Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o real significado de Highway To Hell, do AC/DC

Analisando letras · Por Érika Freire

8 de Dezembro de 2020, às 12:00

Highway To Hell é a icônica música que levou o AC/DC para a fama mundial, sendo conhecida como um dos maiores clássicos do rock

AC/DC
Créditos: Divulgação

Presente no disco homônimo lançado em 1979, a canção foi composta por Bon Scott e, por conta do título, que em português significa estrada para o inferno, ganhou algumas interpretações equivocadas. 

Teve até aquela história clichê que falava que ao ouvir o disco do AC/DC ao contrário, mensagens satânicas surgiriam. 😂

Polêmicas à parte, ouvir Highway To Hell é uma experiência bastante libertadora e a história deste hino a gente te conta a seguir! 

História de Highway To Hell

Vamos até a Austrália, país onde o AC/DC foi formado, lá em 1973, para contar a história de Highway To Hell.

Mais precisamente na cidade de Perth, o ex-vocalista da banda, Bon Scott, falecido em 1980, andava muito pela Canning Highway. A estrada é conhecida por diversos acidentes de trânsito com vítimas fatais.

Antes da fama estrondosa, a banda costumavam utilizar um ônibus de turnê que cruzava a Canning Highway. O título, Highway To Hell, teria surgido porque o guitarrista Angus teria dado esse apelido a uma turnê da banda. 

highway to hell história
Créditos: Divulgação

Em um vídeo, Brian Johnson, que entrou no AC/DC para substituir Bon Scott, conta que a maioria dos moralistas do EUA pensava que se tratava de uma música sobre o diabo. Mas não é verdade! Highway To Hell foi inspirada nesta estrada australiana e fala sobre a visão da banda naqueles dias tensos de turnê.

Sendo assim, podemos concluir que Highway To Hell não tem nenhuma mensagem satânica, como algumas teorias apontam. Há grupos religiosos, por exemplo, que associaram a morte de Bon Scott ao fato dele ter criado a letra de Highway To Hell.

Bon Scott
Bon Scott / Créditos: Divulgação

O ex-vocalista morreu oito meses depois do lançamento do álbum Highway To Hell, num banco de trás do carro após uma noite de excesso com os amigos. A causa apontada na época foi overdose.

Apenas uma letra de rock and roll  

Quando a banda foi acusada de satanismo, o guitarrista Angus Young usou do bom humor para explicar que não era preciso tocar o disco ao contrário.

Segundo ele, a mensagem estaria muito clara estampada na capa com o título do álbum: Highway To Hell (estrada para o inferno).

Apesar da brincadeira, podemos observar na letra apenas um relato de jovens roqueiros se divertindo e vivendo livremente. Veja:

Living easy, livin’ free (Vivendo suavemente, vivendo livre)
Season ticket, on a one way ride (Ingresso para a temporada, em um passeio só de ida)
Asking nothing, leave me be (Sem perguntas, me deixe estar)
Taking everything in my stride (Pegando tudo em meu caminho)

Don’t need reason, don’t need rhyme (Não preciso de razão, não preciso de rima)
Ain’t nothin’ that I’d rather do (Não tem nada que eu preferiria fazer)

Going down, party time (Descendo, é hora da festa)
My friends are gonna be there too (Meus amigos também vão estar lá)

Provavelmente, a estrofe a seguir foi o que contribuiu para associarem à música ao satanismo. 

Hey, satan! (Ei, satanás!)
Paid my dues (Paguei minhas dívidas)
Playin’ in a rockin’ band (Tocando em uma banda de rock)
Hey mama! Look at me (Ei, mamãe! Olhe para mim)
I’m on my way to the promised land (Estou no meu caminho para a terra prometida)

Porém, é o relato de uma banda de rock que se sentia feliz por conseguir pagar as conta fazendo o que mais amavam na vida. 

Em 2003, o AC/DC entrou para o Rock and Roll Hall of Fame e, claro, não poderiam deixar de celebrar este momento importante da carreira sem tocar Highway To Hell

O disco homônimo fez tanto sucesso que vendeu mais de 200 milhões de cópias, e completou 40 anos em 2019. Antes de seu lançamento, o AC/DC ainda não tinha conquistado esse marco.

Na capa do disco, o guitarrista Angus Young aparece com seu tradicional uniforme estudantil, e com um chifrinho de diabo na cabeça. E isso reforçou os boatos sobre ocultismo e alguns grupos religiosos consideraram a imagem ofensiva. 

Os caras também provocaram, né? 😆  

Mas veja, a versão original da capa trazia os integrantes envolvidos em chamas, porém, a gravadora americana abortou a versão “inferno” e optou pela mais light.

As melhores bandas de heavy metal

O rock não para nunca! Por isso, fizemos essa seleção com as melhores bandas de heavy metal de todos os tempos. Vem conferir se a sua preferida está na lista. 

bandas de heavy metal

Você também vai gostar de: