Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

O melhor de Toquinho: as 15 maiores canções do artista

Listas musicais · Por Renata Arruda

3 de Novembro de 2020, às 19:00

Muito conhecido pelo seu trabalho com música infantil, Toquinho é um artista versátil, que já começou a sua carreira como um dos principais cantores da bossa nova.

Apesar disso, seu primeiro grande sucesso nacional veio apenas em 1970, quando compôs o hit Que Maravilha, ao lado de Jorge Ben Jor.

Toquinho
Créditos: Divulgação

No mesmo ano, o músico chamou a atenção de Vinicius de Moraes, com quem acabou formando uma frutífera parceria de mais de uma década.

Para relembrar a carreira desse grande artista, reunimos aqui o melhor de Toquinho! Você vai saber mais sobre as canções:

O melhor de Toquinho: 15 músicas inesquecíveis

Aperta o play para ouvir as melhores músicas do Toquinho e aproveita pra contar pra gente qual é a sua preferida!

Aquarela

Aquarela é certamente a música de maior sucesso na carreira de Toquinho. Conquistou o coração das crianças de todo o Brasil, ao embalar o comercial da Faber Castell, e faz parte da memória afetiva de muita gente ❤️

Que Maravilha

Muita gente não sabe, mas Que Maravilha é fruto de uma parceria com Jorge Ben Jor e primeiro grande sucesso de Toquinho. Foi vencedora do concurso Feira da Música Popular Brasileira, promovido pela Rádio Tupi em 1969.

Tarde Em Itapuã

Tarde Em Itapuã foi a canção que convenceu Vinícius de Moraes do talento de Toquinho. O músico conta que pegou a letra escrita pelo poeta, que pretendia oferecê-la a Dorival Caymmi, e resolveu musicá-la por conta própria. Acabou gerando um clássico da MPB!

A Casa

Clássico das canções infantis, A Casa foi escrita por Vinícius de Moraes e conta-se que foi inspirada pela Casapueblo, construída pelo artista Carlos Vilaró no Uruguai. O poema foi musicalizado por Toquinho e aparece no álbum A Arca de Noé.

Entenda o significado da canção A Casa

Onde Anda Você

Mais uma canção surgida da parceria com Vinícius de Moraes (e aparecerão várias por aqui), Onde Anda Você é o mais fino da bossa nova. Foi lançada no álbum Vinícius & Toquinho, de 1974.

Carta Ao Tom 74

Dedicada a Tom Jobim, Carta Ao Tom 74 tem uma letra melancólica e saudosista, de quem sente falta dos tempos áureos da bossa nova. Também está presente no álbum Vinícius & Toquinho.

Papo Final (part. Maria Rita)

Primeira música de trabalho do novo álbum autoral de Toquinho, Papo Final resgata o clima da bossa nova em um belo dueto entre o músico e Maria Rita.

A letra é assinada por Paulo César Pinheiro, compositor carioca parceiro de Toquinho.

Carinhoso

Obra-prima da música brasileira, Carinhoso é uma música de Pixinguinha, regravada por inúmeros artistas. Um deles é Toquinho, que eternizou sua versão no álbum Canto da Sereia, gravado ao lado de Gabriel Sivak e Ophélie Gaillard.

Made In Coração

Lançada em 1988, no álbum de mesmo nome, Made In Coração é uma declaração de amor à música. Afinal, música é a mistura das bandeiras. O som não tem fronteiras: É made in coração.

Lindo e Triste Brasil

Gravada em dueto com Fagner e lançada no álbum À Sombra de Um Jatobá, de 1989, Lindo e Triste Brasil exalta todas as qualidades do povo brasileiro e as belezas naturais do país, ao mesmo tempo em que lamenta o fato do país ser tão maltratado.

A Sombra de Um Jatobá

A Sombra de Um Jatobá é uma balada levada no violão que valoriza os pequenos prazeres da vida, como ter os amigos por perto, olhar as estrelas no céu e poder dormir à sombra de um jatobá.

A Tonga da Mironga do Kabuletê

A Tonga da Mironga do Kabuletê tem um nome incomum: trata-se de uma expressão ofensiva no idioma iorubá-nagô. Composta em parceria com Vinicius de Moraes, a canção foi uma forma criativa de protestar e afrontar os militares sem que eles percebessem.

O Caderno

Parte do disco infantil Casa de Brinquedos, de 1983, O Caderno trata da importância deste objeto tão presente na vida tanto de crianças, quanto de adultos.

Samba Pra Vinicius

Com tantos anos de amizade e parceria, nada mais natural que Toquinho gravasse uma música em homenagem a Vinícius de Moraes. Samba Pra Vinícius é uma parceria com Chico Buarque, gravada em 1974.

Rainha e Rei 

A recém-lançada Rainha e Rei é uma modinha no melhor estilo das canções de Toquinho. Foi gravada em dueto com Camilla Faustino e faz parte do novo álbum do cantor, Arte de Viver.

Saiba mais sobre Toquinho

Antonio Pecci Filho, mais conhecido como Toquinho, nasceu em 6 de julho de 1946 em São Paulo. Ganhou esse apelido de sua mãe, que costumava chamá-lo de “meu toquinho de gente” e acabou o adotando como nome artístico. 

Começou a estudar música aos 14 anos de idade, tendo aulas de violão, harmonia, violão clássico e orquestração com grandes nomes da música brasileira.

Toquinho
Créditos: Divulgação

Nos anos 60, iniciou oficialmente a sua carreira, musicando peças de teatro, até finalmente lançar seu primeiro álbum, A Bossa de Toquinho, em 1966.

Em 1969, Toquinho exilou-se na Itália ao lado de Chico Buarque e, no mesmo ano, participou de um álbum em homenagem a Vinicius de Moraes, que mais tarde se tornaria um dos maiores parceiros musicais do artista: foram 11 anos de colaborações, que incluem mais de mil espetáculos, 25 álbuns e 120 canções como O Bem-Amado e Carta Ao Tom 74.

Vinicius Moraes e Toquinho
Vinicius Moraes e Toquinho / Créditos: Divulgação

Em 1983, o músico gravou Aquarela, que se tornou um verdadeiro marco na vida de Toquinho: além de premiada na Itália, a canção virou tema de comercial no Brasil e fez tanto sucesso que é considerada como um dos maiores clássicos da música infantil.

Com uma carreira consolidada, marcada por inúmeras parcerias com grandes nomes da música brasileira e inesquecíveis canções infantis, Toquinho celebrou em 2018 seus 50 anos de carreira com um show especial. Em novembro de 2020, o músico lançará o álbum A Arte de Viver, com canções inéditas.

A história de Aquarela

Se você gosta de Toquinho, não pode deixar de conferir a história da música Aquarela e saber tudo por trás da composição desse hino da infância!

Significado da música Aquarela, de Toquinho

Leia também: