Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

História de Miss Sarajevo: saiba tudo sobre o hit do U2

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

15 de Março de 2022, às 12:00

O U2 já é bastante conhecido por abordar questões políticas e sociais em suas canções. Uma delas é Miss Sarajevo, que enaltece não só a beleza, mas a história e a coragem de uma mulher que representou a luta pela paz em seu país, a Bósnia-Herzegovina.

U2
Créditos: Divulgação

Considerada uma das melhores músicas do U2, a letra aborda um fato histórico: o concurso improvável de miss que chamou a atenção do mundo inteiro para uma região prestes a entrar em guerra. E uma vencedora que acabou se tornando o símbolo da resistência não só de sua nação, mas do mundo inteiro.

Se você é fã da banda e quer saber toda a história por trás de Miss Saravejo, do U2, não deixe de conferir a nossa análise completa. Vamos lá?

Qual é a história da música Miss Sarajevo?

O ano era 1993 e Sarajevo estava cercada há muito tempo, naquele que foi considerado o maior conflito armado depois da Segunda Guerra Mundial.

Sarajevo no mapa
Créditos: Divulgação

Organizar um concurso de miss, àquela altura, parecia inimaginável, mas a intenção era a mais nobre possível: alterar a imagem que a mídia tinha da região e pedir o fim das mortes e das destruições.

A estratégia funcionou e hoje a música Miss Sarajevo entrou para a história como um símbolo da luta pela paz. Conheça agora todo o contexto em que ela foi escrita e as inspirações do U2.

A origem do conflito

Para entender o motivo pelo qual a região da Bósnia-Herzegovina entrou em guerra, é preciso voltar um pouco no tempo e compreender como se deu a desintegração da Iugoslávia.

Após a Primeira Guerra Mundial, o país foi formado pelo movimento de sérvios, croatas e eslovenos, que lutaram contra a dominação austríaca.

Antiga Iugoslávia
Créditos: Divulgação

Então, em 1929, foi criado o Reino da Iugoslávia, composto por vários povos que habitavam aquela região, sob a liderança de Josip Broz Tito, um político comunista que nasceu na Croácia.

Durante muitos anos, Tito conseguiu manter uma nação coesa, com um regime altamente totalitário. Até que, em 1980, ele faleceu e a Iugoslávia começou a ruir.

Movidos pelo nacionalismo e pela individualidade, as diversas etnias se organizaram em grupos separatistas, em prol da independência e da criação de Estados Nacionais próprios.

A Guerra da Bósnia

A luta desses povos por autoafirmação e autodefesa resultou no que mais tarde seria chamado de Guerra da Bósnia. O conflito se prolongou de abril de 1992 até dezembro de 1995.

Os primeiros ataques partiram da Eslovênia, que declarou guerra contra a Sérvia em junho de 1991. Embora tenha durado apenas 10 dias, resultou na independência dos eslovenos.

Em seguida, foi a vez da Croácia, que sofreu maior resistência, mas também conseguiu se firmar como uma nação independente.

Sarajevo após o cerco de 1995
Sarajevo após o cerco de 1995 / Créditos: Divulgação

Logo depois, a Bósnia se viu obrigada a entrar na briga pela separação. O problema é que a região era habitada por várias etnias, com interesses distintos.

Enquanto os bosníacos lutavam pela liberdade, os sérvios insistiam na formação de uma nação multiétnica, chamada de Grande Sérvia e os croatas queriam que a região se anexasse ao seu país. 

Finalmente, em 1992, a Bósnia recebeu o reconhecimento internacional de sua independência. Essa declaração enfureceu os grupos contrários e, como reação, as tropas sérvias começaram a bombardear a cidade de Sarajevo, capital do país. 

Era o início oficial da guerra, que duraria 4 longos anos. 

A história do concurso de Miss Sarajevo

Na mídia internacional, os conflitos na região dos balcãs eram noticiados a todo tempo. No entanto, a imagem que se tinha da população era de mulheres mais velhas, com lenços cobrindo os cabelos – um retrato típico de uma nação fadada ao fracasso e ao desaparecimento.

Mulheres na  Guerra da Bósnia
Créditos: Divulgação

Em uma cidade cercada por tropas do exército sérvio, onde a população vivia correndo e fugindo de bombas e em busca de comida e água, parecia impossível organizar um concurso de beleza. Mas Dino Beso, um dos maiores especialistas em marketing e comunicação social da Bósnia, não pensava dessa forma.

Ele apresentou a ideia ao então presidente, Alija Izetbegovic, e recebeu o apoio que precisava: combustível para alimentar um gerador de energia, caso a eletricidade falhasse na hora do evento.

Para a divulgação, não houve anúncios, apenas mensagens boca a boca. Afinal, uma aglomeração poderia resultar em ataques vindos dos sérvios.

Aos poucos, Dino foi recebendo inscrições de algumas candidatas. O evento estava agendado inicialmente para 24 de maio de 1993, mas acabou acontecendo no dia 29, devido a bombardeios intensos. 

Inela Nogic, a Miss Sarajevo

Foi a mãe de Inela Nogic que fez a sua inscrição para o concurso de miss. A princípio, quando ficou sabendo, a garota disse que não iria participar.

Porém, os seus amigos a convenceram, porque um dos prêmios era uma viagem à Espanha e ela imaginou que poderia fugir para o país e depois oferecer abrigo para os seus compatriotas.

Inela Nogic
Créditos: Divulgação

Hanka Paldum, cantora famosa da Bósnia e uma das juradas, afirmou em entrevistas que todas as participantes eram muito bonitas. Mas Inela foi a vencedora porque, além da beleza física, também tinha muito carisma e uma energia encantadora.

Ainda sobre o Miss Sarajevo, a artista conta que foi um evento muito importante, porque os bósnios precisavam se sentir vivos naquele período em que só se via morte por todos os lados. Foi uma forma de resistir e alimentar esperanças em meio ao terror da guerra.

No momento em que recebeu a coroa e o título de Miss Sarajevo, Inela Nogic e as outras concorrentes saíram em passeata, carregando uma faixa com a frase: Don’t Let Them Kill Us – Não deixem que eles nos matem, em português.

O registro do momento rodou o mundo e ficou ainda mais conhecido depois do lançamento da música, já que a imagem estampou a capa do single. 

Concurso Miss Sarajevo
Créditos: Divulgação

O que aconteceu com a Miss Sarajevo?

Vivendo em Amsterdam, na Holanda, Inela Nogic tem hoje 46 anos e é mãe dos gêmeos Mia e Mak. Até hoje, ainda é uma mulher que se encaixa nos padrões europeus: alta, magra, loira e de olhos claros. 

Em 1995, ela recebeu a notícia de Brian Eno, músico e produtor do U2, de que a banda havia lançado Miss Sarajevo, com a participação de Luciano Pavarotti.

Inela Nogic
Créditos: Divulgação

Inela já contou a alguns jornais que, quando a ouviu pela primeira vez, não conseguiu se identificar com a canção, porque não gosta desse estilo musical. Mas ela reforça que a letra é perfeita. 

Inela chegou a fazer uma participação em um show da banda, em 1997, na própria cidade de Sarajevo. Apesar disso, ela também já afirmou que nada mudou na sua vida depois que a música se tornou um sucesso mundial e hoje prefere viver no anonimato. 

Análise da letra de Miss Sarajevo

As músicas inspiradas em momentos históricos são uma constante na carreira do U2 e, de alguma forma, conseguem transmitir mensagens importantes para fãs do mundo inteiro, principalmente dos países ocidentais. Miss Sarajevo é um desses casos e você confere a nossa análise completa agora.

Is there a time for keeping your distance? 

Há um momento pra se manter distância?

A time to turn your eyes away? 

Um momento para desviar o olhar?

Is there a time for keeping your head down? 

Há um momento para manter sua cabeça baixa?

For getting on with your day? 

Para seguir em frente com seu dia?

Nos primeiros versos, somos introduzidos aos sentimentos vividos pelos habitantes de Sarajevo, em meio aos bombardeios que invadiam a Bósnia. Enquanto a mídia noticiava o conflito, as pessoas seguiam as suas vidas, tentando sobreviver ao caos.

Guerra da Bósnia
Créditos: Divulgação

Há alguns especialistas que dizem que Bono Vox se inspirou no capítulo 3 do Livro Eclesiastes, da Bíblia, para compor esse trecho. Nesses versículos, há a famosa frase: “tudo tem seu tempo determinado”. 

Is there a time for kohl and lipstick? 

Há um momento para a sombra e o batom?

A time for curling hair? 

Um momento para enrolar os cabelos?

Is there a time for high street shopping? 

Há um momento para compras de luxo?

To find the right dress to wear? 

Para encontrar o vestido certo para se usar?

Na próxima estrofe, Bono nos diz que, embora a guerra seja um tema importante, que não pode deixar de ser discutido, precisamos focar também nas coisas supérfluas, como uma sombra e um batom – uma clara referência ao concurso de Miss Saravejo.

Miss Sarajevo
Créditos: Divulgação

Here she comes, oh, oh 

Aí vem ela, oh, oh

Heads turn around 

Todos se viram para vê-la

Here she comes 

Aí vem ela

To take her crown 

Para pegar sua coroa

No refrão, temos o anúncio da vencedora – Inela Nogic, brilhando com a sua coroa e a sua faixa.

Inela Nogic, a Miss Sarajevo
Créditos: Divulgação

Is there a time to run for cover? 

Há um momento para correr para se proteger?

A time for kiss and tell? Um momento para beijar e contar?

Is there a time for different colours?

Há um momento para cores diferentes?

Different names you find it hard to spell? 

Nomes diferentes que você acha difícil soletrar?

Em um conflito armado, parece não haver tempo ou ocasião para viver um amor. Mas as pessoas também encontram forças para beijar e contar sobre os seus sonhos.

Is there a time for first communion? 

Há um momento para a primeira comunhão?

A time for East Seventeen? Um tempo para o East 17?

Is there a time to turn to Mecca? 

Há um momento para se voltar para Meca?

Is there time to be a beauty queen? 

Será que há um momento para ser uma rainha da beleza?

Aqui, temos algumas referências a elementos que têm a ver com o contexto no qual a música foi escrita. 

A primeira comunhão, importante etapa do Cristianismo, refere-se aos sérvios, que eram cristãos ortodoxos. A East 17 é uma banda inglesa, muito popular entre os jovens da região. Meca é a cidade sagrada para o Islamismo, religião dos bósnios. E a rainha da beleza é, sem dúvidas, a miss Sarajevo, eternizada na história pela canção.

East 17
Créditos: Divulgação

Dici che il fiume 

Você diz que o rio

Trova la via al mare 

Encontra seu caminho até o mar

E come il fiume 

E assim como o rio

Giungerai a me 

Você virá até mim

Oltre i confini 

Além das fronteiras

E le terre assetate 

E das terras secas

Dici che come fiume 

Você diz que, assim como o rio

Come fiume 

Como o rio

L’amore giungerà 

O amor virá

L’amore 

O amor

E non so più pregare 

E eu não sei mais rezar

E nell’amore non so più sperare 

E no amor não sei mais ter esperança

E quell’amore non so più aspettare 

E esse amor eu não posso mais esperar

Há um longo trecho da música cantada em italiano, por Luciano Pavarotti. Como um lamento, o tenor expressa as emoções mais profundas não só da população da Bósnia, como também de qualquer nação que sofre com as consequências desastrosas de uma guerra.

Luciano Pavarotti
Luciano Pavarotti / Créditos: Divulgação

Is there a time for tying ribbons? 

Há um momento para amarrar as fitas?

A time for Christmas trees? 

Um momento para árvores de Natal?

Is there a time for laying tables? 

Há um tempo para colocar as mesas?

When the night is set to freeze? 

Quando a noite está programada para congelar?

Ao final de Miss Sarajevo, temos uma mensagem de esperança por um futuro melhor. Um tempo em que os sobreviventes poderão amarrar as suas fitas, montar as suas árvores de Natal e colocar mesas para um jantar entre amigos e familiares. Um amanhã em que as pessoas poderão reconstruir as suas vidas e voltar a sonhar! 🙏

“Nunca perca a esperança”

Descubra a história por trás de outro clássico do U2

Agora que você já sabe a história de Miss Sarajevo e todo o contexto que inspirou a sua composição, chegou a hora de ficar por dentro de outro hit do U2. Saiba tudo sobre Sunday Bloody Sunday

História de Sunday Bloody Sunday

Leia mais sobre bandas de rock: