22 de Outubro de 2021, às 19:00
Toquinho é, sem dúvidas, um dos maiores nomes da música brasileira. Suas canções estão gravadas na história do cancioneiro nacional, colecionando uma legião de fãs pelo país.

O Caderno é um dos seus maiores sucessos, e hoje vamos falar sobre a história desta emocionante canção. Continue lendo para saber tudo sobre uma das músicas mais sensíveis e belas da MPB!
O Caderno faz parte de Casa de Brinquedos, disco infantil lançado por Toquinho em 1983. Cada canção do CD fala sobre algum objeto característico da infância, como trenzinho, avião e ursinho de pelúcia.

Através da poesia de Toquinho, esses objetos ganham vida e podemos descobrir seus sentimentos e pensamentos.
O álbum inspirou um especial de mesmo nome que foi exibido pela Rede Globo no mesmo ano, e contou com a participação de diversos artistas consagrados. Chico Buarque foi o responsável pela interpretação de O Caderno nesse especial.
A música mostra a evolução da vida pela perspectiva de um objeto simples, mas muito importante em nossas vidas.
O caderno é fundamental para as brincadeiras de colorir, mas conforme as crianças crescem, continuam sendo utilizados para os estudos, por exemplo.
Há quem diga ainda que a canção é uma metáfora sobre o relacionamento entre pai e filha. Vamos conferir a análise da música O Caderno para ver se isso faz sentido? Vem com a gente e descubra!
Agora que você já sabe mais sobre a história da música O Caderno, vamos ver o que diz a letra da canção?
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um Sol a sorrir no papel
No início da canção, o caderno mostra sua introdução na vida da criança através de rabiscos, desenhos e a alfabetização.
Um verdadeiro parceiro para todas as horas, o caderno também pode representar o pai que acompanha a filha em todos os momentos.
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas bimestrais
Você vai ver
Serei de você confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel
Aqui, a criança já cresceu e agora enfrenta outros desafios. Além dos problemas matemáticos e das provas bimestrais, os primeiros problemas da adolescência aparecem.
O caderno então vira um diário, lugar seguro para contar todos os segredos, desabafar e até mesmo derramar lágrimas, para o caso de corações partidos.
Mais uma vez, podemos fazer uma relação com a figura paterna, que ajuda na resolução de problemas e oferece um ombro amigo nessa fase.
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel
O amadurecimento continua, agora de forma mais rápida. Apesar do caderno ainda estar disponível, as mudanças da vida afetam a dinâmica entre ele e a sua dona.
Essa ruptura pode ser relacionada com o afastamento que ocorre naturalmente entre pai e filha, quando a busca por liberdade resulta em conflitos e desentendimentos.
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer
Apesar do afastamento, o caderno se mantém fiel. Entendendo o curso natural da vida, o caderno aceita que as escolhas feitas pela sua dona podem levá-la a novos rumos. Mesmo que não participe dos novos acontecimentos, o caderno não mostra raiva ou rancor.
Assim também fazem os pais, ao verem as filhas crescerem e seguirem suas vidas. Aceitar o ciclo da vida é um passo importante para o relacionamento familiar, evitando a sensação de abandono.
Só peço a você um favor
Se puder
Não me esqueça num canto qualquer
Por fim, a mensagem que fica é um pedido de reconhecimento. Apesar da relação ter mudado e as coisas não serem mais as mesmas, é necessário que se reconheça a importância da trajetória com o caderno para a vida atual e o futuro da sua dona.
Da mesma forma, a importância do pai na vida da filha é significativa, mesmo que ela siga sua vida e se afaste dos pais. O afastamento pode ser natural, mas não precisa acontecer com brigas e rompimentos.
Uma metáfora ou não, O Caderno nos ensina muito sobre relacionamentos e o ciclo da vida. Por esse motivo, é uma das músicas mais conhecidas de Toquinho, famosas pela sua sensibilidade e beleza poética.
Agora que você já viu a análise e sabe toda a história da música O Caderno, que tal continuar lendo sobre outro grande sucesso do músico Toquinho?
Vem conferir a história da música Aquarela, outra música infantil do cantor que traz grandes memórias da infância!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.