Heroes é uma música com uma história muito interessante e marcante, não só para os alemães, como também para o mundo todo, que até hoje discute, estuda e se emociona com a letra.

Um verdadeiro legado musical, capaz de nos mostrar o poder da música! 👊

E ela também já foi gravada em vários idiomas, como no francês e, é claro, no alemão, chamando-se Helden. Vale a pena conferir esta última versão, na voz do próprio Bowie: 

Mas, mais do que a militância, a canção é considerada uma das melhores de todos os tempos, de acordo com a lista da Rolling Stone. Além disso, ela também é, segundo o Spotify, a música mais ouvida da plataforma, com mais de 1 bilhão de streamings. 

Conheça mais músicas com teor histórico

Assim como Heroes, de David Bowie, que você acaba de conhecer melhor a história, existem outras canções que exploram acontecimentos históricos. 

Se você curte esse tipo de canção, conheça outras músicas sobre guerras!


Leia também